O @greevin, que já morou em São Paulo e hoje mora em Belo Horizonte (mas viaja muito para o Rio de Janeiro), me perguntou:
Por que no Rio de Janeiro sempre é mais quente?
Quando consultamos a previsão do tempo, na maioria das vezes verificamos que a temperatura prevista para o Rio de Janeiro é sempre maior do que a prevista para São Paulo. A própria música já diz “Rio 40°C”. É comum observarmos temperaturas superiores a 40°C no verão carioca. Aqui em São Paulo isso é impensável! Nosso recorde absoluto é 35,9°C e aconteceu em 31 de outubro de 2012 (super recente!).
Gosto muito de comentar as condições meteorológicas de uma região falando das roupas que as pessoas estão usando. Reparem que no Rio de Janeiro, não apenas quando filmam a orla, mas também quando filmam as comunidades, as mulheres usam shorts e blusas curtas. Os homens muitas vezes são vistos sem camisa. Certamente há uma explicação para isso: as pessoas sentem-se mais confortáveis assim, devido ao excessivo calor. Além disso, quem vai ao Rio de Janeiro nota que há muitos aparelhos de ar condicionado (aquele modelo mais antigo, que fica para fora do prédio). Quando um local possui muitos aparelhos desse tipo, certamente o calor não é nada agradável.
Precisamos primeiro entender a localização geográfica das duas cidades. São Paulo fica um pouco mais ao sul do que o Rio de Janeiro. Quando mais próximo do equador terrestre uma cidade está localizada, mais quente ela será, já que a radiação solar incidente é maior quando mais próximo for da Linha do Equador.
Visualizar Rio de Janeiro – São Paulo em um mapa maior
No entanto, tenho certeza que muitos já fizeram o trajeto São Paulo-Rio de carro ou ônibus e viram que não é tão longe assim (aproximadamente 6h). Ou seja, a distância entre essas cidades não é tão grande. Enquanto a latitude de São Paulo é aproximadamente 23°33′ S, a do Rio de Janeiro é aproximadamente 22°54’S .
Por isso precisamos lembrar de um outro elemento que determina o clima: a altitude. A maior parte da cidade do Rio de Janeiro está no nível do mar, enquanto São Paulo está a aproximadamente 700m-800m acima do nível do mar. A altitude é um fator determinante no clima. Há áreas da cidade do Rio de Janeiro com altitude de até 1000m, mas são picos de morros mais isolados. As partes mais habitadas são as mais próximas da elevação do nível do mar (0m).
La Paz, na Bolívia, é uma cidade que está bem mais próxima do Equador do que o Rio de Janeiro:
Visualizar La Paz Rio em um mapa maior
No entanto, La Paz é bem mais fria porque está a a 3600 m de altitude, aproximadamente. Abaixo, usando médias climatológicas fornecidas pelo The Weather Channel, fiz o seguinte gráfico comparando as temperaturas médias máximas das três cidades mencionadas neste post:
Reparem como La Paz possui temperaturas médias máximas mensais mais baixas que a das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. A altitude tem um efeito dominante neste caso, já que La Paz encontra-se bem mais próxima do Equador do que as outras duas cidades. Se não fosse a altitude, La Paz certamente seria uma cidade bem mais quente que Rio ou São Paulo.
Voltando a falar apenas de Rio de Janeiro e São Paulo, lembramos também que a geografia das duas cidades é completamente diferente. Mencionei aqui a altitude, e agora vou falar de algo que complementa este ponto. A gente também pode observar que o Rio de Janeiro é uma cidade confinada entre morros. Já São Paulo, encontra-se em um planalto. Estar confinada entre os morros, faz com que a circulação de ventos seja limitada.
Além disso, a ocupação urbana fez com que a temperatura média subisse nas duas cidades. Mas, no Rio de Janeiro aconteceu algo peculiar. As necessidades do mercado imobiliário fizeram com que grandes prédios fossem construídos nas avenidas que beiram o mar. Todo mundo quer vista pro mar e quanto mais alto for o apartamento, melhor a vista (e mais caro o imóvel). Esses prédios, além de alterarem as taxas de transferência radiativa e assim aumentarem o calor, funcionam como uma ‘barreira’ para a brisa marítima. Sendo assim, os imóveis localizados em avenidas paralelas a as avenidas beira-mar acabam não recebendo o frescor da brisa. Além, claro, de não terem a maravilhosa vista para o mar. O calor é intenso nesses imóveis mais afastados do mar.
muito boa a matéria, eu tinha essa dúvida a muito tempo! 😀
Que bom que gostou, obrigada pela visita e pelo comentário =)
Agora falta explicar o motivo pelo qual o Rio é mais quente que algumas cidades do Nordeste que também estão no nível do mar!
ALÉM DOS FATORES ACIMA MENCIONADOS, HÁ TAMBÉM A PROBLEMÁTICA DE OS RAIOS SOLARES ESTAREM INCIDINDO, NO VERÃO, DIRETAMENTE SOBRE O TRÓPICO DE CAPRICÓRNIO, ONDE SITUAM-SE NITERÓI E RIO DE JANEIRO E O SOL SE DIRIGINDO PARA O NORTE.
A distancia entre as duas cidades eh relativamente pequena e nesse casoa questão da altitude eh dominante, como mencionei no texto.
Moro no extremo sul da Bahia e sempre vejo na previsão a temperatura do Rio sempre mais elevada que aqui. Gostaria de morar em um lugar mais fresco como o sul do país apesar que no verão lá também faz muito calor.
Olá Clebson, dei algumas explicações para esse fato no post, mas pretendo retomar o assunto em outro post novamente.
