• Política de Privacidade
  • Sobre Mim
  • Sobre o Projeto
  • Contato
  • Skip to primary navigation
  • Skip to main content
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer

Meteorópole

Uma meteorologista além da Meteorologia

  • Início
  • Sobre
    • Sobre o Projeto
    • Sobre Mim
    • Palestras
    • Parceria
    • Anuncie!
  • Experiências
  • Aliada da Professora
  • Perguntas sobre Meteorologia
    • Envie sua foto meteorológica
    • Faça sua pergunta
  • Contato
  • Show Search
Hide Search
You are here: Home / Blog / Conjunto específico para o Módulo do Ar (Habilidades em Meteorologia) – Escotismo

Conjunto específico para o Módulo do Ar (Habilidades em Meteorologia) – Escotismo

02/08/2018 By Samantha Leave a Comment

Cortesia de Pixabay

Já conversei com vários escoteiros que desejavam conquistar reconhecimento em habilidades relacionadas à Meteorologia (Módulo do Ar). Se você não é do Movimento Escoteiro (eu também não sou!), talvez não saiba, mas eles precisam conquistar reconhecimento em diversas habilidades e uma delas é a Meteorologia, o que é muito esperado, uma vez que o movimento preza muito por atividades ao ar livre e conhecimento da natureza.

Nesse post não vou dar detalhes sobre o Movimento Escoteiro. Se você quiser saber mais a respeito, leia no site oficial em português. Nesse post, vou falar um pouco sobre cada um dos tópicos do Módulo Ar e ajudar os escoteiros que pretendem obter reconhecimento nessa habilidade. Sim, meu objetivo é atrair visitas de escoteiros com esse post!

Se você é escoteiro e chegou até aqui através de uma busca no Google, deixe eu me apresentar: sou Meteorologista, formada pela Universidade de São Paulo e o objetivo desse blog é divulgar conhecimento científico na área de Meteorologia. Para saber mais sobre minha formação profissional, clique aqui. Esse blog é reconhecidamente confiável, conforme discuti nesse post. Evidentemente que isso não significa que eu nunca erro, mas eu sempre coloco minhas referências ao longo dos meus textos e/ou no final dos meus textos. Sempre estou aberta a discutir erros e melhorias no meu conteúdo. O blog é um espaço em que quero discutir de maneira saudável, sem arrogância ou ataques (procuro moderar os comentários e manter um bom nível nas discussões), porque nós vemos constantemente esse tipo de comportamento nas redes sociais e eu quero colocar minha cabeça no travesseiro sem paz, sem me sentir culpada por ter sido grossa com alguém. Quero fazer do blog um espaço diferente do que infelizmente estamos acostumados nas redes sociais e você é bem-vindo a esse mundo.

Agora vamos falar do Conjunto Específico para o Módulo Ar

Inicialmente eu me baseei nesse .pdf chamado Escotistas em Ação. Nas páginas 67-68 desse documento, temos um conjunto específico para o Módulo Ar. Abaixo, o print dessas páginas:

Como vocês podem ver, um dos tópicos (o que circulei acima) diz:

Construir uma estação meteorológica simples com os principais instrumentos (barômetro, pluviômetro, anemômetro e higrômetro) e demonstrar sua utilização para a tropa.

E eu realmente posso ajudar nesse tópico. Para isso, vou mostrar alguns links daqui do Meteorópole onde ensino a construir alguns instrumentos meteorológicos com materiais “caseiros”, digamos assim, material voltado para feiras de Ciências:

  • Como construir um barômetro caseiro? 
  • Como construir um pluviômetro?
  • Projeto de um anemômetro de baixo custo
  • Como construir um higrômetro caseiro? – esse link é o único que não é do Meteorópole, porém o Seara da Ciência é um site ótimo da UFC, já consultei muito! 

A propósito, o Seara da Ciência tem excelentes dicas para feiras de Ciências. É um desses sites que está há muito tempo na internet e que eu tenho certeza que já ajudou muitos alunos e professores. Há também esse outro experimento sobre Pressão Atmosférica que também pode ajudar quem quer aprender mais sobre o conceito.

Bom, acredito que eu já dei algumas dicas bacanas que podem ajudar nessa parte. Mas eu descobri que os escoteiros precisam aprender mais coisas sobre Meteorologia, conforme discutiremos adiante.

