• Política de Privacidade
  • Sobre Mim
  • Sobre o Projeto
  • Contato
  • Skip to primary navigation
  • Skip to main content
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer

Meteorópole

Uma meteorologista além da Meteorologia

  • Início
  • Sobre
    • Sobre o Projeto
    • Sobre Mim
    • Palestras
    • Parceria
    • Anuncie!
  • Experiências
  • Aliada da Professora
  • Perguntas sobre Meteorologia
    • Envie sua foto meteorológica
    • Faça sua pergunta
  • Contato
  • Show Search
Hide Search
You are here: Home / Blog / TAG: Minha Universidade – Bacharelado em Meteorologia

TAG: Minha Universidade – Bacharelado em Meteorologia

17/10/2018 By Samantha 2 Comments

Notebook, mochila e caderno de anotações: materiais para a volta as aulas na Universidade. Cortesia de Unsplash

Eu simplesmente amei as respostas do querido Beto, do Habeas Mentem, que falou sobre sua formação em Geografia na Universidade Federal do Sergipe. Se você cursou Geografia também ou pretende cursar, leia o texto para conhecer o ponto de vista do Beto.

Vou responder a tag também e espero que vocês gostem. Se vocês gostarem, respondam também!

Vamos lá:

1) Qual seu curso de graduação?

Eu cursei Bacharelado em Ciências Atmosféricas, na Universidade de São Paulo. O curso de Bacharelado em Ciências Atmosféricas forma Meteorologistas. Em outras universidades, o curso é conhecido como Bacharelado em Meteorologia, porém na prática é a mesma coisa: ambos formam Meteorologistas. Eu falei sobre essa polêmica do nome do curso nesse post.

2)Quantos períodos ele tem? E em qual você está?

Depende. Quando cursei, o tempo regular de curso eram 8 períodos (8 semestres). Porém depende muito de quantas disciplinas você cursa por semestre. Atualmente, no tempo regular de curso são 10 períodos. Falei um pouco sobre a grande curricular do curso nesse post.

3)Porque você escolheu esse curso?

Sempre gostei de exatas e principalmente de Ciências da Terra. Bacharelado em Meteorologia (ou Bacharelado em Ciências Atmosféricas) foi minha segunda opção (minha primeira foi Bacharelado em Física). Eu contei detalhadamente como vim parar na Meteorologia nesse post.

4)Antes de escolher esse curso você pesquisou sobre o mercado de trabalho e o piso salarial?

Não, hahahaha. Eu pesquisei a respeito da grade curricular e do conteúdo que o curso abrangia. Falei com professores, li em materiais como o Guia do Estudante. Porém eu não conhecia nenhum meteorologista e nem tinha uma ideia prática (apenas bem teórica) do que era o mercado de trabalho.

5)Como foi seu primeiro dia de aula? Tem dicas para os calouros?

Meu primeiro dia de aula foi um pouco assustador. Como entrei na segunda chamada, eu perdi a semana de integração dos calouros. A primeira aula que tive foi de Cálculo I, tive um pouco de dificuldade para encontrar a sala das aulas (ainda bem que cheguei mais cedo). E quando cheguei, a primeira aula era sobre limite! Eu não tinha a menor base de Cálculo, fiquei bem assustada hahaha. Porém eu não desisti, acabei indo bem na disciplina.

Tenho sim algumas dicas para o primeiro dia de aula. Leiam todo o material sobre o curso que te entregarem no dia da matrícula e converse com veteranos, faça amizades. Eu particularmente detesto trotes (pinturas, pegadinhas, etc), mas eu gosto quando as Universidades fazem trotes solidários ou eventos de integração. Participe de todos esses eventos positivos. Chegue mais cedo no primeiro dia de aula, para você conseguir encontrar os prédios e salas onde as aulas serão ministradas. Seja organizada, mantenha suas anotações bem ajeitadas. É melhor quando a organização já começa no primeiro dia de aula, então já adquira cadernos ou pastas para cada disciplina, dependendo da maneira que você prefere se organizar.

Ah sim, Universidade não é igual Ensino Médio! É recomendável que já desde a primeira semana de aula você tenha uma rotina diária de algumas horas de estudos, pois dessa maneira você não acumula conteúdo e fica menos desesperada para as provas. Eu dei algumas dicas sobre como estudar nos seguintes posts:

  • Como estudar? 
  • Como se preparar para as provas de fim de ano?

