• Política de Privacidade
  • Sobre Mim
  • Sobre o Projeto
  • Contato
  • Skip to primary navigation
  • Skip to main content
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer

Meteorópole

Uma meteorologista além da Meteorologia

  • Início
  • Sobre
    • Sobre o Projeto
    • Sobre Mim
    • Palestras
    • Parceria
    • Anuncie!
  • Experiências
  • Aliada da Professora
  • Perguntas sobre Meteorologia
    • Envie sua foto meteorológica
    • Faça sua pergunta
  • Contato
  • Show Search
Hide Search
You are here: Home / Blog / O obscurantismo que ameaça o ensino de climatologia nos EUA

O obscurantismo que ameaça o ensino de climatologia nos EUA

02/02/2012 By Samantha Leave a Comment

Em algumas situações, abordei o ceticismo neste blog. Lembre-se dessas ocasiões aqui:

– O misticismo misturado com meteorologia, no programa da Ana Maria Braga;

– Religião x meteorologia: pastor atribui falta de chuva a pecados da população;

–Esquecer o aquecimento global?

Agora neste post, abordo um texto que li recentemente. O texto fala do obscurantismo no ensino de climatologia nos EUA e  compara ao ensino da Teoria da Evolução, que foi enfraquecido por idéias religiosas criacionistas. Segundo Bill Walker, do site americano Climate Central, um grupo de professores disse lidar com questionamentos de alunos e até de pais, quando abordam que o aquecimento global é provocado por atividades antropogênicas. Os professores então, sentem-se pressionados a abordar os dois pontos de vista. Porém, o consenso entre a maior parte dos cientistas é de que o aquecimento global é sim causado pela atividade humana.

Esse fato então é comparado ao ensino de criacionismo em muitas escolas americanas, que sofreram pressões de grupos religiosos. Ao que parece, nos EUA já existem materiais didáticos que ensinam Criacionismo e Evolucionismo.

Minha opinião é de que a comparação entre ensino de aquecimento global de origem antropogênica x não antropogênica  e ensino de evolucionismo x criacionismo é um pouco exagerada. No caso do ensino de aquecimento global de origem antropogênica x não antropogênica, a questão é meramente científica, pois nessas linhas de pensamento espera-se o uso da ciência e da discussão de resultados. Os contrários ao aquecimento global antropogênico normalmente apresentam dados científicos, mesmo que eles sejam insuficientes e questionáveis, ainda são dados científicos. Já no ensino de evolucionismo e criacionismo, entra-se em um debate complicado, pois criacionismo é uma ideologia que está relacionada a religiões. Os criacionistas acreditam que Deus (ou um designer inteligente) criou o universo e toda forma de vida existente no planeta Terra da forma que ela já é, rejeitando a idéia da evolução das espécies. Os contrários ao aquecimento global antropogênico não necessariamente são filiados a alguma religião, tendo inclusive muitos ateus que seguem esta linha de pensamento.

E eu realmente acredito que em aulas de ciência, religiões e ideologias, sejam elas quais forem,  devem ser deixadas do lado de fora da sala. É a melhor maneira de aprender, pois para compreender os resultados, é melhor que se esteja livre de qualquer preconceito. Portanto, seja biologia ou climatologia, o ensino deve ser pautado em informações científicas confiáveis, com possibilidade de debates entre professores e alunos.

Compartilhe:

  • Clique para enviar por e-mail a um amigo(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Skype(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Pocket(abre em nova janela)

Filed Under: Blog, Método Científico, Mudança de Fase, Notícias Tagged With: aquecimento global, ceticismo

Reader Interactions

Comente Cancelar resposta

Primary Sidebar

Minhas redes sociais

  • Twitter
  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn
  • Pinterest

Publicidade

Gosta do Meteorópole?

Doe pelo PicPay: @samanthaweather

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Categorias

Blogroll

  • Aqui só tem História!
  • Das Minucias – Lorena
  • Habeas Mentem
  • Mamãe Plugada
  • Meteorologia Sinótica (Prof. Rita Ynoue)
  • Momentum Saga
  • Monolito Nimbus
  • Outra Cozinha (Carla Soares)
  • Poeira Cósmica (Aline Ribeiro)
  • Tá em promoção! – Blog

Banners de Blogs Bacanas (BBB)



Informações Importantes

  • Política de Privacidade
  • Sobre Mim
  • Sobre o Projeto
  • Contato

FAQ

Qual a menor temperatura registrada no Planeta Terra?
A menor temperatura registrada no planeta Terra foi -89,2°C e foi registrada na estação científica…

Clique para ver resposta completa

Footer

Tags

aquecimento global arte calendário do advento chuva classificação de nuvens clima cumulonimbus Curiosidades dicas divulgação científica dúvida do leitor educação ensino eventos feminismo ficção científica filosofia de buteco furacão leitura literatura livros maternidade mudança climática mudanças climáticas natal nuvens opinião palestras previsão do tempo profissão pseudociência publicidade raios reflexões religião resenha seca sobre escrever star trek são paulo tornado tufão vida de mãe vídeo vídeos

Posts Recentes

  • Processos diabáticos e diabáticos na atmosfera
  • Sobre ter cadernos e fazer um monte de coisas
  • Cumulonimbus tuba e Cumulonimbus murus: a nuvem funil e a nuvem muro
  • Existe planta que cura o coronavirus?
  • Nuvens Cumulonimbus – o temível Cb

Meteorópole Copyright © 2021 · Hospedagem Gerenciada Girardi♥Pauly · Log in

#meteoropole no Instagram

No images found!
Try some other hashtag or username
loading Cancelar
Post não foi enviado - verifique os seus endereços de e-mail!
Verificação de e-mail falhou, tente novamente
Desculpe, seu blog não pode compartilhar posts por e-mail.