
Eu saí de férias e fiquei 2 semanas sem atualizar o blog. Quem me acompanha no Twitter sabe que falei bastante sobre a Copa do Mundo por lá, o espírito do futebol realmente me contagiou.
Durante as férias eu viajei, curti minha família e cuidei de mim. Quando retornei de viagem e ainda estava em férias, aproveitei para acompanhar a Copa do Mundo, algo que faço desde criança. Adoro saber dos bastidores, das curiosidades sobre os países, dos gols bonitos, das histórias de vida dos jogadores, etc. Em um post recente, inclusive falei sobre o clima nas cidades russas que estão sendo sedes da Copa. Adoro o potencial de aprendizado que a Copa proporciona: podemos aprender sobre espírito de equipe, histórias de superação, Geografia, História, etc. Eu tenho certeza que os professores, no finalzinho do mês de junho (enquanto ainda era período letivo) aproveitaram essa oportunidade.
Eu quero aproveitar esse retorno (e eu cheguei com várias ideias de post, preparem-se) para falar sobre férias. É muito importante tirar férias, fazer passeios, viajar e realmente ficar longe do computador, principalmente se você produz conteúdo para a internet. Acredito que as férias proporcionam um restart mental que ajudam na elaboração de posts futuros.
Vejam só, estamos vivendo a temporada de ciclones tropicais de 2018 e eu fiquei pensando: nossa, tanta tempestade tropical se formando e eu de férias. Isso realmente passou pela minha cabeça, depois eu parei e equilibrei meus pensamentos e concluí que eu vou ter a oportunidade de falar sobre isso depois, porém a oportunidade de aproveitar minhas férias é apenas essa. Eu preciso viver aquilo que me tranquiliza, me equilibra e me dá paz!
Se você produz conteúdo para a internet, tire férias anualmente. Aproveite para descansar, equilibrar sua vida e até deixar de lado a parte tóxica da internet. Quem produz conteúdo sabe do que falo quando me refiro à parte tóxica da internet: comentários cheios de ódio, pessoas desequilibradas, gente falando do que não sabe, pseudociência, etc. Faça essa “higiene mental” para que possa retornar aos seus escritos com mais tranquilidade.
Eu confesso que sempre que quero sair de férias, fico com medo dos números. Temo muito que meu blog deixe de ter acessos ou que eu deixe de arrecadar. Como alguns de meus leitores sabem, eu dependo do Google AdSense para pagar as contas do blog (domínio e hospedagem). Não são contas altas, felizmente eu poderia pagá-las sem o AdSense no momento, porém eu não sei sobre o dia de amanhã, então já me organizei financeiramente para manter o blog mesmo que eu não tenha nenhuma outra fonte de renda.
Sendo assim, fiquei temerosa. Mas para minha surpresa, não houve alterações significativas no total geral de visitas e na arrecadação:

Essas flutuações de total de visitantes são bem normais, pois as pessoas visitam menos o meu blog durante os fins de semana. Uma pequena queda de visitas nos meses de dezembro, janeiro e julho também é esperada, pois eu imagino que muitos professores e alunos visitem meu blog e claro, deixem de visitá-lo durante as férias escolares.
Eu fiquei de férias no período de 16/06 a 02/07 e sendo assim, não notei queda significativa no total de visitantes. Fico feliz que continuaram visitando meu site, mesmo que eu não tenha alimentado a fanpage ou o Twitter, o que me faz concluir que a maior fonte de visitas ao Meteorópole é de fato as buscas no Google (o que é comprovado também nas estatísticas do Analytics). Ou seja, mesmo que o Facebook e o Twitter deixem de existir, meu blog vai continuar firme e atraindo visitantes!
Com relação a arrecadação, eu não tenho certeza se posso falar abertamente sobre valores aqui no blog (eu tenho medo de desmonetizar o blog). Sendo assim, como vocês verão na imagem a seguir (retirada do Google AdSense), eu borrei os valores. É até melhor, porque evita especulação por parte de gente mal intencionada. A questão aqui é que vocês possam observar principalmente a linha azul do gráfico (valores que ganhei através de pessoas que visitaram meu blog no Brasil). Vocês vão reparar também que nos últimos 30 dias a linha também manteve-se sem variações além das esperadas (nos fins de semana, por ter menos visitas, arrecado menos).

O que quero dizer com tudo isso? Bom, muitas vezes a gente acha que vai ter o maior prejuízo em números por não estar produzindo nenhum conteúdo, porém todo aquele conteúdo que foi produzido antes ainda rende frutos. É exatamente isso que percebo no Meteorópole e se o seu blog tem um perfil semelhante ao meu, certamente essas informações sobre a minha experiência poderão te deixar mais tranquila.
Acredito que quem produz outro tipo de conteúdo (lifestlyle no Instagram, por exemplo) não pode ter esse luxo, porque essa pessoa precisa sempre estar postando e publicando, para manter-se sempre em evidência. A cada dia que passa fico feliz que meu conteúdo está bem distante disso, pois eu tenho uma sensação de liberdade.
Outra coisa: mesmo que você tenha prejuízo financeiro ou em termos de números, a paz interior e os momentos de tranquilidade que as férias proporcionam não tem preço. Programe-se financeiramente e tente fazer algum passeio offline, ou parcialmente offline (aquele que você deixa de produzir conteúdo). Se você cria conteúdo que envolve um compartilhamento de sua vida e de suas experiências pessoais (lifestlyle), tente fazer coisas sem postar nas redes sociais. Crie aquele lugar seguro e secreto, apenas seu e de sua família. Acredito que é saudável, ajuda a refletir e repensar.
Comente