Talvez o post sobre auroras tenha me deixado com uma sensação de ‘clima natalino’. A gente sabe que o Papai Noel é uma figura que não tem nada a ver com nosso clima. Sempre fico com dó dos papais noéis brasileiros, que precisam usar aquela roupa pesada durante o verão. Aquelas roupas são tipicamente de climas frios!
Vocês sabem de onde veio a lenda de Papai Noel? Quem inventou o Natal como conhecemos? Eu descobri tudo isso assistindo o documentário “A verdadeira história do Natal”, do The History Channel. Ele está disponível na íntegra no Youtube:
Você sabia que o costume pitoresco de cantar músicas natalinas começou na realidade graças a bêbados agressivos que ameaçavam as pessoas de porta em porta em busca de comida e bebida? As primeiras versões da lenda de São Nicolau, o descrevem como um temível demônio chamado Krampus que sequestrava e batia nas crianças travessas. Na América, durante os séculos XVII e XVIII, a comemoração do Natal era contra a lei. Ao longo deste especial, encontraremos personagens como Ebenezer Scrooge, George Bailey, O Grinch e Rudolf, a Rena, e explicaremos a verdadeira origem de nossas tradicões natalinas. Enquanto você toma o seu champagne e come uma rabanada, acompanhe-nos e conheça a verdadeira história do Natal.
Recomendo 🙂
Acho que esse documentário é antigo e não sei se faz diferença, mas quando estudei sobre isso vi que um manuscrito antigo de Qunran apontava que o nascimento de Jesus foi realmente em 25 dezembro (como dizia a tradição). Encontrei um blog que explica direitinho: http://www.bibliacatolica.com.br/blog/doutrina-catolica/jesus-nasceu-mesmo-num-dia-25-de-dezembro/
É legal notar que ele cita o nome do pesquisador. De qualquer forma ta aqui o link para mais artigos:
[1] http://www.zenit.org/article-20824?l=italian
[2] Shemarjahu Talmon, The Calendar Reckoning of the sect from the Judean Desert. Aspects of the Dead Sea Scrolls, in Scripta Hierosolymitana, vol IV, Jerusalem 1958, pp 164-201
Oi Toshio
Eu realmente não sabia disso, vou ler este artigo para saber mais. O estudo das origens das nossas comemorações é algo que sempre chama minha atenção. Muito obrigada.