
Eu não ganho quase nada para escrever esse blog. Felizmente o Google AdSense possibilita que eu consiga pagar a hospedagem e o domínio, o que ao menos faz com que eu não gaste dinheiro com meu hobby. Sobra um pouco e de vez em quando ganho alguma coisinha de editoras e parcerias, mas é muito, muito raro.
Eu gostaria de ganhar dinheiro com o blog a ponto de ser minha única fonte de renda (ou uma importante fonte de renda adicional). Mas eu compreendo que a internet mudou e apesar de saber que o conteúdo escrito é importante e ainda muito valorizado (obrigada por sempre lembrar isso, Sybylla) por quem gosta realmente de ler, a gente sabe que o vídeo e o áudio chegaram para ficar.
Para pessoas que insistem em manter blogs como é o meu caso, o que nos move e nos anima é o feedback. Já mencionei várias vezes sobre o quanto fico feliz quando recebo uma mensagem elogiando meu conteúdo, fazendo uma crítica construtiva ou dando uma dica interessante que pode ser mencionada em um post. Já recebi mensagens de professoras que usaram meu conteúdo para elaborar suas aulas ou como material de apoio aos seus alunos. Isso é recompensador! Se você já usou meu conteúdo dessa maneira, não deixe de me informar, eu vou adorar saber.
Já pensei em criar perfis em sites de mecenato (Patreon, etc), mas ainda não tive tempo para pensar sobre isso direitinho. Tenho ao lado um link para o PayPal onde você pode fazer uma doação. Enfim, se você continuar visitando meu blog, lendo, deixando seu comentário e compartilhando meu conteúdo, já me ajuda bastante!
Outra coisa que me deixa muito feliz é ter meu blog sendo reconhecido pelos mecanismos de busca. O Google tem algorítimos que colocam os melhores resultados para as buscas sempre na primeira página. E quando colocamos blog meteorologista na busca, a primeira ocorrência que surge é o Meteorópole!
Sabe o que isso me indica? Que estou seguindo o caminho certo. É claro que nem sempre acerto por aqui. Eu cometo erros e alguns posts poderiam ter ficado melhores. Frequentemente retomo assuntos que escrevi nos primórdios do blog para poder melhorar a abordagem sobre o tema. E sempre peço para que vocês informem caso vejam algum erro em algum post. Entretanto, tenho a consciência super tranquila de que eu não cometo plágio, sempre referencio os sites e livros que foram minhas fontes e eu procuro ser justa com outros produtores de conteúdo. Isso é evidentemente o mínimo que qualquer produtor de conteúdo deveria fazer, é uma questão de ética e de boas práticas na escrita. Só que eu percebo que todo esse esforço em querer ser o mais justa possível tem me gerado credibilidade e tem feito o Meteorópole ser um blog de respeito. Infelizmente nem sempre as boas práticas são recompensadas no Brasil (e talvez no mundo em geral) porque todos nós conhecemos histórias de pessoas sacanas e totalmente anti-éticas que se deram bem.
Em outras palavras, eu encaro o reconhecimento e o respeito que o Meteorópole adquiriu como uma conquista pessoal. Se você anda desanimada, achando que só pessoas que agem de maneira inaceitável conseguem as coisas, espero que essa minha pequena conquista de alguma forma te inspire.
Quando pesquisamos blog meteorologia no Google, eu fico em sexto lugar. Conforme a gente muda a maneira de buscar (escrevendo por exemplo blog de meteorologia ou blog sobre meteorologia na busca), minha posição no ranking pode mudar um pouco, porém sempre fico na primeira página!
Isso para mim é motivo de orgulho. Se você produz conteúdo, seja sobre qual for o assunto, faça o seu melhor. Seja honesta com seus leitores e consigo mesma, sempre valorize o trabalho dos outros e eu tenho certeza que você terá um retorno positivo. Claro que isso não vem do dia para a noite, o Meteorópole está no ar desde 2011!
Se você representa um grande e conceituado portal de notícias e quer alguém para escrever sobre ciência, fale comigo! Acho que meu trabalho até aqui mostra que eu tenho credibilidade e competência. Desculpe por vender o meu jabá, mas não custa falar bem de si mesma, não é verdade? Elogiar-se com os pés no chão é algo que todas nós precisamos fazer.
Importante!
Escrevi essa atualização depois de ter publicado o post, porque eu preciso sempre ressaltar algo que considero muito importante. Aqui no Meteorópole meu objetivo é dar as bases iniciais (aquele pontapé básico mesmo) que muitas vezes precisamos para iniciar a pesquisar a respeito de um assunto. Nos meus posts opinativos, ofereço minha opinião e vivência e muitas vezes isso é embasado por alguma pesquisa, porém outras vezes é aquela coisa meio subjetiva mesmo (tento sempre deixar isso claro).
O que quero dizer com isso é que o Meteorópole não pretende encerrar nenhum assunto e nenhuma discussão. Não quero que o blog seja um guia definitivo sobre qualquer tema. Quero ajudar quem está pesquisando sobre algum tema que tenha relação com o blog e com minha vivência, oferecendo minha visão a respeito desse tema. Eu me beneficio muito de textos assim em áreas que tenho interesse, nada mais justo contribuir com uma área que conheço e dessa maneira contribuir com uma internet verdadeiramente livre.
Isso aí Samantha! Mandou bem. Pena mesmo que não dar para fazer do blog a única fonte de renda, mas pelo menos com esse tipo de plataforma é possível dar um norte para as pessoas sobre o que fazemos. Parabéns pelo excelente trabalho. Abraços! 🙂
Olá Guilherme, significa muito o comentário de um querido colega de trabalho.
Vamos pelo hobby mesmo e na crença de que estamos ajudando com nosso trabalho.
Obrigada mesmo 😉
Para o alto e avante! 🙂