O desenho Show da Luna! é recomendado para as crianças?



Luna Astronauta e Júpiter agora fazem parte da nossa turminha. Cada um desses bonequinhos tem uma história. Os bonecos do Show da Luna! você pode adquirir na Mundo dos Heróis

Hoje vamos falar de um desenho brasileiro que tem feito bastante sucesso dentre os pequenos há alguns anos. Trata-se de O Show da Luna! e claro, por ter um filho de 2 anos e meio, passei a assistir o desenho apenas recentemente e posso dizer que sou fã.

O Show da Luna!  é uma série de animação brasileira. Isso mesmo, um desenho animado de qualidade, muito bem produzido, criado e dirigido por brasileiros. A série é criada e dirigida por Célia Catunda e Kiko Mistrorigo e produzida por Ricardo Rozzino e mostra as aventuras de uma menina de 6 anos chamada Luna e que é totalmente apaixonada por ciências.

No desenho, a pequena Luna e seu irmãozinho Júpiter usam a imaginação, a leitura e experimentos para responder a diferentes questionamentos científicos que são propostos no começo de cada episódio. O furão Cláudio, mascote da dupla, também participa. E o furão até fala, quando os irmãos estão usando a imaginação para entender o conceito científico proposto. Eu adorei essa fusão entre imaginação e ciências.

O que as crianças praticam é algo muito próximo do Gedankenexperimentou “experimento mental” e apenas mentes muito criativas e inventivas podem fazer isso. Essa prática pode ser desenvolvida por todos e deveria ser incentivada em todas as crianças. Muitas das aventuras da dupla ocorrem ao ar livre, onde eles exploram o quintal.  Eu amo atividades ao ar livre, elas fazem um enorme bem para os pequenos e acho ótimo ver um desenho incentivando esse tipo de atividade.

Saiba mais sobre o desenho na respectiva página da Wikipedia. Eu diria que é um desenho para crianças em idade pré-escolar, então é claro que os conceitos precisam ser bem simplificados. Mas de um modo geral, o desenho faz isso muito bem. A seguir, vou destacar alguns episódios do programa que falam de conceitos relacionados com Meteorologia.

Meteorologia em “O Show da Luna!”

Conforme assisti a série, percebi que alguns episódios são bem meteorológicos, ou seja, exploram em especial os conceitos de Meteorologia. Destaco os episódios “Como a Água Vira Chuva?“, que dá uma explicação muito boa sobre o ciclo hidrológico. Outro episódio bem meteorológico é o do arco-íris (“O Arco-Íris“), outro sobre tempestades ( “Um Trovão, Dois Trovões, Três!“), outro sobre neve (“Bem vinda neve“) e outro sobre balões (“subindo!“), que indiretamente também é sobre meteorologia.

Gostei de muito desses episódios sobre Meteorologia, porém a série também conta com episódios sobre Biologia, Paleontologia (meu filho adora dinossauros, tem um episódio dedicado apenas a esse assunto) e Astronomia. São todos episódios muito bons, até os adultos aprendem coisas novas. Na minha opinião, os criadores da animação conseguiram capturar super bem o olhar da criança diante de uma curiosidade e incentiva o pensamento científico.

Concluindo

Como qualquer série ou programa que apresente um conteúdo de ciências para crianças pequenas, é claro que é necessário fazer uma enorme simplificação de conceitos. Teve um episódio que me lembro e que me preocupou um pouco (“O Amarelo que Ficou Verde“), porque os personagens olhavam diretamente para o disco solar (eles usavam óculos escuros, se não me engano) e isso não é recomendável. Eu diria que essa foi a única bola fora mais séria que notei no desenho (pelo menos que eu me lembre agora). É até por isso que os pais precisam assistir os desenhos e os programas de um modo geral com os filhos, para que haja essa discussão sobre o conteúdo da atração.

