O que é esse tal Dia da Marmota?



Photo by Abigail Lynn on Unsplash

Eu falei sobre o Dia da Marmota nesse post de 2012, mas hoje vou falar novamente porque hoje é o Dia da Marmota (02 de fevereiro). Como preciso atualizar algumas coisas no texto, vou aproveitar para tratar do assunto novamente.

Mas afinal, o que é o Dia da Marmota (Groundhog Day)?

O Dia da Marmota é comemorado no dia 02 de fevereiro nos Estados Unidos e no Canadá. Segundo a tradição, nesse dia as pessoas devem observar a toca de um animal muito simpático chamado marmota. Se o animal sair da toca, significa que o inverno do Hemisfério Norte terminará mais cedo. Se o animal continuar entocado, prepare-se para mais seis semanas de inverno.

Aqui claro, a gente precisa entender o que significa esse “fim do inverno”. Astronomicamente, o fim do inverno ocorre com o Equinócio de Primavera. Quando falamos em “fim do inverno” no parágrafo anterior, estamos falando em temperaturas ficando gradualmente mais amenas: no caso das zonas temperadas, isso significa menos nevascas, a neve velha nos campos começa a derreter, temperaturas gradualmente vão subindo, etc.

A tradição do Dia da Marmota foi levada aos EUA por imigrantes alemães. Os fazendeiros observavam os hábitos deste roedor para tomar decisões sobre a semeadura de seus campos. Na localidade de Puxsutawney, no estado da Pensilvânia  uma grande festa é organizada anualmente, todo dia 02 de fevereiro, aguardando a saída ou não da marmota. A marmota ‘oficial’ da festa tem até um nome, Phil.


Phil, a marmota com status de celebridade. Fonte: Los Angeles Times
A verdade é que a marmota não está acertando muito. Segundo estatísticas, a marmota só acertou a previsão em 39% das vezes (a festa ocorre desde 1841) . Além disso, depende da parte do país. Como o Brasil, os EUA tem um território muito grande, com climas diversos. Sendo assim, considerando essa porcentagem relativamente baixa, não podemos dizer que a marmota não a habilidade de prever o tempo. É apenas um curioso folclore, que ficou famoso  no Brasil com o filme Feitiço do tempo (o nome original é Groundhog Day, ou seja, Dia da Marmota).

A atriz Andie MacDowell, que participou do filme Feitiço do tempo, segura uma marmota nas comemorações do dia da Marmota em 2008. Fonte: Wikimedia Commons
E esse folclore movimenta e une a cidade, atrai visitantes e estimula o turismo. Ou seja, claro que há total espaço para isso. Fora que é um bichinho muito do simpático!

E o que a marmota disse  para 2018? Pois bem, ela previu mais 6 semanas de inverno. Mas tudo bem, o Phil não acerta muito.

Origem Pagã

Chandeleur é comemorado também no dia 02 de fevereiro. É uma festa pagã de origem greco-romana e há um ditado em francês que diz:

À la Chandeleur, l’hiver se meurt ou prend vigueur.” – Na Chandeleur, o inverno morre ou se torna vigoroso.

Acredito que o Groundhog Day também deve ter alguma origem pagã. Para os cristãos de tradição católica, o dia 02 de fevereiro corresponde a apresentação de Jesus Cristo no templo. Como mencionei no post sobre o Natal, foi comum essa apropriação de feriados pagãos por parte do Cristianismo.