• Política de Privacidade
  • Sobre Mim
  • Sobre o Projeto
  • Contato
  • Skip to primary navigation
  • Skip to content
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer

Meteorópole

Uma meteorologista além da Meteorologia

  • Início
  • Sobre
    • Sobre o Projeto
    • Sobre Mim
    • Palestras
    • Parceria
    • Anuncie!
  • Experiências
  • Perguntas sobre Meteorologia
    • Envie sua foto meteorológica
    • Faça sua pergunta
  • Contato
  • Show Search
Hide Search
You are here: Home / Blog / Aprendendo Meteorologia com Minecraft

Aprendendo Meteorologia com Minecraft

15/03/2019 By Samantha Leave a Comment

Nuvens construídas com elementos "quadrados" do universo Minecraft

Minecraft é um jogo superpopular e eu falei sobre as possibilidades de atividades envolvendo papercraft e decoração de festas dentro desse universo em um post recente.

No jogo, as condições meteorológicas se modificam em cada um dos biomas. Pode ocorrer precipitação ocasionalmente e até tempestades. Os jogadores que tem cheats podem alterar as condições meteorológicas presentes. Na wiki oficial do jogo, há um artigo apenas sobre as condições meteorológicas em Minecraft e eu achei muito curioso porque há condições bem estabelecidas para a ocorrência dos fenômenos meteorológicos dentro do universo Minecraft. Por exemplo, de acordo com o texto indicado, a chuva ocorre se a temperatura no jogo estiver entre 0,15 e 0,95. Já a neve é presente quando a temperatura está abaixo de 0,15 e/ou o jogador está em uma altitude considerável (no topo de uma montanha).

A chuva e a neve reduzem o nível de luz no jogo, então o jogador acaba sendo prejudicado. A chuva apaga as fogueiras no jogo (exceto fogueiras associadas com netherrack). Há inclusive um artigo dedicado somente à chuva dentro da wiki oficial do jogo. indicando que este fenômeno dentro do universo Minecraft ocasiona outras consequências na dinâmica do jogo.

Há também um artigo dedicado somente à nuvens dentro do universo Minecraft. Será que há uma Samantha toda feita de cubos que escreve essas coisas?

Outra coisa bem definida no jogo é a questão do ciclo diurno (dia e noite). Inclusive entendi que o personagem precisa se abrigar e dormir, para que não fique exposto aos tais Mobs durante a noite. E eu reparei que conforme vai entardecendo no jogo, o céu vai ficando alaranjado, que é exatamente o que acontece em nosso planeta.

Sabendo que esses elementos são importantes dentro do universo do jogo, a pergunta é: será que dá para aprender meteorologia jogando Minecraft?

O Minecraft é um exemplo de uma classe de mundos virtuais chamados MUVES (Multi-User Virtual Environments) e o uso dos MUVES para fins educacionais tem aumentado. O meteorologista Marshall Shepherd faz uma comparação muito boa: o uso dos MUVES nas Geosciências é equiparável ao uso de LEGO em projetos de robótica.

Os meteorologistas realizam boa parte de seus experimentos usando modelos meteorológicos, alterando parâmetros, modificando condições do solo, relevo, algoritmos que descrevem a nebulosidade, etc. Esses parâmetros são alterados a partir de uma hipótese inicial muitas vezes com o objetivo de fazer um teste de sensibilidade: o que acontece se eu apertar esse botão?

Deedee, do desenho "Laboratório de Dexter" prestes a apertar um botão, no momento presente em todos os episódios, onde ela pergunta: " o que acontece se eu apertar esse botão?"


Esses testes de sensibilidade permitem que as interações na atmosfera sejam mais bem compreendidas para que a previsão do tempo e do clima possa ficar cada vez melhor e atender cada vez mais as necessidades crescentes da sociedade.

