Esse post era para ter ido ao ar no comecinho da série, mas fui deixando de lado e demorei para escrever. Agora que já estou no finalzinho da gestação e já ouvi bastante coisa (boa, ruim ou apenas maluca rs), acho que já tenho um pequeno repertório.
Hoje vou falar das simpatias e testes malucos para descobrir se está grávida e o sexo do bebê. Deixando claro que nenhum desses métodos possui comprovação científica e a maioria é simples pseudociência mesmo. A única forma de confirmar uma gravidez é através da determinação da presença (e concentração) da subunidade beta do hormônio HCG. Para verificar a presença e a quantidade desse hormônio, há testes de urina e de sangue. Os de sangue são feitos em laboratório e em muitos casos nem é necessário o pedido médico.

E os de urina podem ser facilmente adquiridos em farmácias e possuem uma precisão de mais de 95% e pelo que li, é mais fácil dar falso negativo do que falso positivo. O “falso negativo” normalmente ocorre porque a mulher fez o exame cedo demais, por ansiedade. O “falso positivo” é bem mais raro. Siga todas as instruções do exame, presentes na bula!
Bom, antigamente (e em muitos casos, ainda hoje) as mulheres apenas percebiam que estavam grávidas depois do primeiro ou do segundo atraso menstrual. Também notavam algumas mudanças, inicialmente sutis, no corpo. Ou seja, iam somando a, b e c e finalmente percebiam a gravidez. Nesse contexto, surgiam as simpatias e as teorias. Normalmente quando a mulher fazia a simpatia para verificar a gravidez, os outros sinais naturais já davam indícios muito claros de gravidez. A mulher já estava desconfiada.
Com relação a determinação do sexo da criança, há apenas 2 formas de determinar: visual, através do ultrassom e através de um exame de sangue chamado sexagem fetal. O exame de sexagem fetal é meio caro (custa mais de 200 reais, normalmente) e pelo que sei quase nunca são cobertos pelos convênios. Desde o início da gravidez, células do feto estão circulando na corrente sanguínea da mãe. O exame consiste e na análise laboratorial do sangue materno, buscando por cromossomos Y. Se este não for detectado, o bebê trata-se de uma menina. Inclusive uma pessoa me disse (não confirmei a informação) que a manipulação e análise do sangue coletado é toda feita por mulheres, para minimizar riscos de contaminar a amostra e dar um resultado errado. Existe também uma versão vendida em farmácias (não me lembro de ter visto em farmácias do Brasil) desse exame de sexagem fetal. É o IntelliGender e no Amazon está menos de 30 dólares.
Agora que já falei de ciência, vamos falar de pseudociência. Vou começar com os testes caseiros de gravidez. Lembrando que estou compartilhando essas coisas como curiosidade apenas, porque nenhum teste desses possui evidências científicas. Nenhum deles detecta a subunidade beta do HCG.
– Teste do xixi na água sanitária: se a água sanitária “espumar” ou mudar de cor (a explicação do teste varia de acordo com a fonte, super científico, rs), significa que a mulher está grávida.
– Fervendo o xixi: ferva a primeira urina do dia, coloque num recipiente e coloque cloro. Agite e ocorre uma mudança (ouvi esse no metrô, não sei os detalhes). Fiquei apenas pensando na nojeira que é ferver seu xixi numa caneca em que você ferve a água do café ou o leite. Ou você vai comprar uma caneca só pra essa nojeira? rs
– Teste marroquino do xixi: coloca o xixi num pote, daí coloca a agulha (no pote, plmdds) e deixa de um dia para o outro. A agulha muda de cor ou algo do tipo. o.O. Imagino sua mãe ou seu companheiro ou companheira, chegando em casa e vendo bem no cantinho do banheiro esse ARRANJO EXPERIMENTAL. rsrs
– Teste da urina no creme dental: xixi num potinho, coloca creme dental no potinho e o negócio muda de cor se for positivo. Essa tara por ter as coisas MUDANDO DE COR.
Devem existir outros testes, certamente, mas esses são os que ouvi falar. Outro dia, no twitter, compartilharam o link do blog de uma professora de biologia que ensinava alguns desses testes. Não pude acreditar quando vi! Esses testes não possuem evidências científicas de eficácia, são apenas simpatias compartilhadas ao longo dos anos. Pode ser curioso do ponto de vista folclórico, mas ninguém deve determinar se está ou não grávida a partir deles!
