O blog que indicarei hoje foi organizado por uma querida colega, a Prof. Rita Ynoue. É um blog sobre Meteorologia Sinótica, onde ela reúne todo material que ela apresentou em aulas ao longo de alguns anos.
Observem na figura a seguir, onde destaco o blog. Quando você clica em “Sistemas Meteorológicos”, vai notar links para conteúdos descrevendo diversos tipos de fenômenos atmosféricos de escala sinótica. O blog ainda conta com seções de Dicas, Atlas de Nuvens e descreve algumas análises sinóticas de eventos passados que foram discutidos em aulas de Meteorologia Sinótica do IAG-USP. Além disso, há listas de referências, indicando artigos científicos e livros para caso você esteja fazendo uma pesquisa mais aprofundada.

O blog é excelente e acredito que é uma ótima dica para alunos dos primeiros anos do Bacharelado em Meteorologia que falam língua portuguesa, principalmente para os interessados em Meteorologia da América do Sul, já que muitos fenômenos típicos destacados são típicos da América do Sul.
Além dos alunos de Meteorologia, alunos de áreas afins e interessados em Meteorologia de um modo geral podem gostar do conteúdo apresentado. Recomendo!
Livros indicados

Vou falar de um livro em português que é super recomendado para quem está iniciando seus estudos em Meteorologia. Meteorologia: noções básicas conta com um time de autores excelentes (Rita Yuri Ynoue, Michelle S. Reboita, Tércio Ambrizzi, Gyrlene A. M. da Silva), todos professores de cursos de Meteorologia de diversas regiões do Brasil.
Hoje, o jornal em qualquer mídia apresenta e explica a dinâmica meteorológica. Embora façam parte de um sistema complexo, os fenômenos meteorológicos são apresentados nesta obra de forma simples e didática, desde os conceitos básicos de composição e estrutura da atmosfera até a previsão do tempo e do clima e as mudanças climáticas. {x}
Outro livro bem bacana é o Geografia Aplicada ao Turismo, livro escrito por vários autores com organização do Raphael de Carvalho Aranha e do Antônio José Teixeira Guerra.
A obra apresenta uma abordagem ampla e integradora das ciências sociais e ambientais, numa perspectiva interdisciplinar, evidenciando a aplicabilidade da climatologia, geologia, geomorfologia, biogeografia, cartografia, geopolítica e cultura no Turismo, auxiliando esses profissionais a planejarem suas atividades turísticas, em escalas locais e regionais.
Todos os autores do livro são especialistas nas suas áreas e já vêm trabalhando há bastante tempo nos temas que se propuseram a escrever. Os sete capítulos abordam questões cruciais para a boa formação de um profissional em Turismo e para aqueles formados em Geografia que também se interessam pelo tema.
A grande quantidade de fotos, ilustrações, tabelas e gráficos pode auxiliar os leitores a entender melhor essas questões. A bibliografia apresentada também possibilita aos leitores se aprofundar em algum tema abordado no livro. O livro Geografia aplicada ao turismo pretende atender tanto a alunos de graduação como de pós-graduação em Turismo, Geografia e áreas afins, bem como a outros profissionais e ao público em geral interessado nessa temática. {x}
Geografia Aplicada ao Turismo é um livro muito indicado para profissionais da área do Turismo e Geografia. Se você viaja bastante, também é super recomendado! Confira!
E preciso indicar também dois livros de Climatologia, matéria essencial nos cursos de Geografia e Meteorologia (embora com abordagens diferentes). Indico Climatologia Fácil, de Ercília Torres Steinke. De acordo com o texto de divulgação:
O que faz a asa-delta voar? O que é o fenômeno El Niño? Como são formados os desertos? Qual a diferença entre furacão e tornado? Perguntas cotidianas, feitas por alunos e reunidas pela autora durante seus mais de 15 anos de experiência no ensino de Climatologia, servem como ponto de partida para explicar conceitos e fenômenos climáticos de forma prática e original.
Ricamente ilustrada, a obra utiliza exemplos práticos para explicar os principais conceitos da Climatologia Geral, como movimentos de rotação e translação da Terra, radiação solar, umidade, precipitação e circulação atmosférica. Ao final do livro, a autora discute o aquecimento global e as polêmicas que o envolvem, levando o leitor a refletir sobre esse importante tema.Climatologia fácil é uma referência prática e descomplicada para alunos de graduação em Geografia e Meteorologia e professores de ensino fundamental e médio, assim como todos aqueles interessados em conhecer mais sobre os fenômenos climáticos a partir de exemplos do nosso dia a dia. {x}
O próximo livro de Climatologia é o Climatologia: noções básicas e climas do Brasil. Os autores são Francisco Mendonça e Inês Moresco Danni-Oliveira. De acordo com o texto de divulgação:
Climatologia: noções básicas e climas do Brasil é uma obra de referência que reúne conceitos básicos de climatologia e meteorologia, com destaque para os domínios climáticos e sistemas atmosféricos que regem tempo e climas do continente sul-americano e Brasil.
