
Vocês se lembram do TEOLABCAST? Então, eu participei desse excelente podcast falando sobre Aquecimento Global há alguns meses. Dessa vez eu participei do TEOLABCAST falando sobre o fenômeno Cabo Daciolo e sobre como ele é quase que um produto natural e esperado das igrejas evangélicas brasileiras.
Ah Samantha, mas você falou de política! Falei mesmo! Porém sem fazer campanha política e sem polarizações, queridos leitores. Inclusive a conversa foi muito descontraída, amigos em um bar, lembramos de fatos e situações que vivemos dentro de algumas igrejas e mostramos como existem vários “Daciolos” dentro das igrejas evangélicas. Bom, não vou ficar aqui dando spoilers sobre essa ótima conversa, por isso ouçam e me contem o que acharam.
O TEOLABCAST é um projeto do Cedric S. Graebin (@cedricgraebin) e do Leo Rossato (@nadanovonofront). O TEOLABCAST é um podcast sobre ciência, fé e outras coisas mais. O Cedric é Químico e atua na área de Química Medicional e o Leo é Cientista Social. É um olhar sobre ciência, fé e teologia: as vezes é teo e as vezes é lab. Se você teve ao longo de sua vida algum tipo de experiência com igrejas evangélicas e hoje tem uma visão crítica sobre o assunto (sem necessariamente ter abandonado a fé), é o podcast certo para você.
Ao longo da conversa mencionei alguns fatos sobre o candidato que eu li em notícias de diversos portais. Vou deixar aqui a relação:
- Ele legislou em causa própria;
- Foi expulso do PSOL;
- Disse que os Illuminati o estavam perseguindo e correu no monte para jejuar;
- Disse que se filiou ao PSOL (partido do qual não faz mais parte) para evangelizar os outros membros do partido. Detalhe importante: ele não foi expulso do partido por ser evangélico, na verdade ele foi expulso porque defendeu os PM’s acusados na tortura e morte do pedreiro Amarildo Dias de Souza e porque propôs uma alteração na Constituição que trocaria a expressão “todo poder emana do povo” para “todo poder emana de Deus”, o que feriria a laicidade do Estado (que é um dos pontos que é fortemente defendido pelo partido).
- Uma socióloga inventou o termo Ursal em 2001, como uma crítica irônica e até hoje se assusta como algumas pessoas levaram a sério (o Leo explica isso em detalhes no podcast, assim como explica o Foro de São Paulo e como ele não é uma instituição influente como muitos da extrema direita pensam).
Sobre o fenômeno Ursal (claro que a gente falou disso, hahahaha) eu só consigo puxar sardinha para minha profissão. Vocês imaginem só quanto esforço científico e quanto trabalho em equipe seriam necessários para coordenar todas as atividades meteorológicas na Ursal. Teríamos que ter conhecimento total desde Furacões até Sistemas Frontais!
Eu sou muito grata por poder participar desse episódio do TEOLABCAST. O Cedric e o Leo são pessoas muito queridas, que já tenho como amigos. Inclusive ouçam os demais episódios do podcast. Eu aprendi muito, questionei vários de meus pontos de vista e aprendi a ter mais tolerância e a sair mais de minha bolha. Quando você deixa de frequentar a igreja, como é meu caso, surge culpa, arrependimento, uma sensação de vazio e depois uma espécie de revolta por ter vivido algumas coisas negativas dentro da igreja. Hoje tenho uma outra visão da Igreja de Cristo, entendo que há coisas boas e ruins em se participar de uma comunidade evangélica e aprendi a ter mais respeito e carinho pelas pessoas da ‘minha antiga bolha’. É inegável que ter conhecido o Cedric e o Leo foi um dos fatores que estão me ajudando nas “pazes com a minha fé”. Obrigada 😉
P.S.: Cabe ressaltar meu tweet mais recente para que vocês tenham uma ideia a respeito da blogueira que vos fala:
“título do meu post: Participação no TEOLABCAST falando sobre o fenômeno Daciolo”. Fiquei rindo sozinha por alguns minutos, imaginando que “fenômeno Daciolo” é um furacão ou tufão rsrs ou até qualquer outro fenômeno meteorológico. Eu sei, sou besta rio de coisas aleatórias
— 🇧🇷🖖Samantha Martins🌈🌧️ (@samanthaweather) August 20, 2018
Hahahaha bom dia.
Comente