
Hoje (dia 30/05) é Dia do Geólogo no Brasil, com palestras e celebrações em diversas faculdades e institutos de geologia no país. Mundialmente, o Dia da Geologia é celebrado no primeiro domingo de abril, mas aqui no Brasil a data tem relação com a regulamentação da profissão de geólogo:
O Dia do Geólogo é celebrado em 30 de maio em homenagem a aprovação do Projeto de Lei nº 2028/60, em 30 de maio de 1962, sendo criada a Lei nº 4.076, que regulamenta a profissão de geólogo. {x}
A lei n° 4.076 por sua vez foi promulgada em 23 de junho de 1962, podendo ser consultada aqui.
Assim como a profissão de meteorologista, os geólogos também possuem como conselho profissional o CREA e também possuem uma lei (a n° 4.076 de 23 de junho de 1962, mencionada anteriormente) que protege o profissional para que possa exercer sua profissão e também protege a sociedade, pois uma vez que a lei é aplicada corretamente, garante-se que apenas pessoas capacitadas possam atuar profissionalmente.
O que os meteorologistas tem a ver com os geólogos é que nós dois estudamos Ciências da Terra. Os geólogos olham “para baixo” e nós olhamos “para cima”. Na formação do meteorologista, principalmente nas disciplinas introdutórias, temos contato com algum conteúdo de Geologia pois aprendemos como a atmosfera terrestre se formou. Alguns alunos de Meteorologia também podem fazer disciplinas optativas de Geologia caso se interessem por essa área.
São áreas relacionadas, porém muito diferentes e com atuações profissionais muito distintas. Como meteorologista, muitos já me perguntaram se estudamos tsunamis. Entretanto, tsunamis ocorrem após sismos submarinos {x} e nada tem a ver com a atmosfera. Um fenômeno interessante que “mistura” Geologia e Meteorologia são as luzes de terremoto (falei sobre isso nesse post).
Recentemente passei a me interessar um pouco principalmente em Paleontologia, uma vez que meu filho adora dinossauros e consumimos bastante material de divulgação científica sobre o tema lá em casa. Entretanto, muitos paleontólogos são biólogos em suas formações inciais (bacharelado). Em outras palavras, não é necessário ser bacharel em Geologia para ser paleontólogo, pois essa formação é obtida com pós-graduação (mestrado e/ou doutorado). Para quem gosta de paleontologia, indico o trabalho da Aline Ghilardi, que produz excelente material de divulgação científica.
Quando vou a algum local diferente, também gosto de ver as formações rochosas (embora não entenda nada, hahaha). Bom, claro que leio a respeito e meu marido me explica algumas coisas também, uma vez que ele é geofísico. A Geofísica é uma área bem próxima da Geologia, porém há diferenças muito importantes (leia aqui para saber mais).
A Geologia envolve o estudo da Terra através de observações diretas de rochas que estão expostas na superfície ou de amostras retiradas de poços perfurados com esta finalidade e a conseqüente dedução de sua estrutura, composição e história geológica pela análise de tais observações.
A Geofísica, por outro lado, envolve o estudo das partes mais profundas da Terra, aquelas que não podemos ver através da observação direta. A principal característica dessa geociência é a medição das propriedades físicas da Terra com instrumentos sofisticados e apropriados. Também fazem parte das atividades da geofísica o processamento dos dados levantados nestas pesquisas e a interpretação dessas medidas para se obter informações úteis sobre a estrutura e sobre a composição daquelas zonas inacessíveis de grandes profundidades. A distinção entre estas duas linhas de ciências da Terra é muito sutil. Para entender melhor a atuação do geofísica, veja as cinco principais etapas de trabalho de um geofísico. {x}
Feliz dia do Geólogo em especial para a Aline Santos, uma querida amiga geóloga que conheci através de amigos em comum. Uma batalhadora, que conseguiu concluir sua graduação e seu mestrado com muito esforço, sempre conciliando com trabalho e outras atividades. Se você é meu leitor recorrente ou chegou aqui pela primeira vez e tem essa profissão, um feliz dia do geólogo para você também!
Dicas para essa data especial!
Assim como fez para o Dia do Geógrafo, a Oficina de Textos também separou uma ótima seleção de livros com descontos de até 20%. Uma ótima oportunidade para enriquecer sua biblioteca particular ou para adquirir novos exemplares para a biblioteca de sua instituição de ensino, caso você seja o responsável por indicar essas compras.
A Oficia de Textos conta com livros escritos por especialistas e eu diria que é a melhor editora que publica em português livros técnicos e específicos da área de Ciências da Terra. Comprando nos links que indico aqui no Meteorópole, você ajuda a manter o blog, já que a Oficina de Textos me paga uma pequena comissão pelas vendas. Corra lá!
Comente