Eu acredito muito nos blogs, eu amo escrever. Como já disse com muito pesar em outras ocasiões, infelizmente a era dos blogs parece ter acabado. Vejam bem, não quero dizer que os blogs acabaram e que não vale a pena escrever em blogs hoje em dia. A questão é que se você realmente pretende ganhar dinheiro e notoriedade com blogs, saiba que essa ideia meio que morreu há uns 10 anos.
Em outras palavras, o retorno financeiro é muito difícil e eu até falei um pouco sobre isso nesse post recente, onde concluo que o que me faz continuar blogando é a certeza de que estou compartilhando conhecimento e informação e que eu tenho leitores que realmente gostam do meu conteúdo e o valorizam.
Eu gosto de ter o meu cantinho para blogar. Um cantinho que depende apenas de mim: eu pago a hospedagem e o domínio. Eu sou dona do meu conteúdo. No Facebook e no Instagram, se você quer que seu conteúdo tenha alcance, precisa pagar e tem as políticas de uso dessas redes. Assim como o Youtube, que também tem suas questões e privilegia ou desprivilegia certos conteúdos. A Jeh foi muito transparente em um vídeo recente e contou que já não ganha o mesmo que antes no Youtube e o Cauê Moura (produtor de conteúdo no Youtube há 9 anos) falou de seu descontentamento com algumas políticas do Youtube e principalmente com a falta de transparência do serviço.
Para mim ser dona do meu espaço é um privilégio e significa liberdade. Pode não significar ganhos financeiros consideráveis, infelizmente. Eu espero poder manter esse blog por décadas e décadas, como um arquivo das coisas que compartilhei e divulguei, mostrando as mudanças na minha vida. Meu cantinho, para sempre, pois não dependo de um serviço ou rede social para compartilhar meu conteúdo.
Além dessas considerações, ainda sou uma pessoa muito presa a ideia da internet de antigamente. Aquela coisa meio pracinha do bairro, espontânea, em que a gente sentia a liberdade de poder falar sobre os assuntos que nos interessam e aguardar a chegada de visitantes pacientemente. Aquela ideia da indicação de conteúdo, do boca a boca, onde a gente falava de blogs ou sites em grupos ou fóruns e assim a audiência de cada um era construída.
Pois bem, desculpe o falatório e a longa introdução. O ponto é que decidi que vou me empenhar mais em divulgar blogs que gosto, sejam esses blogs “famosos” ou não. Quero contribuir com essa ideia de internet de antigamente. O blog que vou destacar hoje é o Outra Cozinha, da Carla Soares. No blog, a Carla fala de culinária e especificamente sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais – as PANCs. Você sabia que tem muitos vegetais que a gente ignora completamente (e que talvez esteja nascendo por acidente no parque perto da sua casa, no seu quintal, na sua floreira, etc) que podem ser consumidos com segurança e que são extremamente saborosos?
O Outra Cozinha valoriza PANC’s e ingredientes locais e que certamente são mais baratos. Mas claro, há um toque gourmet bem interessante, como por exemplo nessa receita de batata yacon com creme de gorgonzola. A propósito, até falei para a Carla no Twitter que eu adorei a ideia desses postais com receitas. Acho que seria algo legal para a sociedade adotar, já pensou termos esses postais legais distribuídos em feiras e supermercados? As marcas poderiam adotar isso, mas eu fico pensando o quão legal seria se pessoas comuns pudessem compartilhar suas receitas dessa maneira, pensando em PANC’s, economia doméstica, alimentos da estação e reaproveitamento.
Sendo assim, a dica dessa sexta-feira é o Outra Cozinha. Visitem, prestigiem e aprendam sobre um novo assunto.
Comente