• Política de Privacidade
  • Sobre Mim
  • Sobre o Projeto
  • Contato
  • Skip to primary navigation
  • Skip to main content
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer

Meteorópole

Uma meteorologista além da Meteorologia

  • Início
  • Sobre
    • Sobre o Projeto
    • Sobre Mim
    • Palestras
    • Parceria
    • Anuncie!
  • Experiências
  • Aliada da Professora
  • Perguntas sobre Meteorologia
    • Envie sua foto meteorológica
    • Faça sua pergunta
  • Contato
  • Show Search
Hide Search
You are here: Home / Blog / Lilapsofobia – que diacho é isso?

Lilapsofobia – que diacho é isso?

30/07/2014 By Samantha 21 Comments

Muita gente sofre com fobias, aqueles medos paralisantes que impedem o indivíduo de chegar perto ou até de pensar no objeto do medo.

Recentemente encontrei na Wikipedia uma Lista de Fobias. “Divirta-se” procurando sua fobia na lista. Eu tenho uma muito séria, muito paralisante mesmo: herpetofobia, que é o medo de répteis ou coisas que se arrastam. Bom, meu medo concentra-se em jacarés, cobras, lagartos e lagartixas. E lagartixas são bichinhos bem comuns na maior parte do país. E confesso que enquanto escrevo isso, olho para o chão e paredes preocupada com a provável proximidade de uma delas.

Eu sei que vocês vão dizer: “ah, mas é um bicho tão bonitinho” ou “ah, mas elas comem os insetos”. Eu não quero saber! Elas me assustam. Em uma conversa recente com amigos, tentei traçar a origem desse medo. O fato é que ouvi histórias demais na infância. Por exemplo:

– Uma senhora, mãe de um amigo de meu pai, contou que uma lagartixa caiu em seu cabelo enquanto dormia (só de escrever me dá pavor!).

– Minha professora da segunda série conta que uma vez uma lagartixa caiu no café de uma colega dela. O café ficou envenenado (ok, vocês vão dizer que isso é impossível) e ela foi parar no hospital.

– Eu dormia na parte de cima de um beliche e via as cidadãs passando PERTINHO DE MIM.

Enfim, essas histórias podem explicar esse medo.

Tornado ocorrido em 3 de maio de 1999, em Oklahoma. Foto de Daphne Zaras. Wikimedia Commons
Tornado ocorrido em 3 de maio de 1999, em Oklahoma. Foto de Daphne Zaras. Wikimedia Commons

Mas, vamos ao medo que é título desse post: lilapsofobia. É o medo de tornados e furacões. Aparentemente, as pessoas que sofrem de lilapsofobia sofreram alguma experiência bem negativa envolvendo essas tempestades severas: danos materiais, ferimentos, morte de entes queridos, etc. Em outros casos, a pessoa foi a única sobrevivente de uma tempestade em sua casa ou em sua vizinhança e então sente-se culpada por isso.

Acabo de lembrar de um episódio de Desperate Housewives em que um tornado atinge Wisteria Lane. Lynette e sua família sobrevivem e ela não chega a ter lipso
Acabo de lembrar de um episódio de Desperate Housewives em que um tornado atinge Wisteria Lane. Lynette e sua família sobrevivem e ela não chega a ter lilapsofobia, mas começa a ter vontade de ser religiosa. Ela quer entender porque a família foi poupada.

Pessoas que passaram por esse tipo de experiência devastadora, além da lilapsofobia, podem sofrer de Transtorno do Estresse Pós-Traumático.

A lilapsofobia também pode ser aprendida: se seus familiares ou amigos tem essa fobia, ela pode ser “aprendida” por você. O que me faz voltar na herpetofobia: meus futuros filhos aprenderão isso? Ou vão querer ter uma iguana de estimação só para me atormentar?

