É bastante difícil conseguir arrumar tempo para tratar de todos os assuntos relacionados à meteorologia aqui no Meteorópole. O blog é feito apenas por mim (e com ajuda de queridos colaboradores e apoiadores) e não é minha única atividade. Mas o querido leitor, colaborador e amigo Renan Tristão me lembro de algo muito importante, que eu já tinha começado a acompanhar: previsão de frio muito intenso em boa parte das Regiões Sul e Sudeste!
Há inclusive previsão de neve na Serra Gaúcha e Catarinense. Além de neve, sincelo e escarcha podem ocorrer!
Hoje pela manhã (por volta das 7h30min) eu vinha para o trabalho. Logo que acordei, o céu estava limpo e a temperatura estava agradável. Por volta das 7h30min – 8h00min, notei que uma camada de nuvens Sc/St começou a surgir. Logo em seguida, o céu ficou completamente encoberto. Isso já indica que a frente fria está se aproximando (está bem pertinho, na verdade):

As frentes frias começam a dar notícias de sua aproximação com nuvens altas, como Ci/Cs. As nuvens vão ficando mais baixas, até termos um céu tomado por nuvens Sc/St. A frente fria pode vir acompanhada de chuva e em casos assim temos nuvens Cb (cumulonimbus).
Quando falamos que uma frente fria vai chegar, não significa que o frio virá durante a passagem da frente. Durante a passagem da frente, a gente espera tempo instável e com possibilidade de chuva. Depois que a chuva passa é que o frio aparece! Para vocês terem uma ideia, consultei (hoje pela manhã) a previsão do CPTEC/INPE para minha cidade (São Paulo-SP):
Reparem como, segundo a previsão do CPTEC/INPE, o tempo fica muito instável entre domingo e segunda (com probabilidade de chuva). Na terça-feira e principalmente na quarta-feira a temperatura vai cair bastante. Há previsão de mínima de 5°C e máxima de apenas 14°C. Sendo assim, preparem seus casacos!
A Defesa Civil decreta estado de atenção quando a umidade relativa está muito baixa, quando as chuvas estão muito intensa e o nível dos rios está muito acima do valor médio e quando a temperatura está muito baixa. A Defesa Civil de São Paulo (e de outras cidades) inclusive divulga boletins com alertas. A Defesa Civil também atua em parceria com órgãos de Serviço Social, para cuidar da população carente e da população de rua. A população de rua é uma realidade muito triste, principalmente nas grandes cidades. Aqui em São Paulo, quem já andou pelo centro durante a madrugada já deve ter visto a enorme quantidade de pessoas que se juntam sob marquises (ou qualquer cantinho), abrigando-se da chuva e do frio.
Aqui em São Paulo-SP temos a Campanha do Agasalho. Sei que há iniciativas semelhantes em diversas localidades brasileiras. Se você tem um casaco que não usa mais e está em bom estado, doe! As caixas de doação estão em diversos locais. Vejo muitas em estações do metrô. Se você conhece o trabalho de alguma instituição de caridade, pode também realizar a doação através dessa instituição.
Como as frente frias vem do sul do país, os estados da Região Sul são os primeiros a sentirem os efeitos. da frente. Peguei por exemplo a previsão pada São José dos Ausentes, cidade da serra gaúcha. Além de estar mais ao sul, essa cidade também está localizada em altitude elevada, então o frio é mais intenso:
Percebam como em São José dos Ausentes-RS, a frente fria passa primeiro: a chuva já começa hoje (sexta-feira), se estenderá por todo fim de semana e já na segunda a temperatura começa a cair. Essas temperaturas mínimas negativas do início da próxima semana indicam a probabilidade de ocorrência de neve. Como neve é um fenômeno relativamente raro no Brasil (mesmo nas serras gaúcha e catarinense, não é sempre que ocorre), é algo que chama a atenção da imprensa e atrai turistas. É muito provável que no início da semana que vem, vejamos fotos de neve, turistas aproveitando na neve, sincelo, escarcha, pequenos cursos d’água parcialmente congelados, etc.
Bom, vou ficar esperando o frio e as fotografias. Agasalhem-se 🙂
Obrigado por postar este aviso =).
O órgão oficial de meteorologia nos EUA, o NOAA, divulgou um texto impressionante sobre esta onda polar que se aproxima do Brasil.
A Metsul, uma notável empresa de previsão do tempo do sul do país escreveu o seguinte texto:
“Boletim diário para a América do Sul desta sexta-feira que acaba de ser publicado pelo NOAA (Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera) descreve a onda de frio que atingirá o Cone Sul da América e o Rio Grande do Sul como “extraordinária” (remarkable), tal como a MetSul Meteorologia vem informando desde o começo da semana. A análise diz que a onda polar trará temperatura atípica para locais tão ao Norte como o Norte da Bolívia e o Sul peruano assim como para o Centro-Oeste do Brasil, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. De acordo com o NOAA, o fluxo de umidade que vem do mar trará neve para áreas costeiras da Patagônia até o Sul do Brasil, incluindo a província de Buenos Aires e ainda no Uruguai.
O boletim acrescenta que forte nevadas atingirão grande parte da Patagônia, alcançando Viedma e Bahia Blanca com acumulados de 10 a 15 centímetros. Deve nevar, diz o NOAA, na maior parte da província de Buenos Aires. Na área do Rio da Prata e no Sudeste do Uruguai podem ser esperadas pancadas de neve e de neve misturada com chuva (agua nieve). O NOAA afirma que a neve vai se estender às partes altas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná com acumulações de até 10 centímetros nos pontos mais elevados. Há 10 anos a MetSul acompanha os boletins do NOAA para a América do Sul, coordenados pelo meteorologista Michael Davidson, e jamais nossa equipe tinha visto previsão tão incisiva de frio para a nossa região, nem nas ondas de frio mais intensas dos últimos anos e que em alguns locais não serão superadas pela atual.”
Fonte: Metsul
Estou simplesmente IMPRESSIONADA com as previsões. Também estou muito satisfeita com a cobertura que os portais especializados, fóruns e institutos de meteorologia estão fazendo. Isso certamente faz com que a informação ganhe força e apareça na TV, que ainda é o meio de comunicação das massas.
Obrigada pelas novas informações, Renan. Até a NOAA!!!