
Estamos no final de setembro e sei que muitos estudantes já começam a se preocupar com as provas finais ou com o vestibular. Por ter sido uma adolescente bastante estudiosa (e até hoje ainda estudo bastante, embora muito menos), eu acredito que posso compartilhar algumas dicas e opiniões que podem te ajudar.
É preciso deixar claro que eu não sou nenhuma coach ou especificamente coach de estudos. Na verdade eu sou bastante crítica e cética com esse negócio de coach. Eu acredito realmente que todos nós precisamos buscar nosso caminho e procurar alternativas que podem nos ajudar e que sejam realistas, que tenham a ver com nossas possibilidades e com nossas metas. Em outras palavras, ao meu ver cada um deve encontrar sua própria “fórmula”. E para encontrar essa fórmula pessoal, muitas vezes vamos experimentar dicas e fórmulas de outras pessoas, para que possamos adaptar de acordo com nossa própria realidade. É aquela história de ajustar a receita com seus próprios ingredientes.
Sendo assim, o que vou transmitir aqui tem a ver com minha vivência. Não sou nenhuma estudiosa em neurociência, não conheço todos os mecanismos pelos quais as pessoas aprendem. Então tudo o que vou escrever aqui tem a ver com minha experiência e com o que encontrei de melhor para mim. Espero que ajude.
Dica n°1: Trace um plano de estudos
Bom, seja no Ensino Médio ou na Universidade, nós cursamos várias matérias. E cada um de nós sabe qual matéria mais precisa de nossa atenção, por ter mais conteúdo ou por ser aquela matéria que não gostamos ou não temos afinidade.
Crie um cronograma semanal traçando seu plano de estudos a cada dia. Assista todas as suas aulas e separe um período diário (por exemplo, 3h por dia) para estudar as matérias. Priorize as matérias mais urgentes e que você tem mais dificuldade, mas não negligencie as matérias mais “fáceis”.
Alguns conteúdos podem ser estudadas no ônibus, na volta pra casa. São conteúdos que exigem muita leitura, por exemplo. Se você consegue ler no ônibus e no metrô sem ficar enjoada ou perder o seu ponto, procure fazer isso para adiantar sua rotina e aproveitar o tempo.
Não se esqueça de estudar todos os dias! Não deixe acumular matéria para estudar uma semana antes das provas, pois isso pode te deixar ansiosa e fazer você perceber que tem dúvidas urgentes de última hora, além de não dar tempo de cobrir todo o conteúdo. Procure sempre tirar um tempinho diário (3h diárias, como mencionei por exemplo) para estudar. Claro que conforme as provas vão se aproximando, a gente tende a dar aquele “gás” e estudar um pouco mais. Alguns professores até propõe aulas com resumos. Mas pense, se você já implementar um plano de estudos agora, já estará acostumada com a rotina e estará preparada para estudar mais quando as provas estiverem se aproximando. E se você estiver com o conteúdo absorvido, aproveitará melhor a aula com resumos.
Seja realista. Se você acha que não consegue se concentrar por 3h, estude por um período menor e vá gradativamente aumentando o período dedicado aos estudos. Não adianta traçar metas de “vou estudar 8h por dia além do tempo das aulas” se isso te deixar frustrada ou cansada. É como começar um exercício físico: comece devagar, traçando metas realistas e vá gradualmente aumentando a intensidade.
Dica n°2: Deixe o celular de lado
Não caia no engano de achar que é possível estudar com o celular do lado ou na frente do computador. Concentre-se em suas anotações e nos livros didáticos. Se os livros estiverem no formato digital, baixe-os em seu dispositivo e mantenha-o em modo offline. Não permita que você seja distraída por notificações de celular ou coisas do tipo. Afinal de contas, você vai estudar por apenas algumas horas! Não tem problema se você checar suas mensagens depois.
O mesmo vale para estudar na frente da televisão. Deixe as séries para depois, concentre-se no que está fazendo. Além disso, se você ir bem nas provas não vai ficar de recuperação e certamente sairá mais cedo de férias, podendo assim maratonar suas séries favoritas depois.
Dica n°3: Cuide de sua saúde
Crie uma rotina para ir para a cama cedo, coma alimentos saudáveis e beba bastante água. Uma dica é sempre levar uma garrafinha de água para seu ambiente de estudos. Evite levar lanchinhos nada nutritivos, como biscoitos, chocolates e salgadinhos. Se você gosta de petiscar enquanto estuda, compre castanhas ou uvas-passa, por exemplo.
Cuide também de sua saúde mental. Por isso mencionei na dica n°1 que você deve ser realista com relação ao tempo dedicado aos estudos. Do que adianta ficar 8h estudando sem parar e depois se sentir cansado ou mentalmente perturbado. Saia com sua família e amigos, caminhe em um parque próximo, evolva-se em um hobby e/ou atividade física também. Coloque em sua rotina semanal um tempinho para relaxar e fazer outras coisas.
