
Muitas blogueiras usam AdSense para garantir uma graninha, nem que seja para pagar a hospedagem e o domínio. Como vocês podem perceber, o Meteorópole é um desses blogs que usam AdSense.
Eu fiz vários testes por “tentativa e erro”, posicionando os anúncios em locais diferentes, explorando as opções de anúncios dinâmicos, etc. Li material do próprio Google AdSense, vi alguns blogs dedicados ao tema (muitos são clickbait ou ensinam coisas que ferem as regras do AdSense, por isso tomem cuidado e deem preferência ao material do próprio Google), assisti alguns vídeos, etc. Bom, depois de fazer essa pequena pesquisa e esses testes, concluí que para ganhar muito dinheiro no AdSense, seu blog ou site teria que ter muitas e muitas visitas e muitos cliques nos anúncios. Pelas regras do AdSense, você não pode ficar pedindo para ninguém clicar no anúncio. Sendo assim, se você quer atrair muitas visitas e quer que esses visitantes possam potencialmente clicar nos anúncios do seu site, você tem que produzir um bom conteúdo.
Lembram quando contei para vocês que eu estava toda orgulhosa porque meu blog estava na primeira página de buscas no Google? Então, isso é uma coisa boa! Significa que quando as pessoas procuram um blog sobre Meteorologia ou um blog de uma meteorologista na busca do Google, há chances enormes de elas pararem aqui. Procuro sempre tentar colocar bons conteúdos, colocar boas fontes e sempre referenciar o que escrevo. Plágio, jamais! O Google tem mecanismos para “entender” os sites e eu acho que eles sabem mais sobre nosso conteúdo que nós mesmas!
Bom, vou contar para vocês um erro ENORME e GIGANTESCO que cometi há algumas semanas. Que esse meu erro sirva de alerta para vocês. Pois bem, alguns de vocês sabem que eu tenho uma vitrine virtual no Repassa. O Repassa é um brechó virtual onde você pode comprar e vender roupas. As roupas que já comprei são de qualidade e quando mandei minhas roupas para eles avaliarem, percebi que eles são super criteriosos na avaliação. Se você quiser se cadastrar no Repassa para comprar alguma roupa bonita e de quebra ajudar o ambiente, use meu link.
Enfim, há algumas semanas eu estava ‘namorando’ um vestido e uma bolsa no Repassa. Algo semelhante já deve ter acontecido com vocês: você fica na dúvida sobre comprar ou não um determinado produto. Deixa a aba da loja aberta, olha diariamente. Quando você faz isso, os anúncios do Google de qualquer página que você visitar serão referentes àqueles itens que você está namorando. Sendo assim, o Meteorópole ficou exibindo aqui no meu browser a propaganda daquele vestido e daquela bolsa continuamente, ao longo de vários dias. Como sempre deixo o Meteorópole aberto em uma das abas do navegador, para verificar problemas de layout e outros erros e por isso fiquei dias vendo a bolsa e o vestido olhando para mim. E o que a pessoa aqui fazia? Então, EU CLICAVA NOS ANÚNCIOS!
Sim gente, contando para vocês parece algo idiota. Não clicava com más intenções, eu clicava porque eu realmente estava pensando em comprar a bolsa e o vestido (no final comprei só o vestido). Era uma atração inexplicável, eu simplesmente sentia vontade de clicar no anúncio do produto (e de produtos relacionados) para pensar se eu compraria ou não. O resultado foi que o Google deve ter interpretado minha atitude como má fé, como se eu estivesse tentando ganhar dinheiro clicando repetidamente nos anúncios de meu próprio blog, e isso fez com que meus ganhos em um período de 1 semana caíssem consideravelmente. Teve dias que eu ganhei menos de 1/3 do que normalmente ganho.
Fiquei preocupada, até conversei com meu marido a respeito. Depois de repensar, cheguei à explicação que menciono no parágrafo anterior. Fiquei feliz que minha conta do AdSense não foi suspensa. Sim, em caso de atividade ilegal que fira as regras do AdSense, sua conta pode ser suspensa!
Sendo assim: não cliquem nos anúncios dos blogs de vocês e não peçam para outras pessoas clicarem. Isso não é permitido e os algoritmos percebem. O Google não é esse gigante por acaso, há diversos mecanismos que detectam qualquer atividade ilegal ou suspeita em seus serviços.
No meu caso, eu já sabia que não podia clicar em meus próprios anúncios, porém agi quase que inconscientemente e cliquei, porque justamente aparecia aquilo que eu queria comprar (o que é proposital, acontece com todo mundo, são os tais cookies). Resista, pense bem e não clique! Não façam como eu! Ah sim, leiam todas as regras do AdSense. Estão bem escritas, a leitura é rápida e vale a pena para não cometer nenhum erro que ameace seus ganhos e sua conta.
Comente