• Política de Privacidade
  • Sobre Mim
  • Sobre o Projeto
  • Contato
  • Skip to primary navigation
  • Skip to main content
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer

Meteorópole

Uma meteorologista além da Meteorologia

  • Início
  • Sobre
    • Sobre o Projeto
    • Sobre Mim
    • Palestras
    • Parceria
    • Anuncie!
  • Experiências
  • Perguntas sobre Meteorologia
    • Envie sua foto meteorológica
    • Faça sua pergunta
  • Contato
  • Show Search
Hide Search
You are here: Home / Blog / Meteorologia no ENEM 2018: é importante ler o Meteorópole!

Meteorologia no ENEM 2018: é importante ler o Meteorópole!

06/11/2018 By Samantha Leave a Comment

Aluno preenche uma prova. Cortesia de Unsplash

Claro que eu aproveito para fazer aquela propaganda marota do meu blog já no título do post, já que gosto que vocês me leiam e isso trás alguma receita para o meu blog. Mas eu estou escrevendo esse post para falar do ENEM 2018, cuja primeira prova foi no último domingo (04/11). E mais uma vez, percebemos que a prova favorece alunos que dominam todos os conceitos abordados durante o ensino médio e esses alunos também precisam ser bem informados e saber o que está acontecendo no Brasil e no Mundo.

Saber quais discussões estão em voga e quais as questões mais tratadas ao longo do ano de 2018 é muito importante. Portanto, se você vai prestar o ENEM em 2019, já pode começar a se preparar se cercando de conteúdo de qualidade na internet. Procure produtores de bom conteúdo bem informados e que propõe bons debates e indicam boas fontes de leitura. Leia jornais e se possível, assine um ou dois jornais naqueles planos anuais mais baratos. Leia também jornais internacionais, tente ler em inglês, porém muitos apresentam conteúdo em português também: El País, BBC, DW, etc.

Eu sempre tento apresentar bom conteúdo por aqui. Meu blog não está vinculado a nenhum portal, network ou grupo de blogs, mas se você gosta de Meteorologia convido a dar uma passadinha por aqui sempre que possível. Eu soube que tivemos muitas questões relacionadas às questões ambientais na primeira prova do ENEM 2018 e algumas delas com relação direta com a Meteorologia. Fiz esse post com a ajuda do meu amigo e colega de profissão Felipe que me mandou as questões por WhatsApp no domingo de noite e então eu pude lê-las e começar a esboçar esse post.

Observação: o número da questão pode variar de acordo com o modelo (cor) de prova, mas essas questões estiveram presentes em todos os modelos de prova! Eu estou me baseando pela numeração da prova amarela.

Questão relacionada com hidrologia

Percebam que essa questão envolve uma compreensão básica a respeito dos tipos de cobertura de solo e como isso interfere na capacidade de drenagem e escoamento superficial, além de exigir uma boa interpretação de gráficos. A linha cheia do gráfico indica a vazão em áreas urbanizadas (cidades), onde temos impermeabilização da superfície. Ou seja, a cobertura de solo nu ou vegetação foi substituída pelo asfalto e concreto, que impermeabilizam a superfície. Vamos portanto imaginar um curso d’água (um rio, por exemplo) que passa por uma cidade. A água vai rapidamente escorrer para esse rio, pois boa parte dela não será absorvida pela superfície nos entornos (uma vez que essa superfície foi impermeabilizada pelos processos de urbanização). Como consequência, o rio vai se encher mais rapidamente do que em uma área rural (não urbanizada). Claro que aqui estou considerando a mesma quantidade de precipitação e o mesmo local, apenas cenários diferentes (urbanização e não-urbanização).

Por outro lado, em uma área rural vamos ter mais absorção da água pelo solo, já que temos poucas área de superfície impermeabilizada. Sendo assim, a curva pontilhada na superfície acima, é mais aberta (a vazão fica mais lenta) e possui uma amplitude menor.

Sendo assim, a resposta correta é a e): a urbanização amplia o processo de escoamento superficial. Sabe aquelas enxurradas que a gente vê nas ladeiras das grandes cidades? Então, aquilo é escoamento superficial. A água pode não descer diretamente para um rio, mas vai para uma boca de lobo e considerando que essa boca de lobo esteja limpa, a água será carregada até um córrego ou rio que se encherá mais rapidamente do que se fosse em uma área não-urbanizada, onde a água seria parcialmente absorvida pela superfície antes de chegar ao rio.