Agora vamos falar dos testes/simpatias para verificar o sexo do bebê:
– Tabela chinesa: há várias tabelas pela internet, que levam em conta a idade lunar da mãe e uma “tabela misteriosa”, elaborada sabe-se lá como.
– Teste do Garfo/Colher: cada pessoa me explica esse teste de um jeito e eu nunca entendi rs. Parece que colocam um garfo ou uma colher debaixo de uma almofada e se você não furar sua bunda, é menino. Ou vice-versa. Ou a almofada é ruim, precisa trocar o enchimento. Não sei.
– Pendurar um anel num fio e o colocar sobre a barriga. Se o anel fizer círculos, então é menina. [tipo uma brincadeira do copo pra falar com os espíritos rs]
– Se você se sentir “feia” durante a gravidez, é porque você está esperando uma menina, uma vez que a garotinha “rouba” a beleza da mãe. Claro, já incentivando a competição entre mulheres desde cedo. E claro, você se sente feia não porque fica todo mundo falando que você tá inchada e fazendo comentários desnecessários e maldosos, mas sim porque um bebê está usando PODERES SOBRENATURAIS e está te ROUBANDO um CONCEITO SUBJETIVO.
– Se você sente vontade de comer doces, está grávida de menina. Se sente vontade de comer comidas azedas ou amargas, menino. Mas também já ouvi o contrário. Já ouvi também que é possível DEFINIR o sexo do bebê no primeiro trimestre através da alimentação. Isso mesmo gente, ouvi isso no século XXI.
– Se sua barriga é alta e larga, é menina. Se for mais “pontuda”, é menino. Claro, porque o formato do seu corpo, sua estrutura óssea e seus genes não tem nada a ver com o formato da sua barriga.
– Se você enjoar mais durante a gestação, é menina.
– Se sua pele ficar com mais acne durante a gravidez, é menina.
– Ouvi uma uma vez com relação ao tamanho dos seios: seio esquerdo maior é um sexo, seio direito maior é outro sexo rs.
– Se o traseiro crescer primeiro que a barriga, é menino (essa eu ouvi muito, mas talvez as pessoas não tenham notado que SEMPRE FUI CADEIRUDA).
– Tem um radialista famoso não sei das quantas que faz umas contas com a idade da mãe e determina o sexo do bebê. Acredito que seja o mesmo que a Tabela Chinesa.
Essas são as que me lembro. E nenhum desses métodos possui comprovação científica. Outros, nem fazem sentido pra começar. Eu sei que vai aparecer alguém nos comentários dizendo que fez esse ou aquele teste e deu certo. Ou que a prima/mãe/amiga/tia/whatever fez um desses testes e funcionou. Apenas que:
– Com relação ao exame para constatar a gravidez, normalmente a mulher que faz um exame (seja um sério, científico ou um desses de simpatia) já está desconfiada. E claro, notando mudanças sutis no corpo, a gente desconfia da gravidez! Foi assim comigo, ué. Nenhum mistério: minha menstruação não chegava e eu fiz o teste. Fiz porque achei realmente que poderia estar grávida, já que eu estava me planejando para isso. Simples assim. Dessa forma, se uma mulher está desconfiada que está grávida e sei lá, faz o teste do xixi fervido (eca!), qualquer alteração na cor será relacionada com a gravidez, mesmo com a ausência de um teste de controle (feito antes da gravidez).
– Com relação ao exame para determinar o sexo do bebê, bom, temos aí uma questão de probabilidade. Temos aí, mais ou menos, uma probabilidade de 50% de ser menina e de 50% de ser menino. MAS GENTE, ASSIM É FACIL ACERTAR HEIN? Estamos falando em apenas DUAS possibilidades.
Uma questão que cabe debate é: pra quê saber o sexo do bebê? Bom, no meu caso foi curiosidade mesmo. Eu queria escolher as roupinhas e fazer a decoração. Queria escolher o nome, começar a desenhar na minha cabeça aquela pessoinha tão desejada. Com isso, acho que já estou atribuindo os típicos papeis de gênero, o que é discutível, com certeza. Mas eu, Samantha, queria definir essas coisas. E não me sinto mal com isso.
Eu tenho um querido amigo que me confidenciou que nem ele e nem a esposa querem saber o sexo da criança. Admiro muito a postura deles e por conhecê-lo um pouco, sei que ele está pensando nessas questões que mencionei. Mas para mim é difícil vencer a curiosidade rs.
