Gente, a palavra do dia é SINCELO.
Eu lembrei dessa palavra anteontem, enquanto pensava nos posts que escrevi sobre alguns fenômenos relacionados com gelo (icicles e glaze). Eu tinha certeza que essa palavra tinha alguma coisa a ver com esses posts.
A primeira vez (e talvez única) que ouvi a palavra sincelo foi rapidamente em 2002, durante as aulas de Introdução a Ciências Atmosféricas, disciplina do primeiro semestre do curso de Bacharelado em Meteorologia. Eu era caloura na faculdade e estava super empolgada com qualquer coisa relacionada a meteorologia (como se eu não estivesse mais rs). Essa palavra, de alguma maneira, ficou guardada em uma caixinha bonitinha no meu cérebro.
O sincelo é um fenômeno que ocorre quando as gotinhas que compõe o nevoeiro congelam sobre superfícies ou objetos. Essas superfícies normalmente são galhos de árvores ou prédios. Normalmente, há um vento forte que ajuda a depositar as gotinhas sobre esses objetos. A observação mostra também que o fenômeno ocorre quando a temperatura do ar está entre -2°C e -8°C. Portanto, não esperem ver o sincelo ocorrendo no nevoeiro da subida da Serra do Mar.
E apenas lembrando que o nevoeiro nada mais é que uma nuvem St (Stratus) bem baixa e como toda nuvem, é um aglomerado de gotinhas.
O nome em inglês para sincelo é hard rime. Quando o sincelo é brando, apenas uma cobertura bem suave sobre o objeto, recebe também o nome de escarcha (que em inglês, chamam apenas de rime).
Aqui no Brasil, tem sincelo?
Tem sim. Apesar de ser um fenômeno muito raro, o sincelo ocorre nas mesmas regiões onde costumamos registrar neve (Serra Gaúcha e Catarinense, principalmente). A fotografia abaixo, obtida no site do Estadão, mostra o fenômeno em Urupema, cidade da Serra Catarinense:
Infelizmente não encontrei referência sobre a data da foto acima. E em Portugal, encontrei uma foto do fenômeno na localidade transmontana de Trancoso:
A imagem acima é da Wikimedia Commons e é de 2 de março de 2007, segundo a descrição. Reparem como o sincelo tomou conta dos galhos das árvores dessa cidade portuguesa.
E eu não pude deixar de fazer a comparação:
> Trancoso, Bahia, Brasil:

> Trancoso, província da Beira Alta, Portugal:

Onde você preferiria estar? Eu adoro frio, mas é inegável que o cenário da primeira foto é mais bonito e animador. Eu gosto de frio com céu limpo, situação que ocorre com frequência no inverno de São Paulo e Paraná, por exemplo. Adoro o céu limpo do inverno, é uma luz maravilhosa para tirar fotos. Inverno todo branquinho… não acho nada animador para começar um dia.
Pena que você não cita as referencias no texto.
Pois me diga qual referência está faltando que eu corrijo isso. Coloquei links ao longo do texto, conforme fui escrevendo. Esses links são as referências, basta clicar neles.