Para divulgar o Meteorópole, uso os perfis das redes sociais (@meteoropole e página no Facebook) e blogs e fóruns de pessoas que gostam do meu trabalho também compartilham postagens ou colocam meu link em suas listas. Creio que essas maneiras não são agressivas o deselegantes. Por mais que eu ame meu blog (se eu não amar, quem vai rs), não fico forçando ninguém a visitá-lo. Isso é chato pra caramba! Tenho a impressão que ao invés de atrair leitores, implorar para que as pessoas te visitem tem um efeito contrário. É bastante repulsivo, por melhor que seja o seu trabalho.
Pois bem, por que estou falando essas coisas? Outro dia fiz um comentário em um blog. Faço comentários em vários blogs, por razões diversas. Fora que há blogs que visito diariamente e nem faço nenhum comentário, pois não tenho nada a acrescentar.
E quem não faz comentário em blogs, notícias e postagens do Facebook nos dias de hoje? Acho que quase todo mundo tem esse costume. Ok, alguns exageram, falam besteira, xingam, são hostis e etc, mas o post não é sobre isso. O post é sobre comentários. E aproveito para me auto-criticar: eu gostaria que as pessoas comentassem mais nas minhas postagens, só que eu comento super pouco nos blogs que gosto. Ou seja: estou pedindo uma coisa que eu mesma não faço. Shame on me!
Bom, dando continuidade ao tema. Outro dia fiz um comentário em um blog X. O dono do blog simplesmente pegou o e-mail que usei para fazer o comentário e me inscreveu em uma newsletter sem minha solicitação! Eu fiz um simples comentário (onde era necesário nome e e-mail) e o dono do blog simplesmente começou a mandar newsletters sem a minha autorização.
Se você reparar, em algum lugar aí da barra lateral, é possível inscrever seu e-mail para receber minhas atualizações. Mas você faz isso se quiser. Para vocês terem uma idéia do que quero dizer, vou mostrar meus últimos e-mails, que recebi na noite de ontem e madrugada de hoje (28 de maio). Olhem isso:
Sim, são NOVE, eu disse NOVE E-MAILS de uma Newsletter que eu não me inscrevi. Estou bem longe de ser especialista em redes sociais ou comportamento na Internet, sou uma mera usuária de ferramentas. No entanto, o bom senso me diz que a) inscrever uma pessoa em uma newsletter sem seu consentimento é muito deselegante b) isso pra mim é spam c) Ao menos mandasse 1 email por dia, com os links para as postagens publicadas naquele dia.
Sem noção, viu!
Eu comentava bem mais em blogs, hoje eu reduzi isso ao mínimo sustentável, pois a ignorância, a rispidez e a falta de educação andam altas demais. É lamentável que as pessoas cheguem em um blog apenas para atacar ou o argumento, ou na maioria dos casos, o argumentador, já que parecem incapazes de sustentar suas próprias ideias sem agredir.
Hoje só comento onde sei que não serei atacada ou agredida na hora de expor uma opinião. E são poucos os lugares, o que é uma pena, pois blogs são feitos disso, interação, comentários, geração de ideias.
Felizmente nunca aconteceu comigo de alguém pegar meu email e colocar em uma newsletter que não quero receber. rs Mas que isso é desagradável, com certeza.
Abraço!
Oi Sybylla!
O pior é que as vezes o blogueiro quer receber comentários (no caso eu, rs, fico feliz com o seu). Só que vem um blogueiro sem noção desses e usa o e-mail do comentário como inscrição de newsletter e acredito que isso faça com que mais pessoas evitem comentar.
E você tem toda razão. A rispidez e a grosseria estão cada vez mais comuns na internet. Não sei se é saudosismo meu, mas tenho a impressão que há poucos anos atrás as coisas eram bem mais amigáveis. Hoje tudo é motivo para brigar. E nem to falando de ‘briga saudável’, quero dizer, debate de ideias, sem ofender ninguém. Falo de ofensa generalizada mesmo, sem nenhuma explicação. Tenho a impressão que as ofensas aumentaram, infelizmente 🙁
Abraço!
Me senti feliz em ler este artigo. Pensei que este era somente o meu pensamento a respeito.
Também me sinto desconfortável com esta agressividade. Me sinto invadida (rs) com isto de ficarem enviando diversos correios eletrônicos em situações que muitas vezes não me inscrevi.
Ou ainda, vc se inscreve em um blog que é parceiro de outro. Logo, começa a receber propagandas emails do blog parceiro e, ainda no rodapé há uma informação que vc está recebendo porque se inscreveu etc e tal.
Para mim é como se vc convidasse um amigo para jantar e um começa a convidar a outro (parceiro) para a dita janta.
E não é? Eu gosto de newsletters, acho que é um mecanismo legal para divulgar o seu trabalho. Mas tem que ter bom senso. Reunir todos os links em um e-mail semanal ou quinzenal me parece mais adequado.
Obrigada pela visita =)