A foto que recebi

Além deste documento, um escoteiro uma vez me mandou uma foto de uma página de um manual onde informavam todos os tópicos que os escoteiros que desejassem adquirir reconhecimento nas habilidades em Meteorologia precisavam aprender:

Infelizmente não lembro mais o nome do escoteiro que me mandou, pois faz muito tempo. Agradeço muito, no entanto, pois isso permitiu que eu pudesse escrever esse post. Bom a primeira coisa que me chamou a atenção é que o nome Meteorologia está escrito de maneira errada na foto do material que ele me enviou. O nome correto é Meteorologia e não Metereologia. Infelizmente esse é um erro ortográfico comum.

E fica fácil fixarmos que a grafia correta é Meteorologia, quando aprendemos sobre o significado da palavra Meteorologia: Meteorologia é o estudo dos meteoros. Meteoro, em grego, significa “suspenso no ar” e é um termo utilizado para se referir ao brilho que vemos no céu quando um fragmento de rocha (meteoroide) entra na atmosfera terrestre, porém também é um termo utilizado para se referir a qualquer fenômeno meteorológico (chuva, granizo, arco-íris, etc). Portanto, o termo meteoro possui dois significados e nós utilizamos o segundo significado. E assim, Meteorologia significa estudo dos fenômenos meteorológicos. Eu falei tudo bem explicadinho sobre a definição da palavra Meteorologia nesse post e sugiro que vocês leiam para conhecer mais sobre o assunto.

Agora, vou tratar cada tópico indicado na fotografia acima e numerado de  1 a 9:

1) Explicar ao examinador os grandes momentos da origem e da evolução da Meteorologia

Aqui fica difícil dizer o que o examinador espera, porque falar sobre história da Meteorologia é um assunto muito amplo. Eu diria que falar sobre a origem do nome Meteorologia (como mencionei anteriormente) é um começo importante. Além disso, falar sobre o livro Meteorologica, livro escrito pelo filósofo grego Aristóteles em 360 a.C e é considerado o primeiro livro sobre Meteorologia é bem relevante. Falar sobre essas coisas é um importante ponto de partida.

Eu diria que esse post com alguns fatos e curiosidades sobre o tempo também podem ajudar, porque eu coloquei vários fatos históricos sobre Meteorologia.

Depois disso, você também pode falar sobre a invenção dos principais instrumentos meteorológicos (termômetro, pluviômetro, barômetro, etc). Nesse post eu dou algumas dicas a respeito disso e você também pode buscar pelas palavras chave aqui dentro do Meteorópole (e na web em geral, claro, sempre tomando cuidado para procurar sites idôneos).

Bom, falando sobre a invenção dos instrumentos meteorológicos, você acaba falando sobre a evolução da Meteorologia Observacional. Só que também temos a previsão do tempo, que é tão consultada hoje em dia e muita gente não sabe como ela é feita. Nesse post eu explico sobre isso e ensino a consultar a previsão do tempo de maneira mais eficiente.

Há também essa série em que falo sobre a história da previsão do tempo e que também pode ajudar, porque lida com história recente (século XX e início do século XXI). Falar sobre a diferença entre os termos tempo e clima  também é muito importante, pois mostra que você está atendo a essas diferenças. E falar um pouco sobre Climatologia também é bacana, porque é uma área que nós Meteorologistas também estudamos e com a qual também trabalhamos em nosso cotidiano.

Bom, acredito que os links acima podem te ajudar a elaborar uma pesquisa interessante que vai permitir que você tenha muitas informações relevantes para explicar para o examinador.

2) Descrever os mecanismos que determinam os diferentes fenômenos meteorológicos

Aqui temos um outro tópico bastante geral. A propósito, achei os tópicos bastante gerais, de modo que cada escoteiro poderá falar coisas ligeiramente distintas. Isso dá uma liberdade, porque cada escoteiro vai acabar se prendendo aos pontos que achou mais interessante durante as pesquisas. No entanto, pode também deixar o escoteiro confuso e um pouco perdido quando começa a fazer as pesquisas sobre cada um dos tópicos e é por isso que acho que esse meu enorme texto pode ajudar, pois está sendo realmente um guia de estudos.