Além do desenho estimular que as crianças sejam curiosas e se interessem por ciências, é um desenho que estimula as atividades ao ar livre. Estimula também a amizade e que irmãos de idades diferentes brinquem e interajam, acredito que esses são também valores muito importantes transmitidos pelo desenho.

Sendo assim, recomendo muito esse desenho! Assistam com seus filhos, aprendam também. Outro dia eu conversava com um colega que tem uma filhinha mais ou menos da idade do meu filho. A menina adora o desenho e ensinou ao pai que uma bananeira vira outra bananeira (Nem Tudo Nasce da Semente).  O meu colega me contou maravilhado, porque ele nunca tinha parado para pensar sobre como uma bananeira nasce. Ou seja, o desenho tem isso de maravilhar pais e filhos. Além disso é um material bem produzido.

Recomendadíssimo.

Presentes do Show da Luna: onde comprar?

Criança sempre pede presentes de Natal ligados ao seu herói ou desenho favorito. E a Mundo dos Heróis facilita a vida dos pais, uma vez que classifica os presentes de acordo com o herói/princesa/personagem favorito de seu filho!  Basta clicar e escolher o presente.

A Mundo dos Heróis nos mandou dois bonecos lindos e colecionáveis de O Show da Luna!. A primeira coisa que preciso destacar é o primor e o cuidado na embalagem dos produtos, que eu já tinha comentado com vocês quando mostrei minha carteira linda da Mulher Maravilha.

Eles vem embalados com cuidado e bem protegidos. Show, Mundo dos Heróis!
Obrigada, Mundo dos Heróis!

Uma boa embalagem diz muito sobre a loja, pois mostra um enorme cuidado com o consumidor. Agora vou mostrar os bonecos com mais detalhes:

A Mundo dos Heróis realmente capricha na escolha dos produtos da loja.

Lindos, né? Pela imagem que abre a postagem, vocês já perceberam que eles vão morar com boas companhias. No entanto, quando meu filho quiser brincar com eles, claro que vou permitir! O objetivo aqui é que ele sonhe com os personagens!

Pretendo assim que possível organizar o quarto do meu filho (que ainda está com um pouco de cara de quarto de bebê), colocando alguma estante e certamente eles vão mudar pra lá.

Estamos apaixonados pelos bonequinhos! São uma ótima dica de presente para seus filhos, sobrinhos, afilhados, etc, enfim, qualquer criança que adora o desenho vai gostar de ter seus personagens em casa. Os bonecos são bem bonitos e estão com preços ótimos.

Se você ainda não sabe onde comprar presentes de Natal para as crianças, corre lá na Mundo dos Heróis. Eles também tem dicas para quem goste de coisas nerd/geek ligadas principalmente aos quadrinhos. Tem muita coisa linda da Mulher Maravilha, conforme contei para vocês no post em que mostro minha carteira maravilhosa. Corre lá!

E obrigada pelos mimos, Mundo dos Heróis.

Onde encontrar uma fantasia de Luna, de Show da Luna?

Crianças adoram brincar de faz de conta e isso faz um bem danado, pois estimula a imaginação. Se sua filha gosta da personagem principal do desenho e quer se vestir de Luna, confira essa fantasia infantil da Luna que você encontra na Mundo dos Heróis.

Olha que fofura essa fantasia infantil da Luna que a gente encontra lá na Mundo dos Heróis.

 

Uma coisa que eu admiro muito em Show da Luna! e que eu não havia mencionado anteriormente no texto é que o desenho estimula as meninas a gostarem de atividades ao ar livre e ciências. Claro que estimula as crianças de um modo geral, independentemente do gênero, mas as meninas sem dúvida se reconhecem na personagem principal e acaba ocorrendo uma identificação.

Tem Carnaval, Halloween e festinhas temáticas e as meninas não precisam ficar sempre vestindo as mesmas fantasias de princesa. Há várias outras opções e porque não se vestir de Luna?