Hoje vou ajudar em um treinamento e aproveito a ocasião para compartilhar com os alunos do treinamento e com interessados em geral o material que utilizarei.
Vou falar sobre Actinógrafo e Heliógrafo. Recomendo a leitura desse post (na verdade, vou transcrever boa parte dele por aqui), onde falo sobre os dois instrumentos e comparo seus registros e menciono a vez anterior em que dei esse mesmo treinamento.

Heliógrafo: a bola de cristal do meteorologista
Há alguns anos, escrevi um post sobre o heliógrafo. Clique aqui para lê-lo. Procurei em meus posts e percebi que nunca escrevi um post sobre o actinógrafo. Vou fazer algumas breves considerações sobre esse instrumento a seguir.
Actinógrafo
Esse instrumento faz o registro da Radiação Solar Total, ou seja, o instrumento mede energia. É importante deixar isso bem claro, pois o heliógrafo não faz a medida de energia (mede apenas o total de horas de brilho solar em um determinado dia, ou seja, o período em que o brilho do Sol não foi encoberto por uma nuvem).
Radiação Solar Total: corresponde à uma soma da Radiação Solar Direta (que vem diretamente do disco solar) com a Radiação Solar Difusa (espalhada pelos gases e aerossóis da atmosfera).

(grego aktís, -înos, raio, brilho) e o sufixo -grafo, que dá a idéia de registrador {x}.
O sensor do instrumento consiste em uma tira bimetálica que tem uma dupla fenda, formando assim 3 tiras. As duas tiras exteriores são de cor branca, enquanto que a interior, que está conectada ao sistema registrador, é da cor preta. O sensor é protegido das intempéries por uma cúpula de vidro. Há um compartimento onde coloca-se sílica-gel, para que essa substância absorva o vapor de água, evitando que ocorra condensação na cúpula de vidro.
Curiosidade: a sílica-gel é recoberta por uma solução de Cloreto de Cobalto II, sal que muda de cor dependendo da umidade do local. É a mesma substância que cobre o famoso galinho do tempo. Leia mais sobre essa curiosidadeaqui. Com a mudança de cor, a gente consegue saber quando deve trocar a sílica gel (pois já absorveu bastante água e não tem mais eficiência).




Procuro sempre deixar disponível para os alunos as apresentações que mostro durante aulas ou treinamentos, mesmo que informais. Abaixo, a apresentação no SlideShare com tudo o que falei ao longo do texto do post.
Material que forneci em aula (cópias de tiras de heliógrafos e de actinogramas)
Também compartilhei esse material no Slideshare.
E por falar em Slideshare…
Há diversos materiais que compartilho no Slideshare e acredito que podem ajudar estudantes de Meteorologia e áreas correlatas. Por exemplo:
- Astronomia de Posição – Capítulo 0.
- Astronomia de Posição – Capítulo 1 – Abóbada Celeste
- Astronomia de Posição – Capítulo 2 e 3 – Sistema Geográfico Equatorial e Horário de Coordenadas / Sistema Eclíptico de Coordenadas
- Astronomia de Posição – Capítulo 4,5 e 6 – Triângulos Esféricos, Relação entre sistemas de coordenadas e Nascer e Ocaso dos Astros
Aos poucos, vou digitalizando os demais capítulos do curso de Astronomia de Posição.
- Meteorologia Sinótica – Tipos de Nuvens e sua relação com o quadro sinótico [apresentação]
- Meteorologia Sinótica – Tipos de Nuvens e sua relação com o quadro sinótico [apostila]
- Atlas Internacional de Nuvens – 1987
- Identificando os principais tipos de nuvens – Prof. Rachel Albrecht
- Cloud Wheel – Royal Meteorological Society
- Meteorologia e Climatologia – Varejão e Silva (livro)
- Como funciona uma Estação Meteorológica?
- Palestra de Meteorologia Geral para escoteiros
- Meteorologia e atividades ao ar livre
Manuais, manuais
Para você, que assim como Scotty gosta de ler manuais, deixo aqui os manuais do Actinógrafo e do Heliógrafo instalados na Estação Meteorológica do IAG-USP.
Links alternativos dos manuais:
História do IAG-USP
Um pouco mais sobre a história do IAG-USP. Em primeiro lugar, o principal material bibliográfico sobre o assunto:
- Santos, P. M.: INSTITUTO ASTRONÔMICO E GEOFÍSICO DA USP: Memória sobre sua Formação e Evolução (2005) – EDUSP [preview no Google][link na EDUSP][SIBi-USP]
Apresentação sobre o tema, que fiz para um grupo de calouros do curso de Bacharelado em Meteorologia do IAG-USP:
- Projeto senseBox
- Mapa das senseBox instaladas pelo mundo (com os dados disponibilizados gratuitamente)
- Texto do Meteorópole a respeito do equipamento
- Notícia no site do IAG-USP sobre a instalação da na Estação Meteorológica do IAG-USP
Comente