Consultando informações climatológicas de São Paulo-SP – Estação Meteorológica do IAG-USP



Photo by Davidson Luna on Unsplash

Hoje vou falar para vocês sobre o material que podemos consultar no site da Estação Meteorológica do IAG-USP. O site possui bastante informação e eu vou falar um pouco a respeito do que podemos consultar por lá.

Lembrando que as informações climatológicas apresentadas no site da Estação Meteorológica do IAG-USP são referentes a dados observados somente nesse local (a Estação Meteorológica do IAG-USP está localizada no Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, em São Paulo-SP).

Boletins climatológicos anuais, trimestrais e mensais

Eles podem ser consultados aqui.

Vou primeiro chamar a atenção para os boletins anuais, disponíveis desde 1997. Os boletins anuais contam com um resumo sobre aquele determinado ano. Levando em conta o Boletim Climatológico Anual de 2016 como exemplo (o último a ser publicado). O resumo discute as médias mensais das variáveis meteorológicas observadas ao longo daquele ano e as compara com os valores do ano anterior, com as normais climatológicas e com média climatológica. A Figura 1 mostra o gráfico de precipitação mensal, como exemplo de uma dessas discussões que são feitas ao longo do boletim. Claro, além dos gráficos o boletim conta com textos discutindo esses gráficos.

Figura 1 – Precipitação mensal acumulada nos anos de 2015 e 2016, além das normais e da média climatológica. Cortesia de Estação Meteorológica do IAG-USP

Algo que já chama bastante atenção na Figura 1 são os meses de Fevereiro, Março, Maio, Junho, Agosto e Novembro de 2016 ficaram acima da média climatológica. E aqui chamo a atenção para uma atividade que pode ser desenvolvida com os alunos. Podemos procurar notícias jornalísticas falando desses meses chuvosos (e analogamente, falando também dos meses secos). Acredito que essa é uma maneira de falar da importância das observações de precipitação como ferramenta para o gerenciamento dos recursos hídricos.

Eu destaquei apenas a chuva (que talvez seja a informação mais solicitada), mas ao longo do Boletim Climatológico Anual de 2016 é possível notar que são discutidas outras variáveis meteorológicas além da chuva como umidade relativa, temperatura, vento, etc. Também são destacadas a ocorrência de vários fenômenos meteorológicos, sempre comparando com as normais climatológicas e médias climatológicas para comparação.

Além dos boletins climatológicos anuais, o site conta com boletins trimestrais destacando os trimestres climatológicos do ano: DJF, MAM, JJA e SON. Há também os boletins mensais, com os destaques principais de cada mês em apenas duas páginas. Todas essas informações também podem ser consultadas aqui.

É relevante destacar que essas informações são de caráter médio. Ou seja, aqui estamos falando de uma descrição quantitativa do clima da cidade de São Paulo-SP. Essas informações são obtidas através de observações horárias feitas na Estação Meteorológica do IAG-USP, que depois são avaliadas e processadas, com médias e extremos sendo calculados.

Dados brutos para fins acadêmicos

Uma das possibilidades oferecidas no site da Estação Meteorológica do IAG-USP é a obtenção de dados brutos para fins acadêmicos (pesquisas acadêmicas em geral, trabalho de conclusão de curso, projetos de disciplinas, iniciação científica, mestrado, doutorado, pós doutorado, etc). Para obter esses dados, basta seguir as orientações contidas nesse link.

Lembrando que eles fornecem dados da Estação Meteorológica do IAG-USP, ou seja, apenas desse ponto em específico.

Instrumentos Meteorológicos

Conheça os instrumentos meteorológicos utilizados na Estação Meteorológica do IAG-USP nesse link.

Os slides abaixo apresenta algumas informações sobre Instrumentos Meteorológicos mais comuns, além de tratar de assuntos de Meteorologia Básica:

Perguntas e respostas sobre meteorologia, descrição do clima da cidade de São Paulo-SP e informações sobre classificação de nuvens

A seção didática do site da Estação Meteorológica do IAG-USP também é muito boa. Ela contém uma parte com perguntas e respostas sobre Meteorologia, outra parte com gráficos que descrevem as estações do ano na cidade de São Paulo-SP (onde há recordes observados na Estação também) e também conta com uma seção onde os principais tipos de nuvens são explicados.

A propósito, essa seção sobre classificação de nuvens é a minha favorita. Muita gente quer aprender sobre os nomes das nuvens e esse é um dos assuntos mais procurados aqui no Meteorópole (fiz uma lista de links sobre o assunto). É sem sombra de dúvidas um dos assuntos que me fizeram apaixonar por Meteorologia é e o assunto que mais exploro aqui no blog.

Museu de Meteorologia

A Estação Meteorológica do IAG-USP está vinculada a um pequeno Museu de Meteorologia, que conta um pouco da história das primeiras observações meteorológicas em São Paulo-SP. Para saber mais sobre o museu, clique aqui.

É possível inclusive visitar a Estação Meteorológica e o Museu de Meteorologia. A visita é mais voltada para grupos de estudantes e escoteiros, mas você pode montar um grupo de amigos e familiares e visitar. Se você é professor e está discutindo nas reuniões de sua escola sobre locais para atividades externas que tenham relação com o conteúdo apresentado em aula, a Estação Meteorológica do IAG-USP pode ser uma excelente ideia para ser apresentada. Veja aqui como agendar a visita.

A apresentação abaixo ajuda vocês a entenderem um pouco do que é encontrado no Museu de Meteorologia, com destaque para a história da Comissão Geographica e Geológica.

Conclusão

Minha ideia nesse post foi mostrar para vocês um pouco dos recursos contidos no site da Estação Meteorológica do IAG-USP.Eu pretendo fazer posts semelhantes descrevendo o conteúdo de outros sites que visito com frequência e que como esse possuem conteúdo de qualidade que podem auxiliar professores no preparo de aulas, alunos em pesquisas, cientistas amadores, curiosos, pesquisadores, etc. Enfim, podem ajudar qualquer pessoa que tenha sede pelo conhecimento.