Pessoal, em primeiro lugar mil desculpas pela demora em publicar novas experiências. São tantos assuntos que pretendo abordar no Meteorópole que acabo muitas vezes negligenciando alguns posts.
Outro dia estava pensando em uma ideia simples e que pode ser implantada em qualquer escola: um relógio solar.
Qualquer escola, independentemente do tamanho e dos recursos financeiros que ela dispõe, pode realizar esse experimento. É muito fácil e ajuda o aluno a compreender o movimento aparente do Sol no céu.
O relógio solar é muito provavelmente a forma mais antiga de se medir o tempo. E para fazer um relógio, basicamente será necessária apenas uma haste!
De acordo com o ótimo Seara da Ciência (um site que visito e recomendo há anos), uma haste de 30 cm já é suficiente. Essa haste pode ser colocada sobre um patamar plano, no centro de uma pequena pracinha, por exemplo.
O relógio está pronto.
Ok, mas o que fazer agora? Para o relógio ser funcional, será necessário calibrá-lo. E para que essa calibração dê certo, você vai precisar de um relógio comum. Na figura acima (obtida no Seara da Ciência), há indicações das 7h até 17h. A calibração do relógio é relativamente simples:
Comece cedo e marque a posição da ponta da sombra da haste para cada hora completa. No exemplo da figura, foram marcados os pontos de 7 às 17 horas pois as sombras das 6 e 18 horas foram longas demais para o tamanho da base. Observe que a sombra é mínima perto do meio dia. A direção dessa sombra mínima indica a direção do meridiano do local, isto é, a direção Norte-Sul. Não é exatamente ao meio dia porque a hora oficial não coincide exatamente com a hora solar.
Esse relógio é muito fácil de fazer e calibrar mas é limitado pois só serve para uns poucos dias depois da calibração. Alguns dias depois, as linhas das horas vão mudar de direção e o relógio vai marcar horas erradas. A figura ilustra como a linha das 13 horas muda de Junho a Dezembro, por exemplo. Esse problema pode ser resolvido, como veremos na descrição do relógio mais elaborado, descrito a seguir.
Leia todo o tutorial para este relógio no Seara da Ciência. E conheça a história do Relógio Solar nesse post.
Relógio solar é algo muito interessante. Dá pra entender melhor o que é solstício e equinócio com a sombra também ao longo do ano. Seria legal ter aí uma foto dos dois relógios solares do Cientec (aquele de frente pro Planetário tem uma história muito interessante).
A ideia inicial era essa, adivinhou, hehehe. Eu procurei uma foto dele para a postagem (eu jurava que tinha fotografado), mas não tinha. Quando a câmera estiver disponivel, tiro uma foto e mostro. A historia dele de fato é interessante, o Prof Paulo Marques me contou certa vez =)
Melhor artigo que achei obg e parabéns
Obrigada 🙂