Há uns 5 anos falei daquele mapa “Portugal não é um país pequeno”, que era parte da campanha Salazarista em Portugal. O mapa não contava uma mentira, mas contava a verdade de uma maneira muito peculiar e parcial, para induzir quem pudesse examinar o mapa. A ideia era mostrar que a área do território português não era pequena, uma vez que na época o país ainda contava com colônias na África e na Ásia.
Regimes totalitaristas utilizam muita propaganda para “educar” os habitantes do país, de modo que todos acreditem que aquela nação é a “escolhida”, é “especial” ou é “a melhor do mundo”. Essa propaganda é até colocada na escola como matéria para ensino e transmitida através dos meios de comunicação para a população em geral. O atual regime norte-coreano utiliza muitas dessas mentiras e chegaram a propagandear para a população que os norte-coreanos inventaram o hambúrguer e que desenvolveram a cura de várias doenças.
Recentemente vi um tweet do Xavi Ruiz que trata de mais um exemplo dessas mentiras de governos totalitaristas. No caso, estamos falando de passado, estamos falando do regime Nazista e de um mapa de propaganda desse regime que afirmava que várias das grandes civilizações são originárias da Alemanha:
Baffling Nazi school map, claiming all major civilizations originate from Germany.
Via @onlmaps pic.twitter.com/UBuuC0anSw
— Xavi Ruiz 🎗 (@xruiztru) August 7, 2018
Vou reproduzir o mapa do tweet para que vocês possam ver em detalhes:
Esse mapa veio da publicação Werden und Wachsen: Ein Geschichtsatlas auf Völkischer Grundlage (Transformar-se e Crescer: Um atlas histórico com base demográfica – Braunschweig, 1938) e que tenta demonstrar como todas as civilizações originaram-se a partir de civilizações nórdicas antigas: os gregos e os romanos (claro), os vikings, os bretões, os francos, os eslavos, povos latinos em geral, etc. Mas claro, além desses importantes grupos europeus, claro que culturas antigas muito desenvolvidas tecnologicamente como os egípcios, persas, sumérios, indianos e até os chineses também são originários da Alemanha, de acordo com essa bizarra mentira nazista. De acordo com o mapa (que foi compartilhado por esse usuário do Reddit), todas as habilidades da humanidade vieram de Schleswig-Holstein em algum momento do passado remoto.
As setas sólidas indicam a expansão dos povos nórdicos originais e as setas tracejadas representam a “segunda geração de nórdicos”. Aqui a gente já vê um objetivo em classificar as pessoas em mais ou menos importantes (primeira ou segunda classe) e também um objetivo em justificar a aliança entre japoneses e alemães na Segunda Guerra. As bolhas amarelas no mapa representam “os povos nórdicos mais antigos ou primordiais”: os egípcios e os sumérios. Enquanto escrevo esses absurdos – que até podemos chamar de fake news do regime nazista, usando uma terminologia atual – eu não posso acreditar nos absurdos que são propagandeados para reforçar um regime totalitário. Inclusive esse excelente material escolar da BBC é reforçado que a propaganda era uma importante arma de controle no regime nazista e provavelmente seja a principal característica de regimes totalitários em geral.
Esse tipo de mapa fazia parte de uma agenda política perversa, que visava inculcar na cabeça das pessoas que o povo alemão era mais forte e mais esperto. Chegaram ao ponto de tentar tomar crédito das conquistas do Egito Antigo e da Suméria para tentar aumentar essa percepção bizarra.
O autor do mapa é Bernhard Kumsteller, que tinha um doutorado e era membro de associações de professores. Ou seja, uma pessoa com um certo grau de conhecimento da qual você jamais esperaria tamanho disparate, porém em nome de um regime ou de uma crença em geral, as pessoas parecem ser capazes de qualquer coisa, até de desenvolver dissonância cognitiva se for o caso. Outra pessoa que ajudou a fazer o mapa foi Otto Reche, que era diretor do Departamento de Antropologia da Universidade de Viena e que também atuou em Leipzig. Fica difícil acreditar que esses dois sujeitos realmente acreditavam nisso, porém certamente eles convenceram muitas pessoas desses “feitos alemães”.
Assustador! E tem quem ainda hoje defenda esse regime horrível ou tente fazer revisionismos históricos sem nenhum fundamento ou endosso por parte comunidade acadêmica, para minimizar o nazismo ou empurrá-lo para este ou aquele lado do espectro político.
Compartilhei esse mapa principalmente com o objetivo de mostrar que fake news podem ser institucionalizadas e utilizadas na propaganda de regimes totalitários e nacionalistas. Um alerta para sempre sermos vigilantes e gratos pela democracia, além de zelar por ela.
E se você gosta de Segunda Guerra Mundial e Ficção Científica, sugiro esse livro do Philip K. Dick, que aborda uma distopia na qual o Eixo teria vencido a Segunda Guerra Mundial. Bem assustador!
bom isso ai pode ter verdade no fundo já que foram achadas mumias loiras no egito varias e varias foram achadas também na china indicando que houve contato entre as duas regiões o fato e que vários povos e tribos do oriente médio não são semitas ou originamente não eram (os judeus eram) os curdos os yazidis o povo do azerbaijão e iraniano que foi submetido a turkificação havia povos indo-europeus na anatolia muito antes da chegada dos turcos
os proprios turcos hoje tem relativo sangue indo-europeu os tucos que chegaram no tempo antigo eram asiaticos que se assimilaram nas populações indo-europeias da região
Senhor…