Para esse tópico em especial, acredito que um ponto de partida interessante seria falar sobre como as nuvens se formam. As nuvens estão associadas a muitos fenômenos meteorológicos, então entender como as nuvens podem se formar já é um bom caminho para entender muitos fenômenos meteorológicos, principalmente os relacionados aos hidrometeoros. Hidrometeoros são os fenômenos ópticos relacionados a água (estado sólido ou líquido) e aqui temos granizo, neve, gelo nas mais diferentes formas, chuva, garoa, orvalho, geada etc.

Outro ponto que pode ser abordado durante a conversa com o examinador são os fenômenos ópticos (fotometeoros). A presença de gotículas de água e cristais de gelo nas nuvens possibilitam a formação de lindos fenômenos meteorológicos de natureza óptica, como arco-íris, halos, gloria, etc. Fiz inclusive uma lista de fenômenos meteorológicos ópticos interessantes, que podem ajudar o escoteiro nessa conversa com o examinador, além de possibilitar que se aprenda sobre fenômenos meteorológicos de natureza óptica que você talvez nem imaginava que existissem.

Podemos também falar dos eletrometeoros, que são os fenômenos meteorológicos relacionados à eletricidade e aqui estamos falando dos raios e dos relâmpagos. Discuti o assunto nesse post.

Enfim, acredito que falar sobre esses tipos de fenômenos meteorológicos é um importante ponto de partida para falar sobre os mecanismos relacionados com sua formação, já que ao discutir cada um deles, você vai acabar explicando como eles se formam.

3) Reconhecer as diferentes formações de nuvens  e explicar o que significam, definindo o nível da base e o nível da precipitação.

Acredito que aqui o examinador quer que o escoteiro saiba sobre o Sistema de Classificação de Nuvens e sobre como os diferentes tipos de nuvens estão associados com fenômenos meteorológicos diferentes. Bom, o Sistema de Classificação de Nuvens é provavelmente um dos assuntos mais tratados aqui no Meteorópole. Se você quer aprender sobre os nomes das nuvens e sua relação com o tempo presente e futuro, veja essa lista de links que indiquei e que eu acredito que poderão te ajudar em sua pesquisa. Além disso, esse post recente onde ensino como fazer uma previsão do tempo bem qualitativa e observacional apenas analisando o tipo de nuvens no céu também é uma boa pedida.  Como li que discussões sobre mudanças climáticas também ocorrem no meio escoteiro, também recomendo esse post que fala do papel das nuvens no aquecimento global.

A essa altura você dever ter reparado que eu não pretendo dar nada “mastigadinho” para vocês, até porque uma das coisas que eu não faço aqui no Meteorópole é fazer a lição de casa dos outros.  O que apresento aqui, de muito bom grado, é uma espécie de guia de estudos para vocês. Vocês vão ter que ler muito, é verdade. Mas eu tenho certeza que vocês ficarão fascinados com Meteorologia e se você é escoteiro, certamente gosta de atividades ao ar livre e já observou a natureza várias vezes e portanto se interessa por Ciências da Terra. Sendo assim, ler muito sobre esse tema será um prazer.

4) Construir um pluviômetro, um barômetro, um anemômetro e um higrômetro (fiquei na dúvida, pois não consegui ler) como recursos mínimos para formar uma estação meteorológica caseira.

Eu já falei sobre isso anteriormente no post (veja bem no começo) onde já indiquei links. Eu fiquei na dúvida com relação a esse tópico, pois vocês podem notar que a foto que me mandaram não permitiu a leitura do final da frase nesse tópico. Eu pensei que pudesse ser biruta. Eu nunca escrevi um post com um tutorial explicando como construir birutas, mas achei esse bem bacana do WikiHow.

5) Descrever as diferenças entre tempo e clima

Eu já até me adiantei sobre esse tema no primeiro tópico! Leia aqui a diferença entre os termos tempo e clima.

6) Descrever a simbologia empregada para descrever fenômenos nas cartas meteorológicas

Falei sobre esses símbolos no post sobre cartas sinóticas de superfície. Confira o post e todas as referências que indiquei nele.

