Onde obter dados climatológicos de localidades brasileiras?



Photo by Aleksi Tappura on Unsplash

Muitos dos meus leitores são alunos de Geografia ou Meteorologia e precisam obter dados climatológicos para algum trabalho acadêmico. Nem sempre é fácil encontrar esses dados e toda a vez que eu descubro alguma nova fonte de dados eu venho contar para vocês. E essa necessidade por dados não necessariamente precisa ter a ver com cursos universitários. Sei de alunos de Ensino Médio que fazem ótimos trabalhos escolares e sei também de pessoas que gostam muito do assunto como hobby.

Na dica de hoje, vou falar de uma fonte muito boa de dados climatológicos. Dados climatológicos estão relacionados com médias de variáveis meteorológicas correspondentes a um período longo. Quando a gente fala de climatológico, está falando de clima. E se você é novo no assunto Meteorologia e ainda não sabe a diferença entre tempo e clima, veja esse post.

A fonte de dados que quero apresentar hoje é um Banco de Dados Climatológicos da FAB (Força Aérea Brasileira). O site fornece informações de estações meteorológicas e climatológicas localizadas no Brasil inteiro. São apresentadas médias mensais e anuais de diversas variáveis climatológicas e também os totais de precipitação mensal de diversas localidades, bastando selecionar no mapa que é logo apresentado na entrada do site:

Quando coloco o mouse sobre São Paulo, vejo as localidades com dados disponíveis. O site é muito simples de navegar, percebi isso conforme fui fazendo os testes para contar para vocês. Eu selecionei a cidade de Santos-SP.

Na lista “Selecione a Estação” eu selecionei Santos e na lista “Selecione o Critério” eu selecionei superfície (é possível que algumas localidades tenham disponíveis dados de altitude também).

Após essa seleção e após clicar em Pesquisar, todos os dados disponíveis aparecem em uma lista, conforme o print abaixo:

Em seguida, você deve escolher o intervalo dos dados que você tem interesse. A estação de Santos-SP tem dados desde 1951:

Em seguida, você pode escolher entre um Gráfico ou um Relatório com os dados no período selecionado:

Quando você escolhe Relatório, aparece uma tabela com os dados, que podem ser baixados e então você pode analisá-los e fazer os gráficos da maneira que quiser e utilizando o aplicativo que quiser em seu computador.

Se escolher a opção Gráfico, temos as informações solicitadas apresentadas em um gráfico. Como eu escolhi um longo período (médias mensais de temperatura de 1951 até 2017), o gráfico não ficou muito bom:

Depois em escolhi apenas o ano de 2016 e o gráfico com as informações de temperaturas mensais para Santos-SP desse ano ficou bem legal:

Recomendo o site, achei bem fácil de navegar e certamente vai satisfazer curiosidades ou auxiliar em muito em trabalhos escolares e acadêmicos. Professoras e professores que visitam meu blog tem aí uma ótima fonte para o preparo de aulas e elaboração de atividades.