Um MUVE dentro dessa proposta de ensino não teria o propósito de ser um modelo meteorológico (ou modelo numérico de qualquer área da Geociências). Dentro de um MUVE o criador do ambiente e seus usuários podem interagir com o ambiente e modificá-lo. E essas possibilidades podem ser muito interessantes para simular ambientes. Na University of Georgia, alguns pesquisadores tem se esforçado em pensar em maneiras de usar o Minecraft para ensinar conceitos de Geociências. Como Marshall Shepherd escreveu no texto que me inspirou a escrever esse post, há muita falta de informação quando o assunto é Meteorologia. Muitas pessoas acreditam em fake news, simpatias e todo tipo de superstição relacionada com Meteorologia. E a contradição é que a Meteorologia a área do conhecimento que tem espaço nos telejornais diariamente através da previsão do tempo ou de comentários sobre mudanças climáticas. Ou seja, a desinformação deveria ser mínima. De acordo com Shepherd, alguns dos tópicos de Geociências que poderiam ser abordados em sala de aula usando Minecraft seriam:

  • Tempo e Clima (nuvens, tornados, tempestades, ciclo hidrológico, etc)
  • Sustentabilidade
  • Tipos de terreno e Geologia (erosão, consequências da mineração, etc)
  • Planejamento Urbano

O ambiente Minecraft é chamado de sandbox. Se aparecer aqui algum design de jogos e eu falar alguma coisa errada, por favor, me corrija. Mas um jogo em ambiente sandbox é um tipo de jogo que não tem um objetivo definido, pois o jogador pode fazer muitas coisas, criar seus próprios objetivos e meio que escolher como vai jogar. Observando os videos de Minecraft que meu filho gosta de acompanhar, vendo um pouco a estrutura do jogo (não tenho tempo de jogar) e lendo sobre o jogo, percebi que alguns escolhem se dedicar a construção de casas e ficam muito bons nisso, enquanto outros preferem explorar mais o ambiente. Outros gostam de um bioma específico, outros preferem criar animais, outros preferem mais criar hortas, etc. Tem muita coisa para se fazer dentro do ambiente do jogo.


Uma opinião que não tem a ver com o tema inicial do post: ao observar o que seu filho gosta de fazer no Minecraft, talvez você possa ter ideias do tipo de atividade offline que poderia fazer com ele.

Jerry Shannon, pesquisador da University of Georgia e um de seus alunos, mencionaram para o artigo de Shepherd:


Ao permitir que os alunos apliquem conceitos relacionados a Geociências em seu ambiente de sandbox, o Minecraft oferece um ambiente dinâmico que permite um envolvimento mais profundo dos alunos. Além disso, dada a natureza inerentemente social do jogo, Minecraft promove o trabalho colaborativo e ilustra como a adaptação em Geociências requer pensamento através das ciências sociais e físicas.


Essa possibilidade de interatividade é muito interessante, porque a interatividade pode acontecer entre estudantes de muitos países (uma vez que o jogo está em rede). Sendo assim, discussões globais como a das mudanças climáticas podem se favorecer disso, permitindo um maior engajamento entre os estudantes.

E vários outros professores e pesquisadores estão propondo ideias para o uso do Minecraft, de acordo com Shepherd:

Thomas Mote, que é hidroclimatologista, propôs um módulo para explorar como a interação entre a radiação solar entre as nuvens afetam a taxa de derretimento e o albedo em ambientes glaciais. A arqueóloga Suzanne Pilaar Birch, planeja explorar conceitos de mineração e inundação em trabalhos de campo.

Eu particularmente acho essas ideias fantásticas. Gosto de ver pessoas propondo que aprender Ciências pode ser algo divertido, porque muita gente ainda tem a visão do cientista mal humorado e tem a ideia de que carreiras científicas são para “gênios”. E aqui nem precisamos apenas pensar em seguir uma carreira científica, já que todos, independentemente da área que atuam ou pretendem atuar, precisam aprender a maravilharem-se com o conhecimento e entender que o saber é uma arma, ainda mais num mundo tão povoado de desinformação e fake news sobre diversas áreas do conhecimento.

Livro recomendado

Vou falar de um livro em português que é super recomendado para quem está iniciando seus estudos em Meteorologia. Meteorologia: noções básicas conta com um time de autores excelentes (Rita Yuri Ynoue, Michelle S. Reboita, Tércio Ambrizzi, Gyrlene A. M. da Silva), todos professores de cursos de Meteorologia de diversas regiões do Brasil.