Claro que é completamente normal verificar a previsão do tempo e os boletins de tempo severo. Aqui no Brasil não temos tanto essa cultura, mas em cidades norte-americanas onde tornados são comuns, toda a infra-estrutura da cidade é feita para que os moradores tenham acesso aos boletins e aos alertas. Só que a pessoa que sofre de lilapsofobia  fica checando os serviços de previsão do tempo de maneira exagerada. Chegam inclusive a deixar de sair de casa se houver previsão de tempestade. Alguns chegam ao ponto de não querer sair de casa até em dias ensolarados, questionando a previsão do tempo ou acreditando que uma tormenta pode surgir “do nada”. Fobias são incapacitantes.

E sim, minha herpetofobia é um pouco incapacitante. Uma vez fiquei paralisada na cozinha do trabalho depois de ver uma lagartixa dentro da cuba da pia. Deixei um pedaço delicioso de bolo cair no chão e senti um aperto horrível no peito.

Acho que o Nimbus não sofre de nenhuma fobia, ele curte meteorologia mesmo. Fonte: Maurício de Souza Produções
Acho que o Nimbus não sofre de nenhuma fobia, ele curte meteorologia mesmo. Fonte: Maurício de Souza Produções

Além da lilapsfobia, outra fobia relacionada com meteorologia e muito mais comum é a astrofobia, que é o medo irracional de trovões, relâmpagos e raios. Também pode ser incapacitante e também faz o sujeito ter obsessão pela verificação da previsão do tempo.

Fonte: Free Digital Photos
Fonte: Free Digital Photos

Outra fobia relacionada com Meteorologia que encontrei é a ombrofobia, que é o medo da chuva.

Se isso não é ombrofobia.... Fonte: Maurício de Souza Produções.
Se isso não é ombrofobia…. Fonte: Maurício de Souza Produções.

A aerofobia é o medo de ventos, engolir ar ou aspirar substâncias tóxicas. Há um nome mais direcionado ao medo de ventos: anemofobia.

A fengofobia é o medo do nascer do Sol ou medo da luz do dia. A heliofobia é um medo relacionado a este último: como o nome sugere, é o medo do Sol. Opositores dirão que sofro disso, só porque sou preocupada com fotoproteção.

Como eu indiquei antes, há uma lista de fobias. Para tratá-las, acredito o tratamento psicoterápico é a melhor forma. Meu medo de lagartixa está bem melhor. Acho que em alguns casos passa com o tempo.

***

Fontes

Leia mais sobre lilapsofobia e astrofobia.

Compartilhe:

  • Clique para enviar por e-mail a um amigo(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Skype(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Pocket(abre em nova janela)

Filed Under: Blog, Furacão, Saúde e Meteorologia, Tornado Tagged With: Curiosidades, fobias, tornado

Reader Interactions

Comments

  1. Humberto Junior says

    30/07/2014 at 6:12 pm

    Minha mãe na época em que morou em São Paulo (já que palmito , viu umas duas pessoas morrerem por terem comido palmito. Provavelmente o palmito estava estragado e eles contraíram botulismo ou alguma outra intoxicação alimentar. Independente do que ocorreu de fato minha mãe contraiu uma verdadeira fobia a palmito. Ela não come, não compra, nem sequer olha pra palmito rsrsr. E esse medo dela passou pros filhos também, pois nem eu e nem meus irmãos comemos palmito. Acredito que nenhum de nós sequer sabe o gosto rs. Como aqui em Aracaju não é um costume nosso comer palmito isso não chega a ser um problema. Mas convenhamos que é um medo bem estranho…

  2. Humberto Júnior says

    30/07/2014 at 6:18 pm

    Meu comentário saiu meio bugado no inicio, mas onde se lê: “Minha mãe na época em que morou em São Paulo (já que palmito , viu umas duas pessoas morrerem por terem comido palmito.” leia-se: “Minha mãe na época em que morou em São Paulo viu umas duas pessoas morrerem por terem comido palmito.”