Observe que essa questão estava dentro da área de Ciências Humanas. Hoje, cada vez mais, vemos essa interdisciplinaridade nas questões do ENEM. Essa habilidade de relacionar áreas do conhecimento em nome da proposição de soluções para os problemas da sociedade é algo cada vez mais cobrado nas provas! Ou seja, não existe mais isso de Ciências Humanas, Exatas e Biológicas serem consideradas coisas completamente separadas, cada uma em seu quadrado. Há importantes trocas entre essas grandes áreas e isso tem tudo a ver com as discussões sobre os problemas ambientais. Quando sai um relatório novo do IPCC, por exemplo, eu sempre comento com vocês a respeito da importância da interdisciplinaridade, já que fazem parte do IPCC economistas, meteorologistas, físicos, matemáticos, sociólogos, etc e são discutidos artigos científicos de todas essas áreas nos relatórios.

 

Uma questão de Climatologia

 

Essa questão mais uma vez estava na parte de Ciências Humanas e aqui a gente vê uma coisa que é muito clara: no ENEM sempre vai ter uma questão de Climatologia. E muitas vezes a própria questão contém elementos que ajudam a respondê-la. O que cai em mais um ponto chave: interpretação de textos é muito importante. Para se preparar para o ENEM, o aluno tem que gostar de ler bastante (jornais, livros, textos críticos, etc) e sempre estar por dentro das discussões mais atuais. Isso vai gerar repertório para a redação, porém também vai ajudar na interpretação dos textos das questões.

Outro ponto a se destacar nessa questão é que mais uma vez ela aborda a questão dos solos, assim como a anterior. Compreender o básico de hidrologia e dinâmica dos solos nos ajuda a entender problemas ambientais importantes gerados pelo excesso de urbanização, desmatamento, etc.

A região descrita no texto da questão é compatível com o que vemos na região central do país (áreas de cerrado). O processo de erosão dos solos é bastante sazonal e evidentemente tem relação com o fato de a estação chuvosa e seca serem muito bem demarcadas, o que por sua vez caracteriza um clima tropical. Sendo assim, a alternativa correta é a D).

 

E o ENEM falou de furacões!

 

Fenômenos naturais destrutivos estão sempre em destaque na mídia. Furacões são exemplos de fenômenos naturais (e que no caso são estudados por Meteorologistas, uma vez que ocorrem na atmosfera) que são destacados anualmente pela imprensa, pois causam muitas mortes e prejuízos. Eu tenho escrito uma série a respeito da Temporada de Furacões 2018 que eu acho que está bem interessante e informativa.

Bom, na questão é utilizado o termo ciclone tropical. Ciclone tropical é o nome técnico de furacão. No Pacífico Ocidental, é utilizada a palavra tufão. Sendo assim, tufão e furacão são nomes regionais e são sinônimos de ciclone tropical.

Aqui é necessário saber em primeiro lugar que furacões se formam sobre a água. Sendo assim, qualquer alternativa que faça alusão à superfície seca (áreas continentais, quero dizer) não faz sentido. A propósito, o próprio mapa apresentado no enunciado mostra as áreas de desenvolvimento de ciclones tropicais e evidentemente essas áreas são no oceano.

E que um dos mecanismos que favorecem a formação dos furacões é justamente a diferença de pressão atmosférica entre os oceanos e as superfícies terrestres. Muitos fenômenos meteorológicos se desenvolvem dessa forma (brisa marítima é outro exemplo). Nos continentes, o aquecimento é mais rápido quando comparamos com os oceanos. Formam-se portanto áreas com acentuada diferença de pressão atmosférica, sobretudo na região tropical (onde a radiação solar é abundante). Sendo assim, a resposta é c).

Uma questão envolvendo sinótica

Lembram-se da seca de 2014, que deixou vários reservatórios de São Paulo-SP a beira de um colapso? Inclusive eu falei dessa seca em vários posts, destacando-se:

  • Resumão da seca de 2014
  • Seca de 2014: será que 2018 será semelhante?

