[testimonial company=”Juiz de Fora-MG” author=”Renan Tristão”] “Na segunda foto, feita hoje, creio que as nuvens são do tipo Altocumulus.” [/testimonial]
Renan, você me deixou na dúvida. Podem ser Altocumulus (Ac). Mas também podem ser Stratocumulus (Sc).
Normalmente, os observadores de nuvens fazem o seguinte: apontam o polegar para um elemento da camada de nuvens (para um desses rolinhos individuais). Se a nuvem for mais ou menos do tamanho do polegar, é Altocumulus. Se for maior que o polegar, aproximando-se do tamanho de sua mão, então é Stratocumulus.
Essa regrinha dá certo por um motivo muito simples: Ac são nuvens médias e estão localizadas em alturas superiores a 3000m. Por outro lado, Sc são nuvens baixas, localizadas em alturas abaixo dos 3000m. E sabemos que objetos mais próximos parecem maiores (não significa que são necessariamente maiores).

Sendo assim, você me pegou! Não sei dizer se são Sc ou Ac. Há outros indicativos também. Por exemplo, se uma frente fria está se aproximando, muito provavelmente trata-se de uma nuvem Ac. As nuvens Ac normalmente aparecem no dia seguinte após o surgimento dos primeiros Ci ou Cs que indicam a aproximação de uma frente fria.

Por outro lado, se a fotografia foi tirada num horário próximo do por do Sol, após um dia com bastante nuvens Cumulus no céu, muito provavelmente trata-se de uma nuvem Sc. Normalmente, quando nuvens Cumulus ou Cumulonimbus começam a se desfazer, elas ‘transforma-se’ em nuvens Sc.
Obrigada pela foto, Renan!
Samantha, obrigado por postar a foto para o pessoal dar uma olhada. Eu estava em grande dúvida com o tipo de nuvem em destaque, mas acho que você matou a charada: Provavelmente são Stratocumulus (Sc)! Isso porque neste dia houve muitas (inconfundíveis,rs) nuvens Cumulus e estava começando a anoitecer. Para quem ainda é um iniciante na observação de nuvens como eu, às vezes fica difícil reconhecer entre Stratocumulus, Altocumulus e Cirrocumulus. Mas sua dica do dedo polegar foi bem legal. Mais uma vez, agradecido pelas explanações 🙂