Quais são meus bancos de imagens gratuitos favoritos?



Photo by Dan Gold on Unsplash

Para ilustrar posts didaticamente ou somente para deixá-los mais agradáveis e mais harmoniosos dentro do conceito do blog, uso imagens muito bonitas de alguns bancos de imagens gratuitos.

A Meteorologia é uma área muito visual, que encanta as pessoas de um modo geral. Mesmo quem não é profissional da área gosta de ver lindas fotografias de nuvens e frequentemente imagens de nuvens e outros fenômenos meteorológicos são utilizadas para ilustrar meus posts. Algumas imagens são feitas por mim ou familiares, mas na maioria das vezes eu busco imagens de nuvens em bancos de dados de imagens, pois eles contem imagens de alta qualidade e muito bonitas.

Bancos de imagens gratuitos são muito bons para quem escreve em blogs. A primeira vantagem é bastante óbvia, você não precisa pagar nada. Normalmente pedem para você colocar a fonte da imagem e o que eu faço é normalmente colocar um link para a imagem dentro do site. Dessa maneira você prestigia quem fez aquela imagem e é uma forma de cortesia e agradecimento ao site.

Não é honesto utilizar imagens e informações em geral sem informar suas respectivas fontes. Eu acredito que ter isso em mente é essencial para qualquer produtor de conteúdo que deseja manter a qualidade e a confiabilidade de seu conteúdo.

Ainda hoje tem gente que faz plágio por ingenuidade/ignorância ou por maldade. E o plágio de imagens é algo que acontece bastante. Para evitar qualquer problema com direitos autorais, meu conselho é simples: procure usar imagens de bancos de imagens gratuitos. E nesse post vou falar para vocês sobre alguns dos que uso:

  • Unsplash: conheci esse site recentemente, através da minha amiga Jaqueline. Muitas imagens lindas e o que eles pedem é que apenas você faça a atribuição, algo que é bastante simples. A imagem que abre esse post veio do Unsplash.
  • Pixabay: esse site também é ótimo, possui imagens de alta qualidade e muito bonitas.
  • Free Digital Photos: já usei várias imagens desse site, embora as imagens gratuitas estejam em uma resolução não muito boa. Apesar desse inconveniente, esse banco de imagens tem muitas opções e vez ou outra faço buscas por lá.

As imagens que utilizo são normalmente desses 3 lugares, porém o site Marketing de Conteúdo fez uma lista mostrando 103 opções de bancos de imagens gratuitos. Eu fiz essa cara 👉😲, pois fiquei impressionada, não imaginava que haviam tantas possibilidades. Porém eu ainda não testei todos os links que eles apresentaram no post em questão, mas já até deixei o link salvo para consultas futuras.