Cresce o número de pessoas que negam que a atividade humana é uma grande responsável pelas mudanças climáticas. Infelizmente, conheço colegas meteorologistas que fazem parte deste time.
Apesar de todas as evidências indicando que as atividades humanas modificaram o clima, alguns colegas continuam dizendo que é tudo uma farsa. Usam essa palavra: farsa. Há até um brasileiro que ficou muito famoso, participando de programas de entrevista e usando seu largo sorriso e lábia de um vendedor de porta em porta, dizendo aos quatro cantos que todos os pesquisadores que estudam as mudanças climáticas não são profissionais.
Recentemente, Bob Ryan (Ex-Presidente da AMS – Sociedade Meteorológica Americana) e John Toohey-Morales (Comissário de Assuntos Profissionais da AMS) escreveram uma carta aberta, criticando a atitude de profissionais (meteorologistas e outros profissionais que estudam climatologia) que contrubuem, conscientimente ou não, para negar o aquecimento global. O Prof.Dr. Alexandre Costa, da Universidade Estadual do Ceará, traduziu este comunicado e publicou em seu blog.
Um importante alerta que devo fazer: já ouvi alguns professores de geografia e ciências do ensino fundamental e médio negando o aquecimento global, infelizmente. Muitos deles fazem isso com a equivocada ideia de que estão esclarecendo seus alunos. É um engano terrível, que pode ter consequências muito sérias no futuro profissional das crianças e adolescentes. Eu diria que negar o aquecimento global em sala de aula é muito equivalente a ensinar o criacionismo no lugar da teoria da evolução.
A carta desses importantes cientistas pode ser complementada com as palavras dos professores da USP Tércio Ambrizzi e Paulo Artaxo, publicada há alguns meses no Jornal da USP. Essa carta foi um delicado tapa de pelica no Prof. Ricardo Felicio, também docente da USP. Felício é o dono do largo sorriso e da lábia de vendedor de porta em porta, que em 2012 prestou um enorme desserviço a ciência aparecendo em alguns programas popularescos de TV negando o aquecimento global. Pois é gente, o tal apelo à autoridade é algo muito sério. Imagino que muitas pessoas assistiram as aparições de Felício e disseram nos churrascos de família: “O prof da USP disse, então é verdade”.
Tento fazer a minha parte para que as pessoas tenham informações científicas e aprendam. Sempre busquem informação de qualidade e enriqueçam seus conhecimentos com muita leitura. Creio que apenas com o conhecimento é possível filtrar informações equivocadas.
E recomendo sempre o blog do Prof. Dr. Alexandre Costa.
O aquecimento global é inegável, observa-se um aumento da temperatura média planetária principalmente após o início crescente da industrialização. Creio que a única discussão possível de se fazer é se este aquecimento é UNICAMENTE causado pelo homem ou se há fatores naturais envolvidos. A Terra já teve períodos cuja temperatura média era bem maior que hoje em dia. Ademais, os dados meteorológicos e os satélites são tecnologias muito recentes, tudo o que podemos fazer é estimativas. Sim, podemos concluir que há uma tendência de aquecimento ao redor do mundo, mas será imutável? Será mesmo que todas aquelas hecatombes previstas por alguns climatologistas realmente acontecerá? O aquecimento é um FATO, suas consequências são TEORIA.