
Eu falei sobre o Dia da Marmota nesse post de 2012, mas hoje vou falar novamente porque hoje é o Dia da Marmota (02 de fevereiro). Como preciso atualizar algumas coisas no texto, vou aproveitar para tratar do assunto novamente.
Mas afinal, o que é o Dia da Marmota (Groundhog Day)?
O Dia da Marmota é comemorado no dia 02 de fevereiro nos Estados Unidos e no Canadá. Segundo a tradição, nesse dia as pessoas devem observar a toca de um animal muito simpático chamado marmota. Se o animal sair da toca, significa que o inverno do Hemisfério Norte terminará mais cedo. Se o animal continuar entocado, prepare-se para mais seis semanas de inverno.
Aqui claro, a gente precisa entender o que significa esse “fim do inverno”. Astronomicamente, o fim do inverno ocorre com o Equinócio de Primavera. Quando falamos em “fim do inverno” no parágrafo anterior, estamos falando em temperaturas ficando gradualmente mais amenas: no caso das zonas temperadas, isso significa menos nevascas, a neve velha nos campos começa a derreter, temperaturas gradualmente vão subindo, etc.
A tradição do Dia da Marmota foi levada aos EUA por imigrantes alemães. Os fazendeiros observavam os hábitos deste roedor para tomar decisões sobre a semeadura de seus campos. Na localidade de Puxsutawney, no estado da Pensilvânia uma grande festa é organizada anualmente, todo dia 02 de fevereiro, aguardando a saída ou não da marmota. A marmota ‘oficial’ da festa tem até um nome, Phil.
E o que a marmota disse para 2018? Pois bem, ela previu mais 6 semanas de inverno. Mas tudo bem, o Phil não acerta muito.
Origem Pagã
O Chandeleur é comemorado também no dia 02 de fevereiro. É uma festa pagã de origem greco-romana e há um ditado em francês que diz:
“À la Chandeleur, l’hiver se meurt ou prend vigueur.” – Na Chandeleur, o inverno morre ou se torna vigoroso.
Acredito que o Groundhog Day também deve ter alguma origem pagã. Para os cristãos de tradição católica, o dia 02 de fevereiro corresponde a apresentação de Jesus Cristo no templo. Como mencionei no post sobre o Natal, foi comum essa apropriação de feriados pagãos por parte do Cristianismo.
[…] Meteorópole – O que é esse tal Dia da Marmota? […]