Outra coisa: cuidado com as festas! Nós, mulheres, infelizmente precisamos tomar cuidado redobrado. Não conhecemos os colegas novos, não sabemos do que são capazes e se você não tem experiência com drogas ou bebida alcoólica (e normalmente não tem, normalmente a gente entra na faculdade no final da adolescência), podem se aproveitar disso para te deixar vulnerável. Não confie em ninguém! Além disso, se a gente fica no espírito “party hard”, acaba se desconcentrando com os estudos. Imagine ter ressaca vários dias na semana e não conseguir estudar! Conheço muita gente que caiu nessa onda festeira e reprovou várias matérias no primeiro semestre. Por isso, aprecie as festas com moderação e bom senso.

6)Sobre seu TCC, já começou a fazer? Qual tema pretende abordar?

Meu TCC foi sobre bloqueios atmosféricos e na época não era exatamente um TCC, era um trabalho importante de uma disciplina final. O trabalho era em trio, infelizmente meus colegas tiveram problemas e não me ajudaram muito. O trabalho não ficou muito bom, até hoje lamento isso.

7)Você se considera uma boa aluna(o)?

Sim, sempre fui muito esforçada. Tinha dificuldades para aprender algumas coisas, mas eu me empenhava em tentar. Não fui a melhor aluna da sala, mas me esforcei bastante. Claro que a gente olha para trás (eu me formei há mais de 10 anos) e pensa que poderia ter sido uma aluna melhor. Mas acredito que para o que eu podia dar na época, eu fiz o melhor.

8) Você está 100% satisfeita com o curso que escolheu?

100% não, sempre penso que se eu pudesse voltar atrás, eu seguiria outra carreira. Mas nunca é tarde, tenho vários planos para o futuro.

9) O seu curso tem algum material especifico que não tem em outros cursos? (ex: estetoscópio e calculadora cientifica.)

Bom, a gente usa o planímetro nas disciplinas de Hidrologia e Instrumentos Meteorológicos. E por falar em instrumentos meteorológicos, a gente estuda vários deles e muitas vezes precisamos fazer campanhas em campo e utilizá-los. Utilizamos também calculadora científica nas disciplinas de Astronomia e de Laboratório de Física.

10) Na sua faculdade teve trote? Se sim como foi?

Teve, mas não sei como foi. Entrei na segunda chamada, o trote já tinha passado. Porém antes de ingressar na USP eu tinha ingressado na FATEC (desisti do curso) e infelizmente fui forçada a participar. Os veteranos fecharam o corredor e assim bloquearam nossa saída, todo mundo se sentiu acuado. Imagine só, todos já assustados com o primeiro dia de aulas e acontece isso!

Na FATEC (faz uns 15 anos, gente), teve coleta de dinheiro no farol (pedágio) e dois caras aleatórios quase me puxaram pra dentro do carro deles, num momento em que me distanciei um pouco do grupo de calouros e veteranos. Felizmente consegui me esquivar e um colega viu e me salvou. Além disso, jogaram muita tinta na gente e cola colorida no meu cabelo, que ficou um grude só. Foi idiota, foi péssimo!

11)Seu curso tem muita matemática?

Muitíssima! Meteorologia é um curso de exatas, tem Cálculo I, II, III e IV, além de Vetores e Geometria, Álgebra Linear, Cálculo Numérico e Estatística. A matemática é uma importante ferramenta.

12)Geralmente nas faculdades existem o “ciclo natural de desistência” a turma começa com 70 alunos e permanecem só 20. Isso aconteceu na sua faculdade?

Aconteceu muito! O índice de evasão no meu curso é bem elevado e há várias razões para isso. O curso de Meteorologia do IAG-USP é em período semi-integral (tem gente que precisa realmente trabalhar e estudar) e o curso é relativamente desconhecido (surgem dúvidas do próprio aluno e dos familiares). Recentemente falei sobre isso ao responder a dúvida de uma leitora.

13) Quais dicas você daria para quem está querendo começar a fazer o mesmo curso que você?

Pesquise bastante, converse com meteorologistas. Mesmo que você não conheça um meteorologista pessoalmente, é possível encontrá-los na internet! Pergunte sobre a carreira, sobre as dificuldades e desafios. E entenda que nenhum curso vai te “deixar rico” no sentido de te deixar milionário. Na verdade, a gente vai na Universidade para adquirir conhecimento. Sucesso financeiro é outra história, depende de vários fatores.