7) Manter um registro de informações diárias sobre o tempo durante um período de no mínimo 3 meses, incluindo temperatura, pressão, umidade, vento, precipitação, etc.

Eu dou algumas dicas sobre como observar as nuvens e manter registros pessoais aqui. Acredito que é importante ter um caderno dedicado apenas a essas observações. Você pode consultar diariamente informações de estações meteorológicas de sua cidade (nessa página do INMET há uma pequena relação) para completar suas observações ou pode até investir dinheiro em uma pequena estação meteorológica eletrônica.  O único cuidado é tentar instalá-la em uma área gramada e em um local sombreado. Nos dois posts abaixo explico a importância da instalação correta dos termômetros, higrômetros e barômetros:

  • Abrigo para sensor de temperatura (radiation screen) caseiro 
  • Importância da exposição correta dos termômetros ou sensores de temperatura

Quando for fazer as observações meteorológicas, sempre aja de maneira meticulosa, anotando cuidadosamente todas as informações e nos mesmos horários diariamente. É assim que o trabalho em estações meteorológicas é feito, sempre seguindo padrões cuidadosos.

8) Formular uma estimativa razoavelmente exata do tempo a partir de observações pessoais

Acredito que você pode fazer isso a partir da observação de nuvens e eu falo sobre isso em dois posts:

  • Prever o tempo observando as nuvens
  • Como prever o tempo através das nuvens?

E se você mora em uma área rural (ou em uma cidade que possui uma área rural nas proximidades), acho que vale a pena conversar com moradores mais velhos, pessoas que tem uma horta ou dependem da agricultura. As pessoas que moram por muitos anos na mesma região conseguem ter uma boa noção dos indícios de mudanças no tempo: comportamento dos animais, observação das nuvens (mesmo sem saber os nomes delas), etc.

Claro que o objetivo não vai ser uma estimativa exata (com valores e tudo o mais, como é transmitido nos telejornais). O objetivo, ao meu ver, é ter noções de observações meteorológicas do local e sinais nas mudanças do tempo.

9) Visitar uma Estação Meteorológica

Isso vai depender muito da cidade em que você mora. O ideal é procurar o INMET e tentar descobrir qual a estação meteorológica mais próxima do local que você mora. Se em sua cidade ou proximidades há Universidades ou Escolas Técnicas com cursos na área de Meteorologia, Engenharia Ambiental, Agronomia, outras áreas relacionadas com o Meio Ambiente, etc, também vale a pena entrar em contato com essas instituições para tentar descobrir se há uma estação meteorológica e a possibilidade de realizar uma visita técnica.

Aeroportos (mesmo que de pequeno porte), grandes fazendas e cooperativas agrícolas também são boas sugestões. Acredito que explicando que você é do Movimento Escoteiro poderá ser bem recebido.

Em São Paulo-SP, há a possibilidade de visitar a Estação Meteorológica do IAG-USP. Visite o site da instituição para entrar em contato com eles e se informar a respeito das condições da visita. Recentemente, recebi o Carlos e sua família na Estação Meteorológica do IAG-USP, que foram excelentes visitantes e muito gentis.

Eu gosto muito de receber membros do Movimento Escoteiro porque eles já chegam até o local da visita com objetivos (como podemos ver na foto que norteou boa parte do post). Além disso, são pessoas que em geral possuem excelentes e inspiradores valores pessoais, pois é isso que o movimento prega.

CONCLUSÕES E OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

Vocês repararam que eu deixei muita coisa para ler, pois como discuti anteriormente, o que proponho aqui é um guia de estudos. Eu não sou escoteira e estou apenas discutindo o conteúdo desse Módulo Ar. Se você é escoteiro e tem algo a acrescentar ou algo que gostaria de aprender e eu não mencionei aqui, fique a vontade para escrever nos comentários.

Ao observar o que é solicitado, reparei que trata-se de muita coisa “geral” sobre meteorologia, inclusive parte do conteúdo que vemos em uma disciplina chamada Introdução às Ciências Atmosféricas, disciplina introdutória que temos no primeiro semestre da faculdade. Portanto, se você é escoteiro e deseja se tornar Meteorologista um dia, saiba que já sabe bastante coisa que vai te ajudar no primeiro semestre!