Entretanto, há casos que a questão supera a simples e ingênua curiosidade. Há pessoas que desejam ter um bebê deste ou daquele sexo. Percebo por exemplo que gravidez de menino é algo muitas vezes mais desejado e valorizado que gravidez de menina, porque nossa cultura ainda possui traços patriarcais e machistas bem marcantes. O Conselho Federal de Medicina proíbe os médicos de selecionarem o sexo do bebê, quando realizam inseminação artificial, por exemplo. Entretanto, como é perfeitamente possível fazer essa seleção, não duvido que profissionais antiéticos o façam. Há países extremamente patriarcais e machistas em que o aborto de bebês do sexo feminino é uma prática relativamente comum. Essas questões merecem uma discussão aprofundada, com toda certeza. Além de total repúdio, é claro.
E se você quer ter um filho deste ou daquele sexo por pressão social (como descrevi acima) ou por vaidade, sugiro muito que trabalhe essa questão dentro de você. Eu conheço uma mulher que teve depressão pós parto e uma das razões alegadas por ela foi a insatisfação com o sexo do bebê (ela queria menino, veio menina). E acho que a gente tem que começar a pensar em como prevenir transtornos mentais, porque eles estão se tornando uma epidemia em nossa sociedade. Acredite, o que vale é aquilo que as pessoas mais velhas nos falam: o importante é que venha com saúde. E o importante também é que você mantenha a sua saúde (física, mental e social) e tenha todo o apoio para ser uma boa mãe!
***
E acompanhem toda série A “Cientista” Grávida – A Série [minha saga pessoal rs] aqui. Espero que essa série ajude outras gestantes e permita troca de experiências.
Eu e minha esposa, Geane, como já comentei em outro post da série (e confidenciei pra Sam 😉 )optamos por não saber o sexo do bebê e isso vem gerando situações bem peculiares para se dizer o mínimo. Essa semana, Geane foi fazer algumas compras de roupinhas e outros acessórios para o bebê e precisou a cada loja dar explicações detalhadas do porque não querer saber o sexo. Houve até uma vendedora que questionou como ela iria comprar as roupinhas sem saber qual era o sexo! Bem, nem eu e nem Geane temos problemas com a questão de gênero e as cores (azul pra menino, rosa pra menina). Respeitamos obviamente quem queira vestir seu bebê de azul por ser menino ou sua menininha de rosa. Houve também quem afirmasse que sem saber o sexo do bebê as pessoas não iriam comprar presentes para o bebê, pois não saberiam que cor comprar! Sério isso?!
Outro ponto é o das simpatias. Já que não sabemos o sexo, o pessoal da família e amigos criaram um verdadeiro bolão de apostas (por enquanto a opção menina tá ganhando). Particularmente acho muito engraçado essa questão das simpatias, porque, como você mesmo disse no post, as chances de acerto são de cinquenta por cento. Aí fica o pessoal afirmando com toda certeza do mundo que será uma menina pois a barriga de Geane está assim ou assado, que será um menino porque Geane não está comendo doce (ou seja toda diabética só poderá engravidar de meninos rsrs). Rimos muito com toda essa história.
Espero que tudo corra bem nessas últimas semanas de gestação! Um grade abraço! Vida Longa e Próspera!
Olá Beto!
Obrigada por dividir a experiência de vocês. To imaginando toda uma roda de especulação em torno do sexo do bebê, hahaha. Acho admirável e corajosa a decisão de vocês, justamente porque precisam lidar com a especulação dos outros em situações como as que você contou: em uma loja de artigos para bebê, em uma reunião familiar, etc. Descobri que não tenho muita paciência para essas especulações, acho que foi um dos motivos de querer saber o sexo (além da nossa curiosidade rs).
E como pode, não receber presentes só por não saber o sexo? o.O. Poxa, no passado nossas mães tb nao sabiam o sexo e compravam o enxoval da mesma forma. Tem tanta coisa linda nas lojas, além disso, rosa e azul não são necessariamente “cor de menina e de menino”, como você disse! Antes de saber que eu estava grávida de um menino, eu cheguei a comprar algumas coisas e era perfeitamente possível, mas veja como é a “imposição social”: eu tinha receio de comprar algumas coisas, por serem demarcadamente deste ou daquele sexo. Nada a ver!