Realmente, o verão no sul do Brasil é muito mais marcado, com temperaturas muitas vezes superiores que as do sul da Bahia na mesma época. No entanto, o frio também é mais intenso. Essa característica de estações do ano marcadas são bem tipicas de áreas subtropicais.
Obrigada pela visita!
Samantha
As montanhas oras! Não há montanhas no Recife, natal ou fortaleza! Além de a umidade ser menor nessas cidades e os ventos nordestes serem de lá!
Me perguntei exatamente isso durante a leitura…
nada melhor q uma b.o.mba nuclear pra acabar com o problema dos cariocas
Já li que isso se deve justamente as muitas montanhas isoladas do Rio! Essas montanhas barram a. circulação dos ventos, e até refletem a luz de volta a cidade. ..cidades baixas a beira de rios, baias ou lagos cercadas de montanhas tendem a ter excesso de temperaturas, como governador Valadares, cuiaba, Porto Alegre
Nada melhor do que você segurar os dedos antes de fazer comentários que em nada acrescentam =)
Uma bomba nuclear no RIo de Janeiro espalharia os efeitos para todo o Brasil principalmente para toda região sudeste é daí para todo o Brasil, pense antes de falar bobagens.
O calor do Rio não é problema.
O problema é o calor do sol.
Hum, se quer fazer esse tipo de intervenção, devo ressaltar que tecnicamente o que esquenta a atmosfera é a superfície da Terra.
Senhora Samanta sua explicação não é convincente, desde quando prédios criam microclimas? Será que existem alguns raios solares danadinhos que gostam das praias cariocas? Acho que esse calor nos rios de janeiro e do sul, derrubam aquela velha teoria que quanto mais longe do equador, mais frio, vc não acha que precisamos rever essas teorias?
“derrubam aquela teoria que quanto mais longe do equador, mais frio”
Francamente.
Tem coisas que nem dá para comentar.
Eu tb não concordei com a explicação a cima.Achei a explicação do trópico de capricórnio bem melhor. Outro porém é, o Espirito Santo está mais próximo da linha do Equador, tem um litoral igual ao Rio e não tem esse calor estúpido. Outra coisa, querer comparar Rio com São Paulo é ridículo, mas, comparar o litoral de São Paulo com o nosso é cabível e lá tb não tem o mesmo calor daqui. E o q dizer dos estados bem próximo a linha do Equador? è por causa da latitude ou por causa da floresta q ameniza o calor?
Alice.
Interpretação de texto, gente.
Pretendo em breve escrever um novo texto sobre o tema, porém lamento os comentários grosseiros que recebi.
Melhorem, por favor!
Sempre tive essa dúvida, agora tirei ela da minha cabeça. Obrigado! 😀
Que bom que ajudou!
Olá Samanta. Raramente me envolvo nestes comentários. Mas gosto muito de Meteorologia e tive a oportunidade de ser estagiário neste setor em uma faculdade de agronomia. Achei extremamente pertinente sua explicação. E lamentável alguns comentários que mostram o quanto a educação precária neste país contribui para a formação de mal informados com diploma. Os microclimas e as próprias colocações de muitos responde às perguntas pífias que eles mesmo fazem.
Agora uma coisa interessante que comentaram. No caso da cidade de Vitória e tomo a liberdade de acrescentar Vila Velha ES.
Tive a oportunidade de morar e trabalhar nesta região por 3 meses. Notei que realmente o clima é um pouco diferente de outras cidades praianas.
Continuando.. Mas notei também que muitas praias de lá apresentam águas extremamente frias. Verifiquei um mapa de correntes marinhas. Quentes e frias e constatei que sim, passava uma corrente fria por aquela região. Está mais do que comprovado que as águas dos mares e oceanos interferem no macro clima e que graças ao domínio das águas comprindo a superfície da Terra, é o que torna, ainda suportável viveraos na terra. Mas é quanto ao micro climas? Estes são também influenciados pelas correntes marinhas? Eu tenho pra mim que sim, observando as particularidades e correlacionamento entre estas. Agradeço muito se puder tirar está dúvida. Mais uma vez obrigado e desculpa pelo texto alongado.
eu odeio o calor do rio de janeiro, ainda ei de morrer e ser enterrado em lugar fresco, não temo nem outono…pde se dizer outônoinferno.
Fiquei com uma dúvida sobre o calor do Rio, digitei e olhe só quem apareceu para esclarecer minha dúvida: minha sobrinha querida.
Tem gente mesmo grosseira neste mundo, heinm!
Saiba que você me esclareceu e eu estou muito orgulhosa de você!
Beijo da tia Ângela
Obrigada, tia Ângela. Seu feedback em especial sempre é maravilhoso.
De qualquer maneira, pretendo reescrever esse post para deixar alguns pontos mais claros. Só não sei quando 😉
Beijos
Sem contar que Rio de Janeiro a própria capital é litoral, já SP não é litoral está bem mais acima que o Rio!!! Pq se vc for pra Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo até Baixada da cidade do Rio, vai ver como o clima muda nesses lugares!
Será que a baía de Guanabara – um grande corpo de água quente – não interfere na atmosfera, esquentando mais a região metropolitana na cidade do Rio de Janeiro?
Também acho que os maciços da Tijuca e Pedra Branca meio que bloqueiam os ventos marítimos frescos já que ambos estão praticamente a beira mar.
Outro ponto pode ser também o fato de que a serra não está tão perto da cidade, então a chuva orográfica está mais distante e não afeta em nada na cidade a ponto de refrescar o calor