
Um buraco fallstreak ou buraco nas nuvens, é uma grande abertura mais ou menos circular que pode aparecer em algumas nuvens. Normalmente esses buracos aparecem em nuvens do tipo Cirrocumulus ou Altocumulus. Na imagem que abre a postagem, podemos observar um exemplo e realmente há um buraco no meio da camada de nuvens. Observando cautelosamente, percebemos também que esse buraco consiste em uma região onde a nuvem é bem tênue, fininha, permitindo que possamos ver o céu logo acima da camada de nuvens.
Outro ponto interessante na fotografia que abre a postagem é que podemos ver como se fosse um penacho indo em direção a superfície. Um fallstreak hole é como se fosse um “colapso” da camada de nuvem na região do buraco. E observe que o fenômeno forma-se em dois tipos de nuvem que normalmente se apresentam em camadas, que são a Cirrocumulus e a Altocumulus, conforme mencionado anteriormente.
Se você quiser aprender sobre o nome das nuvens (Sistema de Classificação de Nuvens), clique aqui e confira todos os links indicados.
Esses buracos se formam quando a temperatura da água nas nuvens está abaixo do ponto de congelamento, porém ainda não congelou. Quando a água está assim, diz-se que ela está em estado superresfriado.
Bom, e porque a água está em temperatura abaixo do ponto de congelamento mas ainda não congelou? Isso acontece quando a nucleação do gelo ainda não aconteceu.
Eu falei sobre o processo de nucleação na minha pequena série sobre Microfísica de Nuvens:
Mas vamos resumir aqui rapidamente o que é a nucleação do gelo. Para que as gotículas e os cristais de gelo se formem dentro da nuvem de maneira mais eficiente, é necessária uma pequena partícula que sirva como superfície onde o congelamento ocorrerá.
Vamos pensar em fenômenos que acontecem aqui na superfície, como a geada e o orvalho. A geada e o orvalho precisam de uma superfície para ocorrer: vegetação, portões e cercas, carros, etc. Lá no alto, na nuvem, é necessário também ter uma superfície onde esse congelamento ocorrerá. Essa superfície é uma pequena partícula (aerossol) que pode ter origem natural ou antropogênica: poeira, poluentes e até bactérias.
Em situações em que não há núcleos de gelo em quantidade suficiente nas nuvens, alguns cristais de gelo se formam sem a presença deles. Esses cristais de gelo que se formam sem os núcleos de condensação duram pouco tempo e são destruídos facilmente, pois as gotículas de água ao redor deles evaporam facilmente. A nuvem acaba “colapsando” nessa região e o buraco se forma.
Como vocês podem perceber, a explicação para este fenômeno é bastante simples. Vez ou outra eu fico sabendo de teorias da conspiração envolvendo fallstreak holes. São teorias que dizem que são OVNI’s, são formados pelo HAARP, são resultado de um experimento secreto, etc. Há situações em que fazem montagens nas fotos, colocando luzes em torno do buraco para deixar tudo mais misterioso. O e-farsas falou de um caso desses que circulou pelo WhatsApp, onde um fallstreak hole aparece com supostas luzes. As luzes, claro, são resultado de uma montagem e tudo foi bem explicado.
Acho importante sempre falarmos sobre esses fenômenos meteorológicos incomuns ou impactantes, porque muita gente associa com OVNI’s. Muita gente acaba se assustando porque não conhece a real natureza do fenômeno. Saber a verdade é libertador.
Links
- Fallstreak hole – Wikipedia
- Ice Nucleus – Wikipedia
- Fallstreak holes – Cloud Appreciation Society
- What are punch-hole clouds?
Dica do dia

Você ama Meteorologia e quer decorar a sua casa com posteres com um ar vintage? No Weather Underground tem vários posteres que podem ser baixados gratuitamente e eles estão em alta resolução. Tem de nuvem lenticular, nuvem mammatus, fallstreak hole, etc. Clique aqui para baixar. Faça o download, imprima em alta resolução e coloque em uma moldura bonita!
Relembrando
Vocês se lembram quando eu fiz algumas threads de divulgação científica no Twitter, falando sobre fenômenos meteorológicos? Se você não se lembra disso ou ainda não era meu leitor na época, leia os posts onde falei a respeito disso:
- Resultados da nova thread do Twitter sobre fenômenos meteorológicos
- Fim da thread sobre fenômenos meteorológicos + nova thread
Essas threads são bacanas porque eu sei que muita gente, quando acessa a internet no smartphone, costuma acessar somente redes sociais e WhatsApp. Sendo assim, uma maneira fácil e rápida de divulgar ciência é pelo Twitter. Se você pretende fazer algo parecido em sua área, os posts que indiquei anteriormente tem algumas dicas.
E nessa thread focando em nuvens e fenômenos meteorológicos curiosos (confira aqui). E em meio a essa thread, um dos tweets tratava de fallstreak hole.
Fallstreak hole: abertura numa camada de nuvens Altocumulus ou Cirrocumulus. Formados qdo a temperatura da água nas nuvens está abaixo do pto de congelamento, mas está em um estado superresfriado (ainda não congelou devido a falta de nucleação). https://t.co/5QJXyDc3JW pic.twitter.com/KDs9o5ajQZ
— Samantha Martins (@samanthaweather) March 22, 2018
Livro recomendado
Vou falar de um livro em português que é super recomendado para quem está iniciando seus estudos em Meteorologia. Meteorologia: noções básicas conta com um time de autores excelentes (Rita Yuri Ynoue, Michelle S. Reboita, Tércio Ambrizzi, Gyrlene A. M. da Silva), todos professores de cursos de Meteorologia de diversas regiões do Brasil.
Hoje, o jornal em qualquer mídia apresenta e explica a dinâmica meteorológica. Embora façam parte de um sistema complexo, os fenômenos meteorológicos são apresentados nesta obra de forma simples e didática, desde os conceitos básicos de composição e estrutura da atmosfera até a previsão do tempo e do clima e as mudanças climáticas. {x}
Vale muito a pena comprá-lo! Na obra, há material introdutório sobre ciclones tropicais. Um excelente ponto de partida, sem dúvidas. Comprando o livro a partir do meu link, você ajuda na manutenção do Meteorópole, já que eu recebo uma pequena comissão. É uma maneira de ajudar o blog, pois como disse aqui, é através das propagandas que o site se mantém.
Eu recomendo esse livro com bastante frequência porque ele realmente é muito bom. Eu o recebi na versão digital e na versão física e em várias ocasiões ele me serviu como consulta rápida para elaborar um texto aqui para o blog ou para tirar alguma dúvida sobre meu trabalho. Recomendo sempre. E se preferir, pode comprá-lo na Amazon também pois também recebo comissão.
Ajudando o blog de outras formas
Além de comprar os livros e outros produtos que indico a partir dos links daqui do blog, você pode doar pelo PayPal (qualquer quantia já ajuda no café) e para isso basta clicar no link.
Se você está sem grana sobrando e gosta do meu conteúdo, compartilhe meus links com as pessoas que você conhece e que possam se interessar. Por favor, compartilhe os links de coisas que você gosta (não apenas meu blog). Jamais copie e cole todo o conteúdo.
Minha lojinha no Repassa
Se você gosta da proposta de reaproveitamento e economia, sempre pensando no meio ambiente e no bolso, confira minha lojinha no Repassa.
Siga-me também nas redes sociais!
Comente