
Printables são atividades que você pode imprimir. Podem ser desenhos para colorir ou passatempos e/ou atividades educativas. Há até printables para adultos (mandalas para colorir, modelos de planner, etc).
Recentemente encontrei alguns sites que testei e aprovei, com printables indicados para várias idades. Lembrando que meu filho tem 3 anos, então eu sempre procuro coisas para essa faixa etária, mas vocês vão notar que alguns sites possuem atividades para crianças um pouco mais velhas também.
Vocês vão notar que a maioria dos sites que vou indicar são em inglês, mas muitas das atividades que eles disponibilizam não necessitam do conhecimento nesse idioma (desenhos para colorir, labirintos, etc).
1) KrazyDad. Virei admiradora desse cara! Há dezenas de labirintos para imprimir, para todas as idades. Escolhi a faixa etária do meu filho e imprimi o primeiro arquivo .pdf. Notei que apenas esse arquivo contava com 20 labirintos! Ou seja, tem diversão por muito tempo. Além dos labirintos, o KrazyDad tem printables de sudoku, kakuro, batalha naval, etc. As coisas que eles disponibiliza são de excelente qualidade e eu acho que ele merece ser recompensado: há a possibilidade de fazer doações via Paypal. Recomendadíssimo!
2) Dinosaur Coloring Se sua criança também for fã de dinossauros, esse site é muito indicado. Há vários desenhos de dinossauros em alta resolução para serem coloridos. São desenhos realmente feitos para serem coloridos, então eles são ótimos e estão em formato .pdf. Para cada dinossauro, há informações sobre onde viveu, o que comia, seu tamanho, etc. Também recomendo!

3) Free Worksheets and Printables for kids. Esse site possui muitas atividades educativas para crianças em idade escolar e se seu filho está aprendendo inglês, esse site possui muitos recursos e atividades de alfabetização nesse idioma. Há também atividades que podem ser utilizadas para ajudar no desenvolvimento da coordenação motora (ligar traços, por exemplo).
4) Printable Activities. Sabe aquele bom e velho “ligue os pontos” para formar uma figura? Então, esse site conta com esse tipo de atividade. O site também conta com atividades de percepção visual (aquelas de encontrar itens “escondidos” no meio da paisagem, por exemplo) e mais labirintos. Se a sua criança estiver aprendendo inglês, o site conta também com cruzadinhas bem simples, para preencher com palavras de vocabulário de iniciante em inglês. Ótima maneira para consolidar conceitos.
5) Como fazer origami? Não é um site de printables (embora você possa imprimir o passo a passo se quiser), mas é um site que conta com passo a passo para diversos modelos de origami. Como contei no Instagram, estamos numa febre de origami lá em casa depois que comprei um livro de origami de dinossauros (no caso, é esse livro). Comprei na DAISO um pacote de 180 folhas de 15cm x 15cm para origami por R$7,99 e estamos nos divertindo bastante! O papel de dobradura (origami) é normalmente muito barato, há modelos mais caros para fins mais sofisticados e para caso você já saiba bastante de origami, mas se você for em qualquer papelaria encontra com facilidade esse papel mais barato ideal para quem está começando (como é meu caso). Algumas folhas são bem grandes e será necessário cortá-las com exatidão para que fiquem do tamanho adequado para o modelo de origami. Em geral, pelo o que observei de minha pequena experiência, folhas 15cm x 15 cm são ideais para a maioria dos origamis mais fáceis.
Causando polêmica
Lembrando que sou contra o homeschooling da maneira que vem sendo discutida mais fortemente na sociedade brasileira nos últimos anos (ou seja, como substituição do ensino na escola) e claro, há casos específicos em que esse homeschooling pode ser uma alternativa. Eu discuti esse assunto nesse post.
No entanto, sou muito a favor do trabalho conjunto entre pais e professores. Inclusive acho que devemos tomar a lição (como diziam nos meus tempos de infância) com nossos filhos, sobrinhos e outras crianças que cuidamos. E eu tenho certeza que os pais e responsáveis podem e devem aprender com as professoras e educadoras, conversando com elas, frequentando as reuniões e observando as atividades e assuntos que elas estão abordando.
Acredito também que gente pode reforçar conceitos aprendidos na escola e até transmitir mensagens de nossa cultura familiar (religião, tradições, etc) através de atividades extras. Além, claro, de proporcionar diversão e educação para aqueles dias em que não é possível fazer uma atividade ao ar livre ou um passeio.
Além disso, atividades em casa como as que indiquei acima são ótimas para que possamos passar um tempo de qualidade com nossos filhos. Uma vez vi a querida Jemima Marguerat falou sobre a importância de passar momentos de qualidade com os filhos (e ela dá um exemplo customizando um porta-retrato com a filha) e eu fiquei pensando sobre isso. São momentos dos quais seus filhos vão se lembrar para sempre! Ou seja, atividades divertidas vão virar lindas memórias!
Recomendo também:
Comente