  3. Sybylla says

    30/07/2014 at 7:45 pm

    A minha fobia é com altura. Eu não subo num banquinho pra trocar uma lâmpada! Não subo numa escadinha pra pegar um livro na parte mais alta da estante! Shopping Eldorado, num chego perto dos parapeitos de vidro e desço escada rolante de olhos fechados!

    Agora, de onde isso vem, eu realmente não sei. Mas minha mãe conta que eu era bebê e me apoiei na cabeceira da cama pra olhar pela janela de um apartamento que a gente morava no sul (eu não sou de SP, eu nasci no Paraná). Não tinha tela na janela e a gente mora no alto, então quando ela viu, foi bem quietinha até mim e me agarrou de supetão, o que me fez começar a chorar na hora, acho que pelo susto. Talvez tenha sido o susto, associado à altura, sei lá.

    Mas sério… eu travei na ponte Eusébio Matoso uma vez que precisei da ajuda da CET pra atravessar. 🙁

  4. Samantha says

    01/08/2014 at 7:44 pm

    Caramba, medo de palmito?
    Pior que conheço outras pessoas que tem essa preocupação. Algumas fervem o palmito antes de consumir (tira um pouco do sabor, na minha opinião).
    E é tão gostoso rsrsrs

  5. Samantha says

    01/08/2014 at 7:45 pm

    Caramba, mas ali é horrível para atravessar também! Ainda bem que tinha um agente pra ajudar. 🙁
    Pode ser q seu medo de altura tenha essa origem. Pra vc ver, com altura não tenho tanto problema (exceto pelos sintomas de labirintite que tenho, se eu mudar de altura rapidamente fico meio tonta).

  6. Renan says

    05/08/2014 at 12:27 am

    A minha chama-se “Motefobia”, que é o medo de mariposas e borboletas. Pode parecer ridículo ter medo destes insetos, ainda mais que sou homem (aí vem aquele machismo bobo).

    No entanto, eu só tenho medo dos espécimes de maiores dimensões. Existe uma espécie de mariposa brasileira, muito comum por sinal, que é popularmente chamada de “bruxa”, que são grandes mariposas, geralmente com mais de 15cm de envergadura. Eu simplesmente tenho PÂNICO desta espécie! Quando vejo uma, a minha única reação é fugir o mais rápido possível. Este medo já me causou constrangimentos algumas vezes…algum dia ainda perco o medo desse bicho, que é tão inofensivo.

  7. Maria Eduarda says

    14/01/2015 at 9:03 am

    Olá!
    Bom, eu tenho Lilapsofobia dês de que começou a chover e ventar muito forte aqui no Rio Grande do Sul. Eu sempre tive medo de tornado e furacão, mas depois daqueles ventos, tornaram-se um medo irracional.
    Não pode começar a ventar mais forte que o normal que eu fico maluca, paranóica. Minhas mãos ficam tremendo e tenho que tomar calmantes para não ter um ataque. Fico checando a previsão de tempo constantemente e quando tem chuva marcada para o dia, eu fico preocupada demais.
    Para piorar, eu assisto alguns vídeos de tornados e fico ainda mais assustada, por mais que eu saiba que as condições de acontecer um tornado no Brasil são extremamente pequenas. Mas pode acontecer, pois aconteceu em São Paulo em 2005.
    Só não aguento mais essa paranoia, não consigo dormir a noite, isto está me deixando maluca.

  8. Samantha says

    14/01/2015 at 1:01 pm

    Nossa, Maria Eduarda… imagino 🙁
    Certa vez eu assisti um documentário sobre fobias. As pessoas tinham todo tipo de fobia e conseguiam tratar com profissionais especializados em fobias (psicanalise, psicoterapia em geral, etc). E depois que tratavam, tinham uma vida mais tranquila e sem a ansiedade gerada pela fobia (ou pelo menos podiam reduzir essa ansiedade). Se esse medo te incomoda muito e atrapalha seu convívio social, procure um profissional especializado em fobias. Ele pode te ajudar!
    Espero que você fique bem!
    Abraços

