Eu adoro Star Trek. Gosto de todo material da franquia (que até hoje da lucro, com filme em cartaz e tudo). Só que eu gosto principalmente de Star Trek: The Next Generation, que foi filmado no final da década de 80/início da década de 90. Costumo escrever alguns posts sobre o assunto no meu outro blog, por exemplo:
– Aqui falo sobre Jono, o menino que foi criado pelos talarians.
– Aqui falo sobre o Lt. Barclay, que sofria bullying
– Aqui falo mal do Wesley Crusher (só pra variar um pouquinho).
– Aqui falo sobre o último episódio da primeira temporada de Star Trek: TNG (um de meus episódios favoritos).
Mas enfim, outro dia eu estava pensando: será que algum personagem com a profissão de meteorologista já fez parte da série? Parece-me lógico que sim. Para determinar se um planeta é Classe M (se tem atmosfera parecida com a nossa), acho que o trabalho de um meteorologista pode ser necessário. Além disso, em vários episódios eles mencionam, indiretamente, previsão do tempo. Dizem, por exemplo, que a atmosfera de um certo local de planeta que acabam de visitar está instável e por isso precisam concluir os trabalhos logo.
Então fui consultar a Memory Alpha, a Wiki de Star Trek. Eu sinceramente não lembrava de um episódio com um meteorologista. Precisei apelar rs
Então encontrei um verbete sobre meteorologia. E encontrei um nome: Karl Jaeger. Quando li a descrição, lembrei do episódio (lembrei vagamente, preciso revê-lo). Acontece que eu asisti a série clássica há muito tempo. Era um tempo em que meu sonho era ser astrônoma! Eu não pensava em ser meteorologista, então um personagem com esta profissão não chamou minha atenção.

Pelo uniforme, os fãs da série já reconheceram. Karl Jaeger era um personagem da série clássica, um meteorologista que servia na patente de tenente na USS Enterprise NCC-1701. Ele participou de um episódio da série (Star Trek TOS: The Squire of Gothos) em que 3 personagens são teletransportados para o planeta Gothos, para procurar pelo Capitão Kirk (que estava desparecido na ocasião). As condições meteorológicas do planeta eram extremamente inóspitas, por isso seu conhecimento era de extrema importância.
Em Gothos morava um cara chamado Trelane. Ele era como o Q (só que o Q é muito mais legal). Trelane reconhece que o sobrenome Jaeger é de origem alemã e começa a conversar com ele em alemão, perguntando se Jaeger é um soldado e imitando uma marcha militar.
Ein Deutsch Soldat, nein?
(Um soldado Alemão, não?)
Jaeger responde que é apenas um cientista, não um militar. É interessante a gente pensar no contexto histórico da época em que Star Trek: TOS foi filmado. A série foi filmada na década de 60. O mundo ainda estava se recuperando da Segunda Grande Guerra. Tudo bem que a guerra tinha acabado uns 20 anos antes, mas um conflito daquelas proporções deixou muitas marcas. A Alemanha estava acabada. Vários militares respondiam por crimes de guerra. Talvez muitas pessoas associassem alemães à atividades militares.Talvez a ideia de Roddenberry aqui tenha sido mostrar que há alemães que se dedicam a outras atividades.
Não foi apenas neste episódio e nesta série da franquia que a meteorologia é mencionada. Destaquei este episódio porque acho que é o único em que um meteorologista ganha destaque.
E esse foi mais um daqueles posts que criei apenas para satisfazer minha curiosidade pessoal 😛
Adorei o post, mas principalmente o link para os comentários do último episódio da primeira temporada de TNG. Adoro esse episódio também por tudo o que você diz lá e outras coisinhas. Uma pena que resolveram colocar uma subtrama paralela envolvendo os romulanos que não vai pra lugar nenhum. Por mim a história poderia muito bem se focar toda na adequação (ou não) dessas pessoas a essa nova realidade, nos dando um vislumbre maior das diferenças entre nossa sociedade e a do Século XXIV. Teria enriquecido não só a trama como toda a franquia!
Abraços e parabéns pelo excelente blog!
É verdade. O episódio tem uma trama paralela com romulanos. Também não achei produtiva, necessária.
Morro de rir com o susto que uma das pessoas resgatadas tem ao ver Worf. hehehe
Muito obrigada pela visita, seja sempre bem-vindo.