Já mencionei aqui no bloguinho inúmeras vezes: o frio mata!
Eu sei que muita gente romantiza o frio e gosta de neve. Eu também prefiro o frio, mas o frio intenso mata. Países com matriz energética obsoleta, além de poluirem a atmosfera e emitirem gases estufa, também são matrizes energéticas ineficientes. Os países do leste europeu tem exatamente esse quadro. A população mais carente desses locais sofre muito na época do frio. Se até em São Paulo-SP há registros de moradores de rua que morrem de frio e de pessoas que acabam incendiando acidentalmente suas humildes moradias na tentativa de acenderem velas ou latas com álcool para se aquecerem, imagine em localidades onde a temperatura média no inferno é inferior a 0°C.
Hoje li uma notícia interessante: mendigos espanhóis apresentaram a previsão do tempo no rádio. Daí uma emissora de TV romena gostou da ideia e resolveu fazer uma versão para a TV, com mendigos maltrapilhos. Eu procurei o vídeo no Youtube mas não encontrei.
No final da apresentação, é divulgada uma mensagem estimulando a doação de roupas e outros produtos, em prol dos moradores de rua. Achei a ideia da propaganda de conscientização e de mobilização das pessoas para atitudes solidárias muito genial! Certamente fará com que as pessoas que estão vendo TV no conforto de seus lares tenham atitudes mais solidárias e quem sabe separem aquele agasalho em bom estado para doação.
P.S.: o querido Rafael Toshio encontrou o link com o vídeo para a apresentação da TV Romena. Obrigada 🙂
tá aqui:
http://www.primatv.ro/stiri-focus/zilele-sperantei-4.html
Eu estava procurando só no Youtube 😛
Obrigadão, Toshio 🙂
Adoro o frio, mas isso é apenas um incentivo a mais para eu ajudar aqueles que precisam durante o inverno. Eu participo de uma ONG que doa agasalhos para os moradores de rua, a gente também dá sopa quente e cobertores. É muito gratificante, convido todos a ajudarem nossos irmãos sempre que possível, e esta ideia da emissora de TV foi simplesmente sensacional.