Hoje, o jornal em qualquer mídia apresenta e explica a dinâmica meteorológica. Embora façam parte de um sistema complexo, os fenômenos meteorológicos são apresentados nesta obra de forma simples e didática, desde os conceitos básicos de composição e estrutura da atmosfera até a previsão do tempo e do clima e as mudanças climáticas. {x}

Vale muito a pena comprá-lo! Na obra, há material introdutório sobre ciclones tropicais. Um excelente ponto de partida, sem dúvidas. Comprando o livro a partir do meu link, você ajuda na manutenção do Meteorópole, já que eu recebo uma pequena comissão. É uma maneira de ajudar o blog, pois como disse aqui, é através das propagandas que o site se mantém.

Eu recomendo esse livro com bastante frequência porque ele realmente é muito bom. Eu o recebi na versão digital e na versão física e em várias ocasiões ele me serviu como consulta rápida para elaborar um texto aqui para o blog ou para tirar alguma dúvida sobre meu trabalho. Recomendo sempre. E se preferir, pode comprá-lo na Amazon também pois também recebo comissão.

Ajudando o blog de outras formas

Além de comprar os livros e outros produtos que indico a partir dos links daqui do blog, você pode doar pelo PayPal (qualquer quantia já ajuda no café) e para isso basta clicar no link.

Se você está sem grana sobrando e gosta do meu conteúdo, compartilhe meus links com as pessoas que você conhece e que possam se interessar. Por favor, compartilhe os links de coisas que você gosta (não apenas meu blog). Jamais copie e cole todo o conteúdo.

Compartilhe:

  • Clique para enviar por e-mail a um amigo(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Skype(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Pocket(abre em nova janela)

Filed Under: Blog, Educação, Pedagogia Tagged With: divulgação científica, meteorologia básica, minecraft

Reader Interactions

Comente Cancelar resposta

Primary Sidebar

Minhas redes sociais

  • Twitter
  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn
  • Pinterest

Instagram @samanthaweather

Instagram requires authorization to view a user profile. Use autorized account in widget settings

Publicidade

Gosta do Meteorópole?

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Categorias

Publicidade

Ciência no Kindle

Blogroll

  • Apenas um Trekker
  • Aqui só tem História!
  • Habeas Mentem
  • Mamãe Plugada
  • Matemática Orientada
  • Meteorologia Sinótica (Prof. Rita Ynoue)
  • Momentum Saga
  • Monolito Nimbus
  • Outra Cozinha (Carla Soares)
  • Poeira Cósmica (Aline Ribeiro)
  • Tá em promoção! – Blog
  • Tiozinho Nerd

Banners de Blogs Bacanas (BBB)



Informações Importantes

  • Política de Privacidade
  • Sobre Mim
  • Sobre o Projeto
  • Contato

FAQ

Qual o peso total da atmosfera?
Todo o ar contido na atmosfera da Terra pesa aproximadamente 4,5 bilhões de toneladas.  Equivale…

Clique para ver resposta completa

Footer

Tags

A "Cientista" Grávida - A Série aquecimento global arte calendário do advento chuva classificação de nuvens clima Curiosidades dicas divulgação científica dúvida do leitor ensino eventos feminismo ficção científica filosofia de buteco furacão furacões leitura literatura livros maternidade mudança climática mudanças climáticas natal nuvens opinião palestras previsão do tempo profissão pseudociência publicidade raios reflexões resenha seca sobre escrever star trek são paulo tag tornado tufão vida de mãe vídeo vídeos

Posts Recentes

  • A imprensa tem que mostrar o “outro lado”?
  • Ninguém disse que seria fácil…
  • As tais figuras messiânicas
  • Episódio do SciCast sobre Meteorologia
  • As fracas discussões

Copyright © 2019 · Daily Dish Pro on Genesis Framework · WordPress · Log in

#meteoropole no Instagram

loading Cancelar
Post não foi enviado - verifique os seus endereços de e-mail!
Verificação de e-mail falhou, tente novamente
Desculpe, seu blog não pode compartilhar posts por e-mail.