Repare que o texto todo possui links ao longo dele, que são links que você clica e abrem em outra janela. Entendendo isso, você vai poder aproveitar esse guia com mais facilidade e ter acesso a todas as referências indicadas ao final de cada texto linkado.

Recomendo também a leitura do post do amigo Vinícius do blog Monolito Nimbus que também trata do conjunto de conhecimentos em Meteorologia que os escoteiros precisam adquirir. Recomendo também uma palestra que ministrei há alguns anos e cujos slides podem ser consultados aqui, porém também a incorporei abaixo:

Palestra para os Escoteiros de Samantha Martins

Nesse post, indiquei alguns livros para pessoas que praticam atividades ao ar livre. Se você gosta muito de ler, acredito que vale a pena investir em livros da área. Um livro que tenho indicado muito para quem quer realmente se aprofundar mais em Meteorologia e está começando é o Meteorologia: noções básicas, que foi escrito por um time de autores excelentes (Rita Yuri Ynoue, Michelle S. Reboita, Tércio Ambrizzi, Gyrlene A. M. da Silva), todos professores de cursos de Meteorologia de diversas regiões do Brasil.

Hoje, o jornal em qualquer mídia apresenta e explica a dinâmica meteorológica. Embora façam parte de um sistema complexo, os fenômenos meteorológicos são apresentados nesta obra de forma simples e didática, desde os conceitos básicos de composição e estrutura da atmosfera até a previsão do tempo e do clima e as mudanças climáticas. {x}

Vale muito a pena comprá-lo! Todos os livros da Oficina de Textos comprados a partir dos links no Meteorópole vão me gerar uma pequena comissão. Enriqueça sua biblioteca e ajude a manter o blog!

 

 

 

 

Compartilhe:

  • Clique para enviar por e-mail a um amigo(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Skype(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Pocket(abre em nova janela)

Filed Under: Blog, Dicas, Educação, Instrumentos Meteorológicos Tagged With: escoteiros, escotismo, habilidades do módulo ar, meteorologia para escoteiros

Reader Interactions

Comente Cancelar resposta

Primary Sidebar

Minhas redes sociais

  • Twitter
  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn
  • Pinterest

Publicidade

Gosta do Meteorópole?

Doe pelo PicPay: @samanthaweather

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Categorias

Blogroll

  • Aqui só tem História!
  • Das Minucias – Lorena
  • Habeas Mentem
  • Mamãe Plugada
  • Meteorologia Sinótica (Prof. Rita Ynoue)
  • Momentum Saga
  • Monolito Nimbus
  • Outra Cozinha (Carla Soares)
  • Poeira Cósmica (Aline Ribeiro)
  • Tá em promoção! – Blog

Banners de Blogs Bacanas (BBB)



Informações Importantes

  • Política de Privacidade
  • Sobre Mim
  • Sobre o Projeto
  • Contato

FAQ

Qual a diferença entre nevoeiro e neblina?
A única diferença entre nevoeiro e neblina (também chamada de cerração, ruço, névoa, librina o brêtema) é…

Clique para ver resposta completa

Footer

Tags

aquecimento global arte calendário do advento chuva classificação de nuvens clima cumulonimbus Curiosidades dicas divulgação científica dúvida do leitor educação ensino eventos feminismo ficção científica filosofia de buteco furacão leitura literatura livros maternidade mudança climática mudanças climáticas natal nuvens opinião palestras previsão do tempo profissão pseudociência publicidade raios reflexões religião resenha seca sobre escrever star trek são paulo tornado tufão vida de mãe vídeo vídeos

Posts Recentes

  • Processos diabáticos e diabáticos na atmosfera
  • Sobre ter cadernos e fazer um monte de coisas
  • Cumulonimbus tuba e Cumulonimbus murus: a nuvem funil e a nuvem muro
  • Existe planta que cura o coronavirus?
  • Nuvens Cumulonimbus – o temível Cb

Meteorópole Copyright © 2021 · Hospedagem Gerenciada Girardi♥Pauly · Log in

#meteoropole no Instagram

No images found!
Try some other hashtag or username
loading Cancelar
Post não foi enviado - verifique os seus endereços de e-mail!
Verificação de e-mail falhou, tente novamente
Desculpe, seu blog não pode compartilhar posts por e-mail.