  9. Nicole Alves says

    12/04/2018 at 8:06 pm

    Eu tenho fobia de lagartixa, é só falar que eu já olho para as paredes procurando se não tem alguma.
    Mas essa fobia não foi causada por nenhum evento traumático (até porque eu nunca cheguei perto desse bicho asqueroso e nojento) perguntei para minha mãe se ela já tinha sofrido algum trauma enquanto estava grávida de mim e ela me disse que não, só me disse que desde quando eu era bebê se eu vi uma lagartixa eu começava a chorar desesperadamente, o que acontece até hoje.
    Não sei se algum dia eu vou parar de ter essa fobia mas eu acredito que não, já tentei não ter medo mas o resultado é sempre o mesmo : eu paralisada chorando desesperadamente.

  10. Samantha says

    13/04/2018 at 2:58 pm

    Olá Nicole, obrigada pela visita
    Já me sugeriram procurar um tratamento especializado, pois há psicólogos especialistas em tratar fobias. Ainda nao busquei tratamento, vamos levando rsrs (rindo de nervoso).

    Abraços 😉

  11. Maria_ Vovo_Linda says

    24/11/2018 at 5:51 pm

    Eu estou desesperada para parar de ter medo de lagartixa pois sempre no final do ano minha casa fica cheia e eu tenho surtos de panico e minha mãe fica me xingando achando que e bobeira sendo que tem uma morando na minha estante e ela procrio mas antes disso aconteceu varias historias e esse medo foi aumentando mais ainda.

    Historias;

    1-antigamente eu não tinha esse medo minha mãe diz que eu tive uma psicologa que disse que quem tem medo de lagartixa tem medo da morte mas ele não começou com isso.
    Eu acho que foi depois que caiu uma na cara da minha irma nesse dia eu ri da cara dela mas depois…..
    Eu fui buscar meu fone na sala e acabei pisando em uma eu fiquei com tanta raiva, ódio, nojo, agonia….etc

    2-Essa aconteceu ontem eu estava de boas arrumando meu quarto e não havia nada atras da porta mas ai eu me virei e do nadaaaaaa mano do naddadddadda apareceu a praga la no meu quarto e eu disse para minha mãe que não dormia la mas ai ela tava com tanta raiva que mato o bicho e eu fiquei com consciência pesada :\

  12. Samantha says

    28/11/2018 at 2:43 pm

    Ai, eu ri da segunda história, Maria hahahaha.
    Acho que esse medo de lagartixa tem a ver com medo de répteis em geral, porque muitos são peçonhentos ou perigosos.
    Bom, vamos vivendo e rindo com nossas histórias, hahaha.
    Obrigada pela visita.

  13. Monique dos Reis Barata says

    26/12/2018 at 7:17 am

    Tenho muito pavor de largartixa e rã não sei mais o que faço ex se estou deitada no meu quarto e tem uma largartixa na parede tipo agora que tem uma na parede já é um grande motivo pra mim perder o sono a rã fizeram uma brincadeira de mal gosto comigo no sitio mandaram eu fechar os olhos e abrir a mão quando senti aquele negócio gelada e mole joguei pra cima e sai correndo

