Nesse post, vimos que o aumento ou a diminuição da pressão do ar nos dão indícios sobre futuras mudanças no tempo. Também vimos que o barômetro e o barógrafo são instrumentos utilizados para medir a pressão atmosférica. Esses instrumentos são utilizados em Estações Meteorológicas e normalmente são bastante caros.
Procurei uma solução didática para construir um barômetro caseiro. Evidentemente não é tão sensível quanto o barômetro usado na Estação Meteorológica, mas ajuda a compreender o conceito de pressão atmosférica. Encontrei essa experiência na internet e já fiz há muito tempo. Realmente funciona! Uma ótima ideia para professores e para alunos que desejam fazer uma experiência para a feira de ciências.
Vamos lá 🙂
Os materiais que você vai precisar são bastante simples:
– elástico (aqueles de papelaria, usados para prender dinheiro)
– um pote de vidro vazio (preferencialmente pequeno, menor que o utilizado na experiência do pluviômetro caseiro).
– balão de festa de aniversário (chamado de bexiga em muitas regiões do país)
– canudo de refrigerante
– fita adesiva e tesoura
– pedaço de cartolina o papel cartão (tamanho A4)

1) encha e esvazie o balão, para que ele fique solto
2) corte o balão um pouco acima da metade, como na figura abaixo.

3) Prenda a parte de baixo do balão na abertura do pote de vidro. Use o elástico para manter bem preso. Se quiser, use mais de um elástico para certificar-se de que o pote foi bem vedado. Isso é bastante importante. Se a vedação não for bem feita, o barômetro não vai funcionar adequadamente.

4) Usando a fita adesiva, prenda o canudo no centro do topo do pote, exatamente do mesmo modo que na figura abaixo. Sugiro que use uma fita adesiva de qualidade, de modo que seja necessário apenas um pequeno pedacinho para colar o canudo. Muitos pedacinhos de fita adesiva podem tornar o arranjo ‘pesado’, impedindo ou dificultando a movimentação do canudo. Importante: o canudo deve ser 1 vez e meia maior que a altura de seu vidro. Isso significa que se você tiver um vidro de 8cm de altura, seu canudo deverá ter aproximadamente 12cm de comprimento. É importante manter o canudo relativamente longo para permitir sua movimentação. Nessa etapa, você já tem seu barômetro caseiro pronto.

5) Posicione seu barômetro encostado em uma parede, no interior de sua casa ou escola. Atrás do barômetro, coloque a folha de cartolina, como na figura abaixo. É importante que a ponta do canudo fique na frente da folha de cartolina. A figura abaixo indica exatamente o que você deve fazer. Cheque seu barômetro todos os dias, fazendo um risquinho na cartolina no local onde a ponta do canudo estiver apontando. Você pode anotar na frente do risquinho como o tempo está. Na foto abaixo, foi escrito ‘Sunny’ (ensolarado) na frente do risquinho. Em um dia nublado ou chuvoso, você pode escrever essa informação.

O Beakman também já fez esta experiência. Veja o vídeo abaixo:
Fonte: Wikihow
Nota importante: O barômetro que proponho aqui não faz medidas (em mmHg ou hPa, como vimos aqui). Ele apenas fornece uma forma qualitativa de expressar a pressão do ar. Ou seja, para determinar se a pressão do ar medida por esse barômetro caseiro é alta ou baixa, várias medidas em dias com características diferentes (ensolarado ou chuvoso, por exemplo) deverão ser tomadas.
QUANDO A BEXIGA FICA ABAULADA,A PRESSÃO DO ar de fora é menor ou maior que a do ar de dentro?
e quando a bexiga fica afundada para dentro do vidro?
Oi Luize
Quando a pressão cai, a bexiga fica para fora, “estufada”. E quando a pressão aumenta, a bexiga fica “afundada” para dentro. Sugiro que você veja o vídeo do Beakman que coloquei na reportagem, ele usa um recurso bem interessante para mostrar isso.
Obrigada pela visita 🙂
vou fazer com muita caltela
Oi Samanta meu nome é Laura e tenho 10 anos, e tenho que fazer uma pesquiza e montagem de um barômetro e o seu site me ajudou muito,obrigada.Tomará que você faça mais e experiências interessantes.Vou sempre sequir.
Que bom, Laura! Eu preciso bolar novas experiências, estou pensando em algumas idéias e estou fazendo algumas pesquisas. Obrigada pela visita.
mais para q serve as anotacãoe?
gostei
eu amei
eu gooooooooooooooooooooooostei
obrigado pela ajuda!
Olá, tenho que construir um: termômetro, barômetro ou higrômetro, para minha faculdade. Alguém pode me ajudar com dicas, como posso fazer um desses, qual é mais interessante.
Obrigada.
Olá Janaíne
Depende do que você pretende explorar e de qual variável pretende falar. São todos interessantes.
obrigado eu tava pirando por causa disso mas o site me ajudou muito thanks
Olá Lisa, que bom que ajudou!
Volte sempre, abraços!
Oi! tenho que fazer um trabalho para a escola e percebi que o vídeo não pode ser visualizado e eu não entendi muito bem !!! tem outro vídeo que explica ? Por favor responda até o dia 02/10/2015!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Olá Iara
Busque no Youtube por vídeos do Beakman ensinando a fazer o barômetro. Deve ter vários, já que foi um programa de muito sucesso.
Obrigada pela visita.
O canudo pode ser fino??
Me responde Por favor!!!!
O canudo pode ser fino??
Me responde Por favor até o dia 24/11
Samanta me responde Por favor!!!!!
Até pode! O ideal eh q seja meio rígido, pá na hora a for cortar pode ficar meio deformado se for de plástico fino.
Desculpe a demora. Respondi, espero q ajude. 🙂
Gostei tb…
podera ser canudo que não tem auela dobra praticamenta na ponta?
me responda ate segunda de preferencia domingo
eu preciso muinto dessa resposta
Pode ser qualquer canudo, observe q vc só vai usar um pedacinho dele.
Faça o teste.
oi! precisa necessariamente ser copo de vidro? Pode ser aqueles copos de café?
Olá, é melhor que seja copo de vidro, de preferencia que você consiga “vestir” a bexiga recortada nele.
Oi eu tenho que fazer um barômetro para levar amanhã para escola será que invés de ser um pote de vidro pode ser de plástico??
Olá Sarah, obrigada pela visita.
Faça o teste. Mas sugiro um pote de plástico bem firme que permita uma boa vedação. Uma dica: se aí onde vc mora tem loja de R$1,99, procure desses vidros que parecem vidro de conserva na loja. Nessas lojas, costumam vender desses potes para conserva e eles não são caros, certamente custam menos de R$10,00.
Bom trabalho escolar.