Algumas de minhas dicas estão nos seguintes posts:

  • Dúvida do leitor: emprego na área de Meteorologia
  • Valeu a pena cursar Meteorologia?
  • O que esperar como meteorologista?
  • Perguntas e respostas sobre a profissão de Meteorologista
  • Qual o futuro de alguém formado em Meteorologia?
  • Como é ser uma meteorologista?
  • O que faz uma meteorologista?

14) Já ficou em DP? Possui algum método diferente de estudo?

Nunca peguei DP e eu tinha muito medo de pegar uma DP. A razão é simples: eu recebi bolsas de Iniciação Científica do primeiro ao quarto ano e o desempenho acadêmico contava na obtenção dessas bolsas.

Eu quase peguei uma DP uma vez, mas consegui passar na prova de recuperação. Em duas ocasiões, tive que trancar disciplinas porque eu percebi que elas estavam muito difíceis e eu tinha grandes chances de reprovar (e assim pegar DP).

Sobre meus métodos de estudo:

  • Como estudar? 
  • Como se preparar para as provas de fim de ano?

15)Faça um resumo básico do seu curso para quem estiver interesse em fazê-lo.

O curso conta com disciplinas de Cálculo, Física, Programação, Química e Física Aplicada à Meteorologia (Meteorologia Dinâmica, Meteorologia Sinótica, Radiação Solar, Microfísica de Nuvens, etc). Sobre as áreas de atuação profissional, veja aqui e nos links que postei anteriormente.

Compartilhe:

  • Clique para enviar por e-mail a um amigo(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Skype(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Pocket(abre em nova janela)

Filed Under: Blog, Profissão, Vida Acadêmica, Vida Universitária Tagged With: profissão, tag, tags, vida acadêmica, vida universitária

Reader Interactions

Comments

  1. Izabel says

    20/10/2018 at 9:29 pm

    Vou responder!! 🙂

  2. Samantha says

    22/10/2018 at 2:55 pm

    Eba, vou adorar saber :). Não só eu, seu curso é super interessante e pouco conhecido. Beijos!

Comente Cancelar resposta

Primary Sidebar

Minhas redes sociais

  • Twitter
  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn
  • Pinterest

Publicidade

Gosta do Meteorópole?

Doe pelo PicPay: @samanthaweather

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Categorias

Blogroll

  • Aqui só tem História!
  • Das Minucias – Lorena
  • Habeas Mentem
  • Mamãe Plugada
  • Meteorologia Sinótica (Prof. Rita Ynoue)
  • Momentum Saga
  • Monolito Nimbus
  • Outra Cozinha (Carla Soares)
  • Poeira Cósmica (Aline Ribeiro)
  • Tá em promoção! – Blog

Banners de Blogs Bacanas (BBB)



Informações Importantes

  • Política de Privacidade
  • Sobre Mim
  • Sobre o Projeto
  • Contato

FAQ

Para que serve a Meteorologia?
Fui procurar em meus arquivos os slides de uma aula do Prof. Mario Festa que…

Clique para ver resposta completa

Footer

Tags

aquecimento global arte calendário do advento chuva classificação de nuvens clima cumulonimbus Curiosidades dicas divulgação científica dúvida do leitor educação ensino eventos feminismo ficção científica filosofia de buteco furacão leitura literatura livros maternidade mudança climática mudanças climáticas natal nuvens opinião palestras previsão do tempo profissão pseudociência publicidade raios reflexões religião resenha seca sobre escrever star trek são paulo tornado tufão vida de mãe vídeo vídeos

Posts Recentes

  • Processos diabáticos e diabáticos na atmosfera
  • Sobre ter cadernos e fazer um monte de coisas
  • Cumulonimbus tuba e Cumulonimbus murus: a nuvem funil e a nuvem muro
  • Existe planta que cura o coronavirus?
  • Nuvens Cumulonimbus – o temível Cb

Meteorópole Copyright © 2021 · Hospedagem Gerenciada Girardi♥Pauly · Log in

#meteoropole no Instagram

No images found!
Try some other hashtag or username
loading Cancelar
Post não foi enviado - verifique os seus endereços de e-mail!
Verificação de e-mail falhou, tente novamente
Desculpe, seu blog não pode compartilhar posts por e-mail.