
Essa semana recebi duas lindas imagens de arco-íris do leitor e colega de profissão Rafael Toshio. Você pode conferir essas imagens na galeria de Imagens do Leitor. Uma delas é a que abre este post!
Mas os arco-íris não são o único fenômeno que deixa o céu colorido! Nesse post, falaremos um pouquinho sobre cada um dos fenômenos que deixam o céu colorido.
As luz solar é branca e composta por sete cores: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. Quando a luz solar atravessa a troposfera, os raios solares podem: refletir ou se espalhar nas moléculas de gás e poeira suspensas na atmosfera.
Sabendo disso, podemos responder uma pergunta: por que o céu é azul? Por que a cor mais espalhada pelas moléculas de gás e pela poeira suspensa na atmosfera é a cor azul. Em um dia bastante ensolarado e com pouca ou nenhuma nuvem o céu fica com um azul ainda mais vivo, porque há mais disponibilidade de luz e ela é ainda mais espalhada.
Cada cor possui uma característica chamada comprimento de onda diferente. A cor de um objeto é determinada pela maneira que ele refletiu ou dispersou o comprimento de onda associado àquela cor. Por exemplo, uma folha verde utiliza todas as cores para fazer a fotossíntese, exceto a cor verde, que é refletida. No céu, todos comprimentos de onda são espalhados. Mas o comprimento de onda associado à luz azul é mais espalhado do que as outras cores, por isso temos o céu azul!
Depois que o Sol se põe, o céu fica totalmente negro, apenas com o brilho da Lua de das estrelas. Infelizmente, em grandes cidades com São Paulo a iluminação artificial produzida pelo homem é tão forte, que conseguimos ver poucas estrelas no céu.
Enquanto o Sol nasce ou se põe, o céu fica invadido com uma linda e inspiradora coloração vermelha/alaranjada.
Quando o sol está no horizonte, a luz tem que atravessar um caminho muito maior para chegar até nossos olhos, como mostra a figura 2. A luz azul neste longo caminho é toda espalhada. Os comprimentos de onda que sofrem menos espalhamento são os associados as cores vermelho e laranja. Por isso vemos o céu, durante o poente ou o nascente, com a coloração vermelha/alaranjada.
O vermelho e o laranja tornam-se muito mais vívidos no crepúsculo quando há poeira ou fumaça no ar, provocado por incêndios, tempestade de poeira e vulcões. Isso ocorre porque as partículas de fumaça ou poeira são maiores que demais presentes na atmosfera e partículas maiores tendem a espalhar mais todos os comprimentos de ondas, exceto os comprimentos associados as cores laranja e vermelho.

Nesse post, eu contei porque as nuvens são brancas e por que outras nuvens são acizentadas. Esse post vai ser muito importante agora, porque eu vou falar sobre arco-íris, voltando a Figura 1, a linda foto do arco-íris fotografada pelo Rafael Toshio e que faz parte de nossa galeria do leitor. Vamos nos lembrar do prisma, vendo a Figura 3:

Muitas vezes, no final de uma chuva, quando a nuvem de chuva já está se dissipando (está ficando fraca), a chuva está bem ralinha e o Sol está aparecendo de novo, temos arco-íris. Cada uma das gotinhas da chuva atua como um prisma, espalhando toda a luz branca em suas cores constituintes. Será que você já sabe todas as cores do arco-íris? O que significa a sigla VLAVAAV? Aprenda no vídeo super legal abaixo:
A posição mais favorável para um arco-íris acontecer é quando o Sol está atrás de nós e chuva está a nossa frente. Um lindo espetáculo da natureza. E se você fotografar algum, mande pra cá!
P.S.: Outros fenômenos, além dos descritos aqui, trazem cores para a atmosfera! Vamos falar deles pouco a pouco! Se você tiver alguma dúvida sobre um fenômeno específico, mande para cá!
Legal! mas ainda tenho duvida, o fato do sol estar no centro do dia, quando você olha para o Horizonte e vê maior predominância de branco do que o azul, isso seria os gases ou poeira e devido o angulo da nossa visão, observa-se mais predominância de gases do que olhando diretamente para próximo do sol.
Isso depende, Rodrigo. Pelo o que entendi, vc se refere a um momento do dia em que o Sol está perto do zênite (no alto), ou seja, lá pelo meio dia.
A questão da cor no horizonte vai depender do dia estar enevoado (o que normalmente significa umidade relativa alta o que favorece na formação de névoa). Se tiver um pouco de névoa, a tendência é o horizonte ficar esbranquiçado. Caso contrário, vai ter a tendência de ficar mais azul mesmo.
Espero ter ajudado!