Dicas de ferramentas online bacanas para quem tem blog



Cortesia de Pixabay

No post de hoje vou dar algumas dicas gratuitas para quem tem blog e quer deixar seu trabalho mais bonito, com belas ilustrações e muito mais atrativo.

Antes de começar com as dicas, vou falar uma coisa que sempre falo ao encorajar pessoas que querem começa a escrever: seja honesto com você mesmo. É uma observação bastante clichê, mas muito importante e até ‘profunda’. Quando falo em honestidade, falo para você ser você mesmo, não tente copiar o estilo dos outros. Claro que inspirações sempre são bem-vindas, mas há pessoas que em busca de uma identidade acabam copiando totalmente o estilo alheio. Não faça isso. E quando falo em honestidade, também falo de fontes. Sempre mencione suas fontes e sempre coloque os merecidos links para essas fontes. Isso vai dar credibilidade  ao seu conteúdo, além de ser o ético a se fazer.

Agora posso falar de algumas ferramentas que me ajudam na produção de conteúdo. Eu vou falar de ferramentas que uso com bastante frequência, vamos lá:

  •  Canva: quando recebi o e-mail da Karla, representante do Canva, me indicando a ferramenta, eu fiquei um pouco desconfiada. Eu disse que iria olhar para ver do que se trata e eu gostei bastante. A ferramenta é parcialmente gratuita, pois tem alguns recursos que são pagos. E eu digo para vocês que mesmo a versão gratuita é ótima. Você consegue fazer banners, capa para Facebook, imagem para Instagram, etc. São diversas possibilidades para você alavancar a divulgação do seu blog. Confira tambem o texto da WeLoveBlogs sobre o Canva. Gostei bastante!
  • Bancos de imagens gratuitos: muitas vezes a gente quer ilustrar um post com uma linda imagem porém não encontra imagens gratuitas. Há muitos bancos de imagens pagas, mas quem é produtor de conteúdo pequeno talvez não possa pagar por essas imagens. Os bancos de imagens gratuitos são uma solução. É evidente que você tem que prestar atenção e ver como creditar aquela imagem, de acordo com as instruções de cada um dos bancos de imagens. Ser grátis não significa que a necessidade de dar os créditos é eliminada!
  • Leia minha série de posts sobre produção de conteúdo: São poucos textos, mas acho que podem ajudar quem está começando.
  • Online LaTex equation editor:  se você como eu vez ou outra precisa colocar uma fórmula em seu blog e não tem o plug-in necessário instalado (ou não conseguiu se entender com ele), eu recomendo esse serviço. Você escreve a fórmula da mesma maneira do que no LaTex (ou no Microsoft Equation) e ela sai bonitinha.
  • Emojis: se você se rendeu ao uso do emoji e quer usá-los (moderadamente, por favor 😉😅😄🧐🤭) em seu blog, esse site conta com vários emojis. Basta copiar e colar, de acordo com as orientações do site.
  •  Curso de WordPress básico e gratuito da Mirago: Se você quer aprender WordPress, nem que seja apenas o básico para começar, eu recomendo esse curso. Estou fazendo e gostando bastante.
  • Encontre gifs animados: sabe aqueles gifs animados que fazem tanto sucesso por aí? Então, eles estão listados no GIPHY e você pode encontrar para ilustrar seu post.
  • Google Fonts: várias fontes diferentes para dar aquela variada no visual do seu blog.
  • ThingLink: dá para fazer infográficos bonitos e clicáveis . Tem uma boa quantidade de opções na versão gratuita, porém não encontrei muito conteúdo para o meu caso, ou seja, levando em consideração os temas que abordo aqui no blog. Usei pouco por essa razão, mas eu gostei do serviço.
  • Slideshare: esse é um serviço que utilizo bastante e como muitos professores visitam o meu blog, eu acredito que pode ser útil para esse público. Você pode compartilhar suas apresentações (em Microsoft Power Point ou mesmo em .pdf) com seus alunos de maneira bem organizada. Em seguida, é possível incorporar as apresentações no seu blog, de modo que o aluno vai simplesmente clicar nas setas para avançar ou voltar na sequência de slides.
  • Textos do WeLoveBlogs, principalmente se você trabalha com WordPress

Se você tem alguma dica de serviço de produção de conteúdo que eu não mencionei nesse post, fique a vontade para recomendar. As dicas que postei aqui são de serviços que já usei ou pelo menos testei. As dicas que posto por aqui são para iniciantes, para quem gosta de escrever e vê nos blogs uma possibilidade de compartilhar com o mundo seus pensamentos e conhecimentos mas que não tem muita familiaridade com a plataforma. Sim, apesar de existirem blogs há algum tempo, encontro pessoas que não tem ideia por onde começar. O objetivo aqui é realmente ajudar!

Espero que gostem e deixem novas dicas nos comentários.