Dica de livro – Meteorologia: Noções Básicas



Uma das coisas que os estudantes de Meteorologia falantes de português certamente mais sentem falta é de bibliografia em nosso idioma. Há uma vasta bibliografia em inglês, mas nem todos os estudantes tem o domínio total desse idioma. Por isso sempre recomendo para todos que estudem inglês e se aperfeiçoem nesse idioma.

Recentemente um livro em português foi lançado que certamente deveria ser presença obrigatória na biblioteca pessoal de todos os apaixonados por Meteorologia. Trata-se de Meteorologia: noções básicas. Os autores do livro são excelentes, todos especialistas na área: Prof. Dr. Rita Yuri Ynoue (professora do Departamento de Ciências Atmosféricas do IAG-USP), Prof. Dr. Michelle S. Reboita (professora do Instituto de Recursos Naturais (IRN) da Universidade Federal de Itajubá (Unifei)), Prof. Dr. Tércio Ambrizzi (professor do Departamento de Ciências Atmosféricas do IAG-USP) e Prof. Dr. Gyrlene A. M. da Silva (professora do Instituto do Mar, da UNIFESP).

De acordo com as informações fornecidas pela Oficina de Textos:

O tempo e o clima afetam atividades econômicas e nosso cotidiano, sendo as mais óbvias agricultura, recursos hídricos, vestuário, saúde e meio ambiente. Ao mesmo tempo sofre influência direta da ação antrópica, com inquietação internacional para as mudanças climáticas.

Nas últimas décadas, a aquisição de dados meteorológicos e os modelos de previsão do tempo experimentaram um extraordinário aperfeiçoamento, ganhando credibilidade e interesse, inclusive da população.

Hoje, o jornal em qualquer mídia apresenta e explica a dinâmica meteorológica. Embora façam parte de um sistema complexo, os fenômenos meteorológicos são apresentados nesta obra de forma simples e didática, desde os conceitos básicos de composição e estrutura da atmosfera até a previsão do tempo e do clima e as mudanças climáticas.

Ao longo de seus 13 capítulos, Meteorologia aborda temas como radiação solar, temperatura, umidade do ar, estabilidade e pressão atmosférica, ventos, observação da atmosfera, padrão global dos ventos, modelos conceituais, poluição atmosférica e classificação climática, tudo numa linguagem direta e clara, amplamente ilustrado e com exemplos específicos de tempo e clima no Brasil. A Obra se destina ao público amplo cuja área de estudos é influenciada pela Meteorologia, sem que esta seja sua especialidade: biólogos, geógrafos, ecólogos, agrônomos, geólogos, engenheiros e muitos outros.

Para adquirir o livro, clique aqui.

Este é um post publicitário. Cada compra efetuada a partir de um link do Meteorópole gera uma comissão que ajuda a manter o blog. Por isso, enriqueça sua biblioteca meteorológica e também nos ajude!