Pois então, a seca de 2014 foi assunto da prova do ENEM. Como eu já disse para vocês, o ENEM deixa bem claro ao longo dos anos que procura candidatos que proponham soluções para os problemas brasileiros. Em todas as questões podemos perceber essa preocupação e ela fica ainda mais clara nos assuntos propostos na redação.

Sendo assim, abordar a questão da seca (que tem direta relação com os reservatórios e produção de alimentos, por exemplo) é algo completamente natural nessa prova. Uma dica portanto é sempre ficar por dentro dos problemas ambientais, políticos e sociais do Brasil e do mundo. Reforço: leiam jornais, acompanhem bons produtores de conteúdo (que indicam boas bibliografias e proponham boas discussões), proponham debates na sala de aula com os professores e colegas, etc.

Bom, vamos então à questão 55 (prova amarela) que fala da seca de 2014:

Quem acompanha a previsão do tempo diariamente (ou mesmo que apenas algumas vezes por semana) já conseguiu acertar de cara. Áreas de alta pressão atmosférica (anticiclones) atuam como “bloqueios” na atmosfera. Elas são como pedras no meio do leito de um rio, que atrapalham ou modificam a circulação d’água. Quando temos uma vasta área de alta pressão atuando, frentes frias não conseguem avançar e esse fluxo de ar úmido e quente vindo da Amazônia (Jato de Baixos Níveis) não consegue encontrar o ar mais frio das frentes frias e gerar as zonas de instabilidade que dão origem as Zonas de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). As ZCAS são responsáveis pela precipitação durante toda estação chuvosa na Região Sudeste, Região Centro-Oeste, sul da Região Nordeste e norte da Região Sul. Portanto, a resposta é a b).

Dicas de estudo para a próxima prova do ENEM (11/11) e para as próximas edições

Eu já dei algumas dicas de estudo aqui no Meteorópole, portanto, vou indicar os textos em que falo a respeito disso:

  • Como estudar?
  • Como se preparar para as provas do fim de ano?
  • Fazendo diagramas para estudar

Mantenham a calma e foquem nos estudos. Evitem entrar nas redes sociais e evitem outras distrações. Acredito que estudar vendo séries, por exemplo, tira todo o foco. Coloque uma música calma que você goste e foque-se nos estudos. Faça intervalos regulares e beba bastante água.

Bom, quem vai fazer a segunda prova no dia 11/11 pode aproveitar esses dias para fazer uma rápida revisão, mas não tem como “recuperar o tempo perdido”. Mantenha a calma e se for o caso, preste ENEM novamente em 2019 preparando-se melhor e com mais experiência.

Meteorologia no ENEM em outros anos

No ENEM 2011, eu discuti as questões de Meteorologia que a prova continha (veja aqui). E eu fiz o mesmo para o ENEM 2014 (veja aqui). Infelizmente eu sempre me atrapalho no segundo semestre e me esqueci de discutir a prova nos outros anos, mas ao menos o tema meio ambiente está presente em todas as edições. Só que no ano de 2017 eu me esforcei bastante e escrevi 3 posts discutindo as provas (post 1, post 2 e post 3). Espero ser disciplinada e não esquecer mais de comentar as provas, porque a partir desses comentários sempre surge material muito produtivo para o Meteorópole.

Acompanhem-me nas redes sociais! 

Eu sou ativa em duas redes sociais, onde mostro meu cotidiano, falo sobre Meteorologia e outros assuntos relacionados ao conhecimento científico:

  • Instagram
  • Twitter

Bibliografia

Além dos textos que indiquei ao longo do post, usei também a numeração e as informações do UOL Vestibulares. Não estou ganhando nada para indicar (por favor, UOL, vocês são ricos, olhem para mim). O ponto é que eu acesso a parte de vestibulares do UOL desde 2001-2002, quando eu era vestibulanda. Era aquele desespero para ter acesso ao gabarito e a lista de aprovados e eu sempre apelava para esse site. Eu diria que eles tem tradição em cobrir essa área, sempre fazendo parceria com bons cursinhos pré-vestibulares.

Alguns destaques e dicas no site da Oficina de Textos e da Amazon

Agora vou falar de um livro em português que é super recomendado para quem está iniciando seus estudos em Meteorologia. Meteorologia: noções básicas conta com um time de autores excelentes (Rita Yuri Ynoue, Michelle S. Reboita, Tércio Ambrizzi, Gyrlene A. M. da Silva), todos professores de cursos de Meteorologia de diversas regiões do Brasil.

