Para que serve a Meteorologia?

Fui procurar em meus arquivos os slides de uma aula do Prof. Mario Festa que tive há muuuitos anos. Eu ainda era aluna de graduação do Bacharelado em Ciências Atmosféricas, do IAG-USP:

slide 1

 

slide 2

Fiz questão de reproduzir os slides do mesmo modo que estão na apresentação. A Meteorologia serve pra TUDO. Parece exagero, mas qualquer atividade que envolva planejamento depende da Meteorologia. Um passeio ao ar livre, depende da Meteorologia. O transporte de uma carga delicada, depende da Meteorologia. O planejamento urbano, depende da Meteorologia. O planejamento agropecuário, depende da Meteorologia. Enfim, esses são apenas alguns exemplos de como a meteorologia pode ser aplicada.

Além disso, vamos parar com o utilitarismo científico? Mesmo que a Meteorologia não tivesse uma aplicação prática direta, não é interessante estudar os fenômenos atmosféricos e como eles ocorrem? Já ouvi muita gente criticando a Astronomia, por exemplo, por dizer que “não há nada no Espaço para os humanos”. Temos que alimentar nossa curiosidade, sempre (assunto para outro post rs).

A Meteorologia é uma ciência (o estudo dos meteoros, como falamos aqui) que estuda os fenômenos que ocorrem na atmosfera (os meteoros). Conhecendo esses fenômenos, é possível prevê-los usando as equações que os descrevem. Essas equações são solucionadas usando computadores, numa série de programas de computador que trabalham em conjunto. Esse conjunto de programas é chamado de modelo atmosférico ou modelo meteorológico. Existem vários “pacotes de programas”, desenvolvidos por universidades e institutos de pesquisa. Existem, portanto, diversos modelos meteorológicos.

Claro que as equações que descrevem a atmosfera não mudam. Mas pode mudar a forma de resolvê-las, por isso existem vários modelos. Nesse post, falo um pouco mais sobre esses modelos. Além do post, recomendo também esse vídeo e esse texto do UOL, que fala dos desafios encontrados pelos meteorologistas.