
Os termômetros de rua muitas vezes marcam valores muito superiores a 40°C em dias de verão. Entretanto, eles não são instalados de forma padronizada. Os termômetros das Estações Meteorológicas são padronizados e instalados dentro de uma casinha, chamada Abrigo Meteorológico. Existem muitas regras e recomendações para a instalação de Estações Meteorológicas, todas ditadas pela Organização Meteorológica Mundial (OMM ou sigla em inglês – WMO). Seguindo essas normas, em qualquer estação meteorológica do mundo o padrão da medida é mesmo. E em qualquer medida científica, seguir um padrão é muito importante, já que é importante saber em quais condições a medida foi feita.
Esses termômetros de rua marcam esses valores extremamente altos no verão por algumas razões:
– Eles estão expostos a radiação solar e normalmente são da cor preta: superfícies escuras absorvem mais radiação solar do que superfícies claras. Quem já saiu com uma camiseta preta em um dia de verão já deve ter notado!
-Os termômetros também apresentam problemas em medidas de temperaturas muito baixas. Como ficam expostos ao ar livre, perdem calor mais rapidamente do que os termômetros instalados em abrigos. Dessa maneira, podem apresentar temperaturas bem mais baixas do que se estivessem abrigados.
– Eles não estão calibrados. Os termômetros das Estações Meteorológicas estão em constante ajuste e observação. Técnicos podem substituí-lo quando notarem algum funcionamento irregular.
– Os termômetros de rua estão instalados em locais não-padronizados. Geralmente estão próximos a grandes avenidas, com grande circulação de pessoas e veículos. Pessoas e veículos emitem calor, alterando as medidas. Os termômetros de estações meteorológicas, além de estarem instalados dentro de abrigos meteorológicos (que permitem uma ventilação controlada, com pequenas frestas), também estão instalados em regiões gramadas.
– Além disso, uma pessoa mal intencionada pode descalibrar propositalmente o termômetro. Por estar na rua, pode sofrer ações de vândalos.

A foto acima acompanha um áudio sobre termômetros de rua que medem valores incorretos. Veja a reportagem da CBN aqui. Esse termômetro certamente está descalibrado ou com defeito, mostrando um dos problemasde termômetros de rua.
Abaixo, veja uma foto de um típico abrigo meteorológico. Ele é branco (para evitar o aquecimento excessivo), possui portas venezianas que são abertas somente durante a leitura. Ele possui frestas para a ventilação. Esse é o abrigo da Estação Meteorológica do IAG-USP, mas em qualquer lugar do mundo temos abrigos com essas características, mesmo que eles sejam um pouquinho diferentes.


Sendo assim, não devemos confiar nesses termômetros de rua para usos científicos. Entretanto, para uso informal e conversas do dia a dia, eles dão uma boa idéia sobre a sensação térmica daquele dia: se está muito calor ou muito frio. Desde que não estejam completamente descalibrados, como aquele que marca -6°C em São Paulo!
Muito esclarecedor. Ótima postagem!
Eu fico imaginando colocar um termômetro de rua em cuiaba com este calor ele pega fogo. pode ter certeza
Hehehehehehe, pois é, num lugar tão quente como essa cidade….rsrs. Obrigada pelo comentário 🙂
Confio mais nos termômetros de rua. Não me interessa saber a temperatura em um lugar abrigado e distante. Geralmente estou como o termômetro, exposto a mesma radiação, então o q ele registra, salvo descalibracoes, é mais próximo do que sinto na realidade….
A você talvez e a maioria das pessoas que consultam as informações dos termômetros de rua, não interessa um dado confiável e medido em ambiente padronizado. No entanto, no texto me refiro ao uso científico dos dados.
É o q acontece em Cuiabá onde a temperatura é quente e os termômetros de rua registram acima dos 40 graus, qdo na realidade não é isso.Confio mais no oficial. Até a Rede Globo erra as vezes na previsão do tempo por aqui
Estamos passando há mais de dois meses sem chuva e um gde calor paira sobre a Capital e interior.Teve termômetro de rua q registrava 47 graus qdo na realidade era 40 ou 41 graus.É quente mas enganar as pessoas é pior.Tem mtas cidades do Brasil q não instalam por causa da imprecisão.
O termômetro em SP não está marcando -6º C. Esse termômetro está com defeito para mostrar o primeiro dígito, apenas.
Então não serve ao propósito dele 😉
Sei que o post é de 2011, mas venho do longínquo ano de 2017 (rsrs) para perguntar sobre os novos termômetros de rua instalados em São Paulo. Além de hora e temperatura, eles dão a qualidade do ar. Sabe como são obtidas essas medidas? Será que são informadas pela internet a partir de uma interpolação de estações da CETESB? Ou será que existe um equipamento que mede essa variável no próprio aparelho? E essa qualidade do ar corresponde a o quê, seria material particulado (PM > 10 ou <10)? Tentei entrar em contato com a empresa que faz o equipamento mas não me responderam.
Nossa, Vinícius, não faço ideia. Meu palpite (apenas palpite) é que seja uma interpolação. Eu adoraria saber. Se eu souber de algo, te conto!
E obrigada por vir do futuro comentar nesse post, hahahaha. Eu sabia que isso era possível, De Volta Para o Futuro é real.
Brincadeiras a parte, sempre muito obrigada pela visita.
Samantha abortista, vagabunda!
Queria entender a relação de suas ~ofensas~ com o assunto do post. hahahahaha