Pessoal, estou escrevendo este post rapidinho porque acabo de obter informações de que segundo a última medição da EM-IAG-USP (13h) a umidade relativa era de 19%. Compreenda o conceito de umidade relativa aqui.
A baixa umidade relativa prejudica nossa saúde. Quando a umidade está muito baixa, alguns efeitos logo são sentidos em nosso organismo:
- Complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas;
- Sangramento pelo nariz;
- Ressecamento da pele;
- Irritação dos olhos.
O chamado Estado de Atenção ocorre quando a umidade relativa fica entre 20% e 30%. Os órgãos ligados a saúde e a defesa civil apresentam algumas recomendações para o Estado de Atenção:
- Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 15 horas
- Umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins etc.
- Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas etc.
- Consumir água à vontade.
Quando a umidade relativa está entre 12% e 20%, entramos no chamado Estado de Alerta. Nessas situações:
- Observar as recomendações do estado de atenção
- Suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas
- Evitar aglomerações em ambientes fechados
- Usar soro fisiológico para olhos e narinas
E finalmente, quando a umidade relativa está abaixo de 12%, entramos na situação mais crítica, o Estado de Emergência.Em situações assim:
- Observar as recomendações para os estados de atenção e de alerta
- Determinar a interrupção de qualquer atividade ao ar livre entre 10 e 16 horas como aulas de educação física, coleta de lixo, entrega de correspondência etc.
- Determinar a suspensão de atividades que exijam aglomerações de pessoas em recintos fechados como aulas, cinemas etc entre 10 e 16 horas
- Durante as tardes, manter com umidade os ambientes internos, principalmente quarto de crianças, hospitais etc.
Essas informações foram tiradas do site do Cepagri e devem sempre ser seguidas, para minimizar os efeitos negativos da baixa umidade relativa em nosso organismo.
Em São Paulo-SP: acompanhe no site do CGE os valores de umidade relativa, temperatura e chuva em diferentes bairros da cidade. Também uma excelente dica para professores falarem de meteorologia em suas aulas: usem dados!
[…] Além disso, a umidade relativa ficou baixa em vários dias deste verão. Baixa umidade relativa significa mucosas ressecadas, garganta irritada e agravamento de quadros de alergia. Por isso, os especialistas reforçam as informações sobre a importância de hidratar-se e evitar …. […]