  14. Cecilia says

    08/01/2019 at 3:05 pm

    Bom,eu simplesmente tenho pavor de lagartixa,aqui na minha região é mais conhecida como “osga”.Arrrrrg!!!Nojo!
    A minha história é a seguinte: acho que eu tinha uns 9/10 anos quando eu vi uma lagartixa pulando no mosquiteiro da cama da minha irmã; descendo até a cama próximo ao pé dela; e isso acontecia toda noite.
    um dia eu falei para o meu pai que tinha uma osga chupando o pé da minha irmã e ninguém acreditou em mim. Eu já não dormia com medo dessa maldita.insistir na história até que meu pai ficou escondido esperando a osga pular no mosquiteiro e se aproximar do pé da minha irmã (vale ressaltar que minha irmã estava com uma ferida no pé que não sarava).por fim meu pai deu uma vassourada nela que era enorme, bem gorda mesmo e simplesmente ela sumiu e nunca mais apareceu. As pessoas vivem dizendo que a lagartixa não chupa sangue, mas então porque ela come o mosquito, para mim é porque ele está cheio de sangue.(risos)
    Hoje na vida adulta,ainda tenho medo,mas pelo menos as pequenininhas eu já consigo matar. O meu quarto é todo vedado e não abro minha janela, toda noite eu me asseguro de que não há nenhuma lagartixa dentro do meu quarto. Sempre procuro ler artigos relacionados a esse assunto e no geral isso sempre me ajuda.
    Abraços a todos os que comungam do mesmo pavor.
    Risos

  15. Diuly says

    15/01/2019 at 6:14 am

    Olá, vejo que não sou a única que tem medo, pavor e desespero de lagartixas. Quero muito fazer um tratamento, mas sei onde procurar. Mais alguém aqui tem interesse em tratar isso? Poderíamos fazer um grupo é trocar nossas experiências. Vou deixar meu zap. 983724911

  16. Samantha says

    18/01/2019 at 9:19 pm

    Ai, que história horrível, gente. Quem tem fobia sabe, sente na pele o pavor de quem tem a mesma fobia.
    Uma conhecida minha ficou 3h fora da propria casa tamanho o medo. Esperou o marido chegar do trabalho para espantar a bichinha.

  17. Cah says

    29/03/2019 at 7:27 pm

    Eu tenho muito medo de quase tudo,passarinhos,peixes,borboletas,sapos,besouros,calango, largatixa,barata,entre outris.O unico animal que gosto é cachorro.Mais ultimamente meu medo por largatixa esta ficando serio eu nao consigo tirar isso da minha cabeça pra nada,estou ficando preocupada e nervosa com isso… antes eu nao tinha tanto mais quando eu era pequenininha , eu estava pulando na lavanderia ajudando minha mãe quando de repente comecei sentir uma coceira na perna,eu olhei de um lado e vi apenas o rabo da bicha ,eu pensei q fosse daqueles trem que tem em vassoura que costumamos chamar de “vassoura dura” eu fui pegar e quando vi era uma largatixa,fiquei muito desesperada chorei muito comecei a pular e ela subia e minha mãe me xingando.Então eu não me acalmava minha mãe me deu umas coisas pra eu me acalmar lembro muito bem.Não esqueço nunca.E desde então eu tenho muito medo daquele bicho feio e nojento,e meus pais,familiares,amigos sempre riem de mim quando vejo alguma e corro ou começo chorar.E isso me deixa muito nervosa ja tentei perder esse medo e não consigo.E agora esses dias tem aparecido muitas aqui em casa ,eu fico sozinha grande parte do dia e quando aparece eu fico no cômodo mais longe começo rezar,chorar,fico preocupada em ela vim.E quando chega alguém e peço pra tirar ela ,ai ela já sumiu ai começo ter paranoias do tipo “se eu abrir o fogão ela vai ta la dentro” “se eu fechar a janela vou espremer ela la em cima e ela vai cair em mim” “se eu pular ela vai aparecer na minha perna” “Ela vai aparecer na minha comida”

  18. Zayra says

    06/11/2019 at 8:51 am

    Que triste só de ler os comentários de vcs sobre lagartixas deu vontade de chorar, vou procurar tratamento médico tenho horror desse bixo e de rãs também. Sempre que vou ao banheiro a noite tenho medo de fechar a porta e prensar uma lagartixa e ela cair ou correr pro meu lado. Gente é muita angústia que tenho quando vejo uma, dói muito Deus.