Hoje, o jornal em qualquer mídia apresenta e explica a dinâmica meteorológica. Embora façam parte de um sistema complexo, os fenômenos meteorológicos são apresentados nesta obra de forma simples e didática, desde os conceitos básicos de composição e estrutura da atmosfera até a previsão do tempo e do clima e as mudanças climáticas. {x}

Vale muito a pena comprá-lo! Na obra, há material introdutório sobre ciclones tropicais. Um excelente ponto de partida, sem dúvidas. Comprando o livro a partir do meu link, você ajuda na manutenção do Meteorópole, já que eu recebo uma pequena comissão. É uma maneira de ajudar o blog, pois como disse aqui, é através das propagandas que o site se mantém.

Todas as dicas que eu compartilho aqui referem-se a livros que eu consultei ou que eu comprei. Alguns eu até resenhei!  Como vocês já perceberam, tenho formas de tentar ganhar dinheiro com o blog: Google AdSense, PayPal e links patrocinados ou de programas de afiliados (Hotmart, Oficina de Textos e Amazon). Por exemplo, se você comprar livos de Meteorologia usando esse link, você ajuda o blog!


Sou afiliada da Oficina de Textos e da Amazon. Portanto, você pode comprar Meteorologia: noções básicas a partir dos dois links que destaquei!

Eu resenhei o Meteorologia Prática (título acima) nesse post. O livro Atmosfera, Tempo e Clima por outro lado é um título mais geral, indicado para quem está principalmente no primeiro ano de Meteorologia.

O Para Entender a Terra é um livro mais geral, para quem gosta de Ciências da Terra de um modo geral. Excelente livro para professores de Geografia, por exemplo.

 

Compartilhe:

  • Clique para enviar por e-mail a um amigo(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Skype(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Pocket(abre em nova janela)

Filed Under: Blog, Ciclone, Clima, Dicas, Vida Universitária Tagged With: ciclones tropicais, climatologia, enem, enem 2018, furacões, hidrologia, pedologia, solos

Reader Interactions

Comente Cancelar resposta

Primary Sidebar

Minhas redes sociais

  • Twitter
  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn
  • Pinterest

Publicidade

Gosta do Meteorópole?

Doe pelo PicPay: @samanthaweather

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Categorias

Blogroll

  • Aqui só tem História!
  • Das Minucias – Lorena
  • Habeas Mentem
  • Mamãe Plugada
  • Meteorologia Sinótica (Prof. Rita Ynoue)
  • Momentum Saga
  • Monolito Nimbus
  • Outra Cozinha (Carla Soares)
  • Poeira Cósmica (Aline Ribeiro)
  • Tá em promoção! – Blog

Banners de Blogs Bacanas (BBB)



Informações Importantes

  • Política de Privacidade
  • Sobre Mim
  • Sobre o Projeto
  • Contato

FAQ

Quanto em média ganha um meteorologista?
Um comentarista fez esta pergunta aqui e achei bastante pertinente. Meteorologista é uma profissão regulamentada…

Clique para ver resposta completa

Footer

Tags

A "Cientista" Grávida - A Série aquecimento global arte calendário do advento chuva classificação de nuvens clima Curiosidades dicas divulgação científica dúvida do leitor educação ensino eventos feminismo ficção científica filosofia de buteco furacão furacões leitura literatura livros maternidade mudança climática mudanças climáticas natal nuvens opinião palestras previsão do tempo profissão pseudociência publicidade raios reflexões religião seca sobre escrever star trek são paulo tornado tufão vida de mãe vídeo vídeos

Posts Recentes

  • Mais uma ocorrência de cabeça d’água: cuidado nos rios e quedas d’água
  • Brinco de Oxum
  • A ausência do olhar
  • A perda de uma árvore
  • Sobre as surpresas que a gente descobre por aí e nossas previsões pessimistas

Meteorópole Copyright © 2021 · Hospedagem Gerenciada Girardi♥Pauly · Log in

#meteoropole no Instagram

No images found!
Try some other hashtag or username
loading Cancelar
Post não foi enviado - verifique os seus endereços de e-mail!
Verificação de e-mail falhou, tente novamente
Desculpe, seu blog não pode compartilhar posts por e-mail.