
Eu recebi uma mensagem bem interessante:
Olá! Tudo bem? Eu tenho um sonho que a maioria das pessoas dizem ser loucura. Meu sonho é ser caçador de tornados, só que pelo que sei, eu teria que fazer meteorologia ou geologia para eu criar meu trampolim para começar a dar meus saltos, mas eu sempre fui péssimo em matemática e física, e realmente não é nem tanto dificuldade de aprender, isso eu aprendo com grande facilidade, mas a verdade é que eu não gosto nem 15% de física e de matemática, então para mim seria um verdadeiro martírio. Eu sempre fui apaixonado por raios, furacões, nuvens e seus nomes, a forma como se movem, eu passo horas olhando o céu. Meus olhos brilham, temporais com rajadas de 160km/h foi o mais forte que já presenciei e senti, agora o mais forte com ventos contínuos de 140 a 145km/h durante 45 minutos ocorreu quando eu ainda morava em [nome da cidade]. Lembro de cada segundo, enfim, eu amei o blog. Parabéns.
Quem me mandou essa mensagem foi um leitor muito simpático chamado Juliano e eu fiquei bastante tempo pensando em como responder responder. Em primeiro lugar, é sempre muito bacana perceber esse tipo de entusiasmo diante de fenômenos naturais. Eu acredito que faz bem para a nossa saúde contemplar a natureza e aprender a identificar alguns ciclos e fenômenos meteorológicos. Esse entusiasmo pode virar uma profissão ou pode virar um hobby. E bom, talvez no caso de nosso leitor, deva ficar como um hobby mesmo. E é claro que eu não digo isso por mal. O próprio leitor admite que não gosta de Matemática e Física. O curso de Bacharelado em Meteorologia tem muitas matérias dessas áreas (eu falei sobre a grade curricular do curso nesse post) e é sempre importante destacar que é um curso de exatas! Uma pessoa que não gosta de exatas não vai gostar do curso e vai ficar bastante frustrada com as matérias.
Também aproveito para repetir que o curso de Bacharelado em Ciências Atmosféricas é a mesma coisa que o curso de Bacharelado em Meteorologia. Sim: são cursos que formam meteorologistas, porém possuem nomes diferentes. Sendo assim, não tem como fugir das matérias de exatas se você quiser ser meteorologista.
O leitor menciona também que poderia cursar Geologia. Ocorre que geólogos não estudam fenômenos atmosféricos. Geologia é um curso igualmente fascinante, porém os geólogos estudam tudo o que é relacionado com a crosta terrestre e não com a atmosfera da Terra. Sendo assim, se você quer estudar tornados a fundo, tem que cursar Bacharelado em Meteorologia.
Veja que eu mencionei a palavra hobby. Tem quem acompanhe a Meteorologia como um hobby. Alguns até instalam estações meteorológicas privadas em suas propriedades, centros comunitários, etc. Um meteorologista amador não pode vender serviços típicos de meteorologistas profissionais, já que nossa profissão é regulamentada. Porém um meteorologista amador pode e deve ajudar a divulgar essa fascinante área do conhecimento, desde que tenha humildade e noção de suas limitações (bom, isso também vale para nós profissionais).
Outros meteorologistas amadores são mais ligados à fotografia e inclusive observam e fotografam nuvens e outros fenômenos meteorológicos por puro prazer e desafio. No Reino Unido por exemplo há um grupo de observadores amadores de nuvens chamado Cloud Appreciation Society. Do mesmo modo que há astrônomos amadores e observadores de pássaros (amadores também, sem formação em Biologia), há também aqueles que se dedicam a observar nuvens por puro prazer. Fica a dica! Dá para ser autodidata, lendo livros sobre o assunto, participando de fóruns e de encontros com outros entusiastas.
Deixo claro que eu não aconselho ninguém a perseguir tornados ou tempestades intensas. Na verdade, estar ao ar livre, especialmente em espaços muito abertos, durante tempestades é muito perigoso, pois há a possibilidade ser atingido por descargas elétricas. Nós vemos algumas coisas em canais de documentários que não retratam exatamente a realidade, já que há muita dramatização e exagero nesses programas. Além disso, cientistas que precisam ‘perseguir’ tempestades para estudá-las sabem dos riscos e procuram usar equipamentos preparados e outros recursos para minimizar as chances de tragédias.
Não se deixe levar por esses programas de TV onde alguém sai atrás de um tornado. Há certamente um enorme exagero em nome do show. Do mesmo modo que rola um exagero naqueles programas de sobrevivencialismo.
Espero ter ajudado e muito obrigada pelos elogios ao meu conteúdo. Se você chegou aqui e também tem dúvidas sobre meteorologia, basta me escrever através do formulário de contato ou me procurar através das redes sociais:
Como esse post é sobre tornados, se você chegou até aqui querendo saber como um tornado se forma (ou outras dúvidas relacionadas) veja os seguintes posts:
- Como se formam os tornados?
- Tornados e trombas d’água
- O que acontece quando dois tornados se aproximam?
Ajudando o Meteorópole: doações pelo PayPal + confira as dicas de livros
Para doar pelo PayPal (qualquer quantia já ajuda no café) basta clicar no link. E você também pode ajudar comprando os livros e outros materiais que costumeiramente indico.
Vou falar de um livro em português que é super recomendado para quem está iniciando seus estudos em Meteorologia. Meteorologia: noções básicas conta com um time de autores excelentes (Rita Yuri Ynoue, Michelle S. Reboita, Tércio Ambrizzi, Gyrlene A. M. da Silva), todos professores de cursos de Meteorologia de diversas regiões do Brasil.
Hoje, o jornal em qualquer mídia apresenta e explica a dinâmica meteorológica. Embora façam parte de um sistema complexo, os fenômenos meteorológicos são apresentados nesta obra de forma simples e didática, desde os conceitos básicos de composição e estrutura da atmosfera até a previsão do tempo e do clima e as mudanças climáticas. {x}
Vale muito a pena comprá-lo! Na obra, há material introdutório sobre ciclones tropicais. Um excelente ponto de partida, sem dúvidas. Comprando o livro a partir do meu link, você ajuda na manutenção do Meteorópole, já que eu recebo uma pequena comissão. É uma maneira de ajudar o blog, pois como disse aqui, é através das propagandas que o site se mantém.
Todas as dicas que eu compartilho aqui referem-se a livros que eu consultei ou que eu comprei. Alguns eu até resenhei! Como vocês já perceberam, tenho formas de tentar ganhar dinheiro com o blog: Google AdSense, PayPal e links patrocinados ou de programas de afiliados (Hotmart, Oficina de Textos e Amazon). Por exemplo, se você comprar livos de Meteorologia usando esse link, você ajuda o blog!
Sou afiliada da Oficina de Textos e da Amazon. Portanto, você pode comprar Meteorologia: noções básicas a partir dos dois links que destaquei!
Eu resenhei o Meteorologia Prática (título acima) nesse post. O livro Atmosfera, Tempo e Clima por outro lado é um título mais geral, indicado para quem está principalmente no primeiro ano de Meteorologia.
O Para Entender a Terra é um livro mais geral, para quem gosta de Ciências da Terra de um modo geral. Excelente livro para professores de Geografia, por exemplo.
Comente