Ao longo de sete capítulos, o livro traz um panorama sobre o clima e define didaticamente as diferenças entre climatologia e meteorologia. Iniciando com o ambiente onde ocorrem os fenômenos, analisa as propriedades da camada atmosférica com 10km de altura em torno da Terra e sua circulação. Mostra a dinâmica determinada por massas e frentes de ar na América do Sul.
O livro resgata o papel histórico das classificações, discute os modelos de classificação climática da Terra e apresenta os grandes domínios climáticos. Analisando as variações de temperatura e pluviometria ao longo dos anos, nas diversas regiões do País, define e apresenta os tipos climáticos do Brasil.
O livro reserva um capítulo final para falar sobre efeito estufa, desertificação, El Niño e La Niña, associados às mudanças climáticas globais.
Francisco de Assis Mendonça é mestre em Geografia Física, doutor em Clima e Planejamento Urbano. Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Paraná (UFPR), pesquisador do CNPq, consultor da CAPES e FAPESC. É professor colaborador do mestrado em várias universidades do País. Atua nas áreas de climatologia, epistemologia da geografia, ambiente urbano e geografia da saúde.
Inês Moresco Danni-Oliveira é mestre e doutora em Geografia Física. Atualmente é professora adjunta da UFPR. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Climatologia Geográfica, atuando principalmente em clima urbano, poluição do ar e saúde, acidentes climáticos, impactos socioambientais e variabilidade climática. {x}
Vocês já sabem: todos os livros da Oficina de Textos comprados a partir dos links no Meteorópole vão me gerar uma pequena comissão. Enriqueça sua biblioteca e ajude a manter o blog!
Dicas na Amazon
Todas as dicas que eu compartilho aqui referem-se a livros que eu consultei ou que eu comprei. Alguns eu até resenhei! Como vocês já perceberam, tenho formas de tentar ganhar dinheiro com o blog: Google AdSense, PayPal e links patrocinados ou de programas de afiliados (Hotmart, Oficina de Textos e Amazon). Por exemplo, se você comprar livos de Meteorologia usando esse link, você ajuda o blog!
Sou afiliada da Oficina de Textos e da Amazon. Portanto, você pode comprar Meteorologia: noções básicas a partir dos dois links que destaquei!
Eu resenhei o Meteorologia Prática (título acima) nesse post. O livro Atmosfera, Tempo e Clima por outro lado é um título mais geral, indicado para quem está principalmente no primeiro ano de Meteorologia.
O Para Entender a Terra é um livro mais geral, para quem gosta de Ciências da Terra de um modo geral. Excelente livro para professores de Geografia, por exemplo.
Ajude o Meteorópole via Paypal ou compartilhando meus links
Ainda estou estudando maneiras para receber dinheiro via doação aqui no blog. Sei que há vários sites de mecenato, mas no momento estou recebendo doações apenas via PayPal. Se você tiver um dinheirinho sobrando, doe qualquer quantia! Isso ajuda na manutenção do site. Outra maneira de ajudar e enviando meu link para seus colegas e amigos interessados no mesmo conteúdo. Não copie e cole meus textos, envie meus links para que mais pessoas possam acessar o Meteorópole e assim me ajudar na criação desse conteúdo.
Claro, você também ajuda se clicar nos links dos parceiros do blog e principalmente se fizer compras a partir desses mesmos links. Qualquer ajuda é bem vinda!
E me sigam também através das redes sociais:
Não é sempre que escrevo nessas redes, mas sempre que posso, compartilho links que tem relação com algum conteúdo apresentado aqui no blog.
📚💻📚💻📚
Confira todos os blogs que já indiquei aqui no Meteorópole nessa lista de posts. Blog ajuda blog, é assim que a gente cresce!
Ah, eu também indico links bacanas que tenham a ver com meus hobbies ou com o conteúdo aqui do Meteorópole. Criei a tag indicando links, que tem como objetivo sinalizar todos os sites com bom conteúdo (que não estão na categoria de blogs ou similares).
Comente