
ATENÇÃO: Antes de lerem o texto, observem a data dessa postagem. Eu o escrevi em 23 de maio de 2018! Sendo assim, eu me refiro a probabilidade da ocorrência de furacões nas datas próximas a esta!
Estamos começando a temporada de furacões no Golfo do México + Atlântico Norte e no Pacífico Oriental, áreas que são monitoradas pela NOAA, mais especificamente pelo NHC (National Hurricane Center). A temporada de furacões nessas duas áreas monitoradas pelo NHC começa em junho e vai até o final de novembro, então os meteorologistas e entusiastas do assunto já começam a voltar os olhos para essas duas regiões do mundo.
Sendo assim, vou tentar fazer a cada 10 dias (ou semanalmente, dependendo da atividade nas regiões) um resumo a respeito das atividades ciclônicas nessas duas regiões. Eu vou acabar privilegiando mais a área do Golfo do México + Atlântico Norte (também conhecida como área I nesse mapa), porque abrange o litoral da Florida, região norte-americana onde há uma forte comunidade brasileira e muito procurada por turistas.
Semana passada escrevi um texto ensinando como consultar o site do NHC (veja aqui). É importante ler esse texto para que vocês mesmos possam extrair informações do site do NHC (que possui uma parte toda dedicada e adaptada para dispositivos móveis).
Além de visitar o site do NHC regularmente, aconselho àqueles que vivem em áreas sujeitas a serem atingidas por furacões que sempre fiquem de olho nos informes da imprensa. Porém procurem portais de notícias respeitáveis e cuidado com as fake news! Sim, já foram registradas algumas fake news com o assunto Meteorologia (veja aqui) e até sobre furacões (há 1 ano e meio teve uma história de um furacão que atingiria o litoral do Rio de Janeiro). Todo cuidado com informação falsa ainda é pouco e sempre busque fontes confiáveis e/ou oficiais sobre o assunto.
Se você está fazendo algum trabalho escolar sobre o tema ou se apenas gostaria de saber mais sobre furacões, leia também o post em que conto como os furacões se formam.
Dia 23/05/2018
Visitando o site do NHC em 23/05/2018 às 9h50min (horário de Brasília), observamos que no Golfo do México + Atlântico Norte há apenas uma região com um X amarelo ao sul da Península de Yucatán e pegando também o litoral de Quintana Roo (México) e que também abrange a costa de Belize. Esse X amarelo, conforme indica a legenda (veja figura abaixo), representa uma região de baixa probabilidade de desenvolvimento de furacões (ou ciclones tropicais, lembrando que os termos são sinônimos).

O que está acontecendo nessa região com X amarelo? Muita nebulosidade, chuvas de moderada a intensa. É uma região em que a pressão atmosférica na superfície está ligeiramente mais baixa que seu entorno e por isso é sujeita a tempo mais instável. Na imagem de satélite mais recente (12:57 UTC – horário de Greenwich – de 23/05/2018), vemos o sul de Yucatán e o litoral de Belize com muitas nuvens:

Entretanto, a instabilidade ainda não é suficiente para o desenvolvimento de um ciclone tropical. O NHC trabalha com indicadores que levam em consideração o vento em superfície, a instabilidade da região e a temperatura da superfície do mar para chegar a uma conclusão a respeito da probabilidade do desenvolvimento de furacões naquela área.
Sendo assim, até o momento (23/05/2018) tudo tranquilo! E se formos olhar para o Pacífico Oriental, está mais tranquilo ainda, já que não é esperada atividade ciclônica para as próximas 48h.

Portanto, até o momento, tudo bem. Como eu disse anteriormente, vou tentar fazer esses resumos a cada 10 dias ou semanalmente (ou até com uma frequência maior, se a atividade ciclônica nas regiões mencionadas ficar intensa). Fiquem de olho no Meteorópole e principalmente, fiquem de olho no site do NHC.
Dica de livro
Agora vou falar de um livro em português que é super recomendado para quem está iniciando seus estudos em Meteorologia. Meteorologia: noções básicas conta com um time de autores excelentes (Rita Yuri Ynoue, Michelle S. Reboita, Tércio Ambrizzi, Gyrlene A. M. da Silva), todos professores de cursos de Meteorologia de diversas regiões do Brasil.
Hoje, o jornal em qualquer mídia apresenta e explica a dinâmica meteorológica. Embora façam parte de um sistema complexo, os fenômenos meteorológicos são apresentados nesta obra de forma simples e didática, desde os conceitos básicos de composição e estrutura da atmosfera até a previsão do tempo e do clima e as mudanças climáticas. {x}
Vale muito a pena comprá-lo! Na obra, há material introdutório sobre ciclones tropicais. Um excelente ponto de partida, sem dúvidas. Comprando o livro a partir do meu link, você ajuda na manutenção do Meteorópole, já que eu recebo uma pequena comissão.
Comente