Sobre Mim

Sou Bacharel em Meteorologia pela Universidade de São Paulo (USP). Nessa mesma instituição, fiz meu mestrado na área de modelagem da atmosfera, analisando formas de prever o deslocamento dos poluentes.

Depois de passar pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) onde trabalhei com modelagem numérica voltada à interação entre a atmosfera e o oceano, atualmente trabalho em uma Estação Meteorológica, onde realizo atividades como apoio à pesquisa, organização do banco de dados e atendimento de escolas e visitantes em geral. Durante essa atividade de divulgação científica, descobri uma grande paixão: divulgar e ensinar ciências.

Percebi que não apenas crianças e adolescentes se interessam por meteorologia. Existem muitos adultos que atuam em outras áreas e tem grande interesse em conhecer a meteorologia. Notei também que a maior parte do material disponível para o aprendizado, seja pela internet ou em livros impressos, é técnico demais ou está escrito em inglês, dificultando a difusão da meteorologia para a maior parte da população.

Além do meu trabalho como meteorologista, tenho vários hobbies e interesses diversos. Sempre gostei de escrever e já tive blogs em outras ocasiões. Alguns desses blogs foram apagados e  outros foram fechados. Percebi que eu me cansava deles porque faltava naturalidade. Eu precisava falar de coisas que eu realmente gostasse (e que não necessariamente fossem assuntos da moda).

E foi assim que surgiu o Meteorópole. O nome é uma fusão entre as palavras Meteorologia e Metrópole. Metrópole pois nasci e vivo em São Paulo – SP, uma cidade com muitos problemas e desafios, mas que me deu muitas oportunidades.

Na Meteorópole, falaremos de problemas das cidades grandes, das metrópoles (enchentes, poluição do ar, etc). Mas também falarei sobre a meteorologia no campo, na praia… em todo lugar! Vocês também vão ver temas relacionados com meus interesses pessoais: filmes, arte, livros, ficção científica, jogos de tabuleiro, etc. No começo eu queria que o Meteorópole fosse apenas sobre meteorologia. Mas com o tempo, percebi que eu não conseguia evitar falar de outros assuntos que também me interessam😊.

Posso dizer que esse blog está em eterna construção e vai mudando conforme a autora muda. A vida é uma constante mudança.

Vocês podem participar mandando perguntas, fotografias e ilustrações relacionadas à meteorologia e trocando idéias através da caixa de comentários e do formulário de contato.

 

Participação via Instagram pela Hashtag #meteoropole.
Participe! Sua imagem pode ser escolhida para ser comentada na sessão "Imagens dos leitores".