Essa experiência do círculo de cores é bem interessante, mas normalmente é apresentada por aí como ‘mágica’, ou seja, apenas como uma demonstração de entretenimento. É um experimento bem conhecido e que pode ser usado para explicar porque as nuvens são brancas, por exemplo.
É muito simples e introduz os primeiros conceitos de óptica para as crianças.
O círculo de cores é também chamado de Isaac Newton (pois a ele atribui-se o fato de ter descoberto que a luz branca do Sol é composta pelas sete cores do arco-íris) . Ao entrar em movimento, cada cor do disco de Newton se sobrepõe em nossa retina, dando uma sensação de mistura. Com velocidade suficiente a as cores corretas, o disco fica com a ilusão de ficar branco (ou cinza claro).

Materiais Necessários:
– cartolina branca
– lápis de cor
– compasso
– lápis preto
– régua
– borracha
Passo a passo:
– Com a ajuda do compasso, desenhar um círculo de aproximadamente 15cm de diâmetro e recortá-lo;
– Dividir em sete partes iguais.
– Pintar cada uma dessas partes com sete cores diferentes: verde, amarelo, vermelho, violeta, verde-água, roxo, alaranjado e azul-marinho. Se ao invés de ser pintado a mão o disco for impresso no computador, a experiência funciona melhor, pois a coloração fica mais uniforme. No entanto, didaticamente, os professores podem preferir pedir para que as crianças pintem.
– Realizar um furo no centro do círculo e acrescentar um lápis, para que possa ser girado rapidamente. Com o giro, as cores ficarão sobrepostas em nossa retina, dando a impressão de um disco todo branco.
Comente