Se a sua saúde mental te preocupa, procure aconselhamento. Converse com pessoas mais velhas: pais, tios, amigos, professores, etc. Pode ser que você precise de ajuda profissional e não há nenhum problema. Cuidar da saúde mental é a mesma coisa que cuidar da saúde física, felizmente nossa sociedade está deixando de lado esse tabu e preconceito a respeito da saúde mental.
Dica n° 4: Não abuse do álcool e das drogas
Isso tem a ver com saúde física e mental! Você sabia que até o café em excesso pode ser considerado uma droga? Procure hábitos de vida saudáveis e procure ajuda, caso a situação tenha saído do controle. E se você é muito jovem, saiba que a situação pode facilmente sair do controle. Fuja de comportamentos autodestrutivos.
Dica n° 5: Tempo de qualidade com amigos de qualidade
Veja, é muito provável que você tenha amigos que estejam no mesmo barco que você. Combine programas entre amigos, como assistirem um filme juntos. Assim todos podem se ajudar, deixando de lado o cansaço mental de tanto estudar.
Estudar em grupo pode ser até uma opção, desde que todos estejam unidos em torno de um mesmo propósito. Não adianta encontrar os amigos para estudar se na verdade vocês forem ficar conversando sobre outras coisas. Nesses casos, é melhor estudar sozinha e combinar um programa de lazer de fim de semana, onde todos podem conversar e rir juntos.
Dica n° 6: Não se iluda, estudar é preciso
Aqui no blog sempre bato na tecla sobre a importância de estudar e de se informar. Todos que estudam tem um objetivo: ser aprovado nas disciplinas para então dar um passo a mais em sua formação e carreira, aprender um novo idioma, aprender uma nova habilidade, etc. Eu sei que no meio do caminho a gente acaba tendo que aprender conteúdos que você pode considerar inúteis, mas que são cobrados dentro da grade curricular. Se você tem um objetivo, passe por cima disso e estude inclusive esse conteúdo que você julga desnecessário. O tempo gasto reclamando pode ser gasto estudando!
Fala-se tanto em metas de emagrecimento e de body building nos dias de hoje mas pouco ouço falar de metas relacionadas aos estudos. Estudar deve fazer parte da formação de todos nós, principalmente das crianças, adolescentes e jovens. Eu estudo até hoje, na medida que leio para me informar no dia a dia, aprendo novas habilidades necessárias para ou trabalho ou estudo para escrever algum post aqui do blog, por exemplo. Nossa mente também precisa ser exercitada e isso se obtém estudando!
Infelizmente vejo com frequência atitudes que tem relação com a desvalorização do saber. Outro dia ouvi um certo “guru” ou “coach” dizendo que pagar por instrução universitária era perda de tempo. Vamos aos fatos óbvios? Quanto mais você estuda, maiores as chances de você ter um bom salário. Vejam, não estou falando aqui de casos específicos de pessoas que receberam heranças milionárias ou que nasceram em famílias abastadas. Estou falando de pessoas como eu e provavelmente você, filha de pais operários, trabalhadores. Não adianta, se você não estudar, se você não procurar obter uma qualificação profissional, você dificilmente vai conseguir um bom emprego.
Os resultados não são instantâneos, assim como em qualquer mudança de rotina, mas vale a pena estudar. Não acredite em pessoas que propõe técnicas milagrosas ou fáceis de estudo e de absorção de conteúdo. Isso não existe! Estudar é cansativo e exige dedicação.
Finalizando
Se você tem alguma dica ou opinião sobre o tema, deixe nos comentários! Sei que muitos professores leem meus blogs, além de profissionais de Meteorologia ou áreas relacionadas. Se você tem alguma dica que ajudou em sua formação, deixe nos comentários e compartilhe com a meninada mais nova que lê meu blog!
E eu também separei 3 outros textos daqui do blog que podem ter dicas que vão te ajudar:
- Como estudar?
- Fazendo diagramas para estudar
- Dicas para quem quer estudar Meteorologia por conta própria (mas algumas dicas podem te ajudar em outros estudos)
Um livro que indico dentro desse tema (e que me foi indicado pela minha amiga Jaqueline) é Solving the Procrastination Puzzle: A Concise Guide to Strategies for Change, de Timothy A. Pychyl. O livro é um ótimo guia para você que pretende implementar uma rotina de estudos, pois te ajuda a organizar o seu tempo e acabar com o hábito da procrastinação.
Como meus leitores sabem, qualquer compra feita pelo site da Amazon através de links daqui do Meteorópole me geram uma pequena comissão que ajuda na manutenção do blog e que me incentiva a continuar escrevendo. Doe também através do PayPal! Outra maneira de ajudar é indicar meu blog para seus amigos e compartilhar os links para meus textos. Não copie e cole meus textos: indique os links.
Comente