Já escrevi os seguintes posts sobre o Sandy:
– A chegada de Sandy na costa leste americana;
– Flavia Freire explica o furacão Sandy didaticamente;
– Falando sobre o Sandy na Record
Agora apresento para vocês imagens impressionantes de como as cidades ficaram após a passagem do Sandy. O Departamento de Pesquisa Geológica dos Estados Unidos, USGS, divulgou no último dia 9 fotos aéreas mostrando o antes e o depois da passagem da tempestade extra-tropical Sandy na costa do atlântico. O fenômeno trouxe maior impacto no extremo oeste de Nova Jersey e no noroeste de Nova York. Ondas de até 10m invadiram praias, derrubaram construções, arrancaram árvores, destruiram postes e cabos elétricos, devastaram estradas e cobriram partes das cidades de areia.




O mar invade as cidades durante os furacões porque ocorre um fenômeno chamado maré de tempestade (ou maré ciclônica). Os ventos intensos comuns neste tipo de fenômeno, soprando perpendicularmente à superfície, empilham a água do mar sobre as praias.Esse fenômeno ocorre no Brasil também, quando temos a passagem de ciclones extra-tropicais que provocam a chamada “ressaca”.
As ressacas causam bem menos danos do que as marés ciclônicas associadas aos furacões. Achei um vídeo de um episódio de ressaca, que ocorreu em 06/05/2001. As imagens mostram o mar invadindo as ruas e avenidas dos bairros do Leblon, Ipanema, Copacabana e Leme.
Fontes:
– Imagens da USGS
– Última imagem: Wikipedia.
Comente