Uma análise de imagens feitas por sondas espaciais nos últimos 18 anos forneceu uma visão mais abrangente sobre as mudanças que ocorreram no nível dos oceanos em todo o mundo.
O estudo utilizou uma escala de -12 a 12 e mostrou que os mares do planeta estão subindo uma média de três milímetros por ano, considerada uma variação pequena para os padrões.
Segundo a Agência Espacial Européia (ESA, na sigla original) estas mudanças podem ter sido provocadas por diversos fatores, mas a teoria mais aceita é a absorção de maior quantidade de calor pelos oceanos e aumento no derretimento de geleiras polares.
Parte da Iniciativa de Mudanças Climáticas, a pesquisa irá auxiliar na prevenção de problemas causados pelo aumento do nível do mar em populações costeiras, erosão de praias e contaminação de sal nas águas subterrâneas.
Fonte: BBC Brasil e ESA
Tudo a ver:
Em sua 2ª edição, revisada e ampliada, Oceanografia por Satélites foi escrito por um grupo experiente de oceanógrafos brasileiros e estrangeiros. Descreve as novas tecnologias empregadas para o estudo do meio ambiente marinho a partir de dados de sensoriamento remoto e as vantagens e limitações dessas tecnologias comparadas a técnicas mais convencionais de observação dos oceanos.
O livro é extremamente importante por ser uma revisão atualizada de como os dados de sensoriamento remoto estão impulsionando as ciências marinhas e mudando as perspectivas atuais da Oceanografia. Aplicações incluem o estudo de variáveis físicas que controlam o clima e o tempo marinhos, correntes, ondas, ventos, fitoplâncton, pesca, óleo no mar e muitas outras.
P.S.: Este é um post publicitário
Comente