  19. Ágata says

    19/02/2020 at 3:22 am

    Eu tenho fobia de lagartixa desde pequena, não consigo ficar no mesmo comodo que ela e parece que elas me perseguem. Percebi esse medo com uns 9 anos, hoje tenho 24 anos e parece que esse medo piorou, eu passei a hiperventilar, antigamente minha família implicava muito porque eles tinham que ficar me socorrendo, mas agora sempre que eles veem uma já saem ao meu socorro.

  20. Emilly Anne says

    27/06/2020 at 4:39 pm

    Olá, tenho 12 anos.Tenho um medo tão grande que não posso nem ver uma independentemente da distância. Uma vez (historia do meu pai ) ele estava dormindo na casa da minha avó sem camisa e só escutou o barulho dela caindo no peito dele (só de pensar nisso eu começo a chorar ). Tenho outra história (essa aconteceu com a minha prima),ela tava passando pelo o corredor e caiu na cabeça dela (ela não tem tanto medo),ela não sabia o que que era ,mas quando balançou a cabeça ela viu .KKKKK rir para não chorar né rsrs

  21. Flavia de Alencar Andrade says

    14/07/2020 at 7:24 am

    Que história horrível essa do dedo do pé. Estou tendo crise de ansiedade, dava tudo pra não ter lido essa história pois até então isso eu desconhecia.
    Bom tenho todos esses problemas tb, Impensável estar no mesmo ambiente que elas.
    Resolvi procurar ajuda quando nasceu minha primeira filha, pois não queria que ela presenciasse minhas crises de histeria ansiedade pânico e muito menos que adquirisse essa fobia.
    A terapia tem me ajudado muito a controlar a ansiedade, não vivo sem mais .
    Mas hj tenho outro problema, além de medo e fobia, sinto extremo nojo dela e dos lugares em que ela passou. Isso tem sido ainda mais paralisante e na maioria das vezes me faz limpar lugares várias vezes.
    É muito sofrimento viver com essas sombras, parece que nunca estou livre leve e solta.

Comente Cancelar resposta

Primary Sidebar

Minhas redes sociais

  • Twitter
  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn
  • Pinterest

Publicidade

Gosta do Meteorópole?

Doe pelo PicPay: @samanthaweather

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Categorias

Blogroll

  • Aqui só tem História!
  • Das Minucias – Lorena
  • Habeas Mentem
  • Mamãe Plugada
  • Meteorologia Sinótica (Prof. Rita Ynoue)
  • Momentum Saga
  • Monolito Nimbus
  • Outra Cozinha (Carla Soares)
  • Poeira Cósmica (Aline Ribeiro)
  • Tá em promoção! – Blog

Banners de Blogs Bacanas (BBB)



Informações Importantes

  • Política de Privacidade
  • Sobre Mim
  • Sobre o Projeto
  • Contato

FAQ

Qual a menor temperatura registrada no Planeta Terra?
A menor temperatura registrada no planeta Terra foi -89,2°C e foi registrada na estação científica…

Clique para ver resposta completa

Footer

Tags

aquecimento global arte calendário do advento chuva classificação de nuvens clima cumulonimbus Curiosidades dicas divulgação científica dúvida do leitor educação ensino eventos feminismo ficção científica filosofia de buteco furacão leitura literatura livros maternidade mudança climática mudanças climáticas natal nuvens opinião palestras previsão do tempo profissão pseudociência publicidade raios reflexões religião resenha seca sobre escrever star trek são paulo tornado tufão vida de mãe vídeo vídeos

Posts Recentes

  • O que eu pensava em 2008?
  • De quando a Mulher Melancia me deu alguns trocados
  • Time waits for nobody
  • Para aprender a ensinar é preciso ter empatia
  • Humildade, comentários racistas e Ana Maria Braga

Meteorópole Copyright © 2021 · Hospedagem Gerenciada Girardi♥Pauly · Log in

#meteoropole no Instagram

No images found!
Try some other hashtag or username
loading Cancelar
Post não foi enviado - verifique os seus endereços de e-mail!
Verificação de e-mail falhou, tente novamente
Desculpe, seu blog não pode compartilhar posts por e-mail.