
O Willians Minhoto compartilhou esse vídeo em um grupo de meteorologia que faço parte. Infelizmente o vídeo não pode ser incorporado no post.
Acontece que uma onda de calor está tão intensa na China que, de acordo com o vídeo, os chineses estão fritando carne no chão de mármore. As temperaturas passam dos 35°C. O vídeo também mostra velas sendo derretidas, devido o calor excessivo. Trata-se de uma notícia da BBC, do dia 31/07/2013.
Mármore, asfalto, concreto e outros materiais aquecem rapidamente e intensamente com a radiação solar, quando comparados com água ou grama. Quem já tentou andar descalço no asfalto ou na areia da praia por volta do meio dia de um dia de verão e já fez a mesma experiência sobre um gramado, deve ter notado a diferença. Tenho certeza que o calor absorvido pelo piso de mármore pode derreter uma vela. Pode até “fritar” a parte mais externa de um bife, mas dificilmente o cozinharia suficientemente para pudesse ser comido. Ok, não vamos nem comentar que o chão é cheio de bactérias e toda sorte de outros microorganismos.
Em alguns lugares, a temperatura passou de 41°C. O Governo Chinês divulgou alertas para a população e declarou que pode ser a pior onda de calor dos últimos 140 anos.

Ah sim, acabei achando outro vídeo com a vela sendo derretida:
A China tem um clima de extremos. Durante o verão, a grande continentalidade onde está inserida favorece as altas temperaturas, ao passo que pelo mesmo motivo as ondas de frio chegam bem fortes por lá no inverno.