Uma história criativa e engraçadinha: meu primo faz bolos, bolos bem bonitos para festas. Uma moça o contratou para fazer um bolo. Na cobertura do bolo, estava escrito: “É menino ou menina?”. A resposta só aparecia na base do bolo, depois de cortado <3. O bolo foi consumido em um chá de fraldas.
Beijos e obrigada! Muita saúde e paz pra você e pra Geane, abraços <3
Oi gente olha não sei porque estou com essa duvida cruel minha barriga ta um pouco estranha sim não sei s é gravidez olha pq tive relação com meu marido depois da menstruação ir embora e antes de tomar a enjecao dai ele penetrou um pouco dentro e no dia seguente já era dia de timar a enjecao e tomei e esse mês minha menstruação agora q deu um sinal mas já foi embora e amanhã e dia de tomar ejeção de novo to na duvida s tomo ou não oque vcs tem p mim dizer 😅
Dayane, procure um médico ginecologista obstetra para te informar e orientar.
Semana passada passei mal muita dor de cabeca e enjoou fiz um teste de farmacia deu negativo essa semana to sem sintomas mas engordei muito seis kilos esse mes meu paladar pede muito doce minha mestroacao e doida sem dia de vim mas esse mes ela nao veio ainda mes passado ela veio dia 10 hoje senti uma colica no pe da barriga e to srntindo peso ?
Procure um médico, por favor!
Eu não sou médica, não posso te ajudar. Marque consulta com um médico e tire suas duvidas, refaça exames e verifique sua saúde de um modo geral. È a única maneira de você não ficar preocupada!
Boa sorte e cuide-se, que Deus te abençoe.
E aí Humberto tudo bem, a gravidez correu bem? Nasceu menino ou menina :)?
Tudo bem sim, Luciana! A gravidez correu muito bem! O bebê nasceu bem, forte e saudável e, frustrando a expectativa geral de amigos e parentes acabou nascendo um menino. Seu nome é Heitor!
Em meu blog escrevi dois breves textos falando sobre ele. Espero ainda escrever muitos outros. Ficarei muito feliz se quiser dar uma lida qualquer hora dessas. Os links estão abaixo:
https://habeasmentem.wordpress.com/2015/08/02/o-parto-e-a-escrita/
https://habeasmentem.wordpress.com/2016/07/13/os-5-clips-da-palavra-cantada-prediletos-de-heitor/
Obrigado pelo carinho
Eu coloquei um dedo de xixi a msm quantidade de cloro .quando coloquei o cloro estimou muito quase derramou .E ficou cristalina .qual a medida certa de xixi e o cloro ?
Conheço a simpatia da almofada, vou te explicar rsrs
Coloca-se um garfo e uma colher em cada cadeira com uma almofada por cima. Sem que a gravida saiba, leve a até o cômodo e convide a para sentar. Se houver umA colher, será menina, se for UM garfo, será um menino. Das 2 vezes que fiz com as amigas ‘funcionou’.
Hahahaha, adoro essas coisas pelo lance folclórico, da curiosidade. Engraçado, se fizessem isso comigo eu ia morrer de rir.
Ola sou uma tentante ,parei de tomar a injeção a dois meses e não vejo resultado nenhum já fiz três testes de farmácia e um de sangue laboratoriais e deu tudo negativo😭estou na expectativa de ser mãe ,me Ajuda
Dois meses é pouco tempo!
Tenha calma 🙂
Converse com sua médica, normalmente começam a investigar a questão quando vc fica 1 ano tentando e não consegue engravidar.
Só uma curiosidade kkkkkk o bebe do seu amigo que não quis saber o sexo antes do nascimento era menina ou menino? kkkkk
menino rs.
Obrigada pelo comentário.
Oi gente eu tava com meu namorado ai na hora que a gente foi transar o pai dele chegou aí ele só colocou a cabeça do pênis não teve penetração quando cheguei em casa tinha um pouco de sangue na calcinha ( não sou mais virgem) quando foi no outro dia eu menstruei com 5 dias mestroada eu tomei o anticoncepcional ciclo femme aí tô sentindo minha barriga meio inchada meu pé tbm será se estou grávida? Me ajudem
Procure um médico.
Oi é a primeira vez que vejo seu blog e amei ❤️❤️
Olá Aline, obrigada. Seja sempre bem-vinda!