No finalzinho do ano passado contei aqui no blog que eu estava cultivando kefir. Pois então, 3 meses depois eu ainda continuo cuidando dos meus “bichinhos”. Já fiz uma doação e tenho bichinhos congelados. Se você é de São Paulo-SP e tem como retirar comigo, mande uma mensagem para que possamos combinar.
Se você quer saber como ativar o kefir congelado, eu encontrei tudo bem explicadinho aqui e eu vou reproduzir:
〰️Geralmente se ganha uma colônia de Kefir congelada.
Para que o Kefir comece a produzir e se multiplicar, ele precisa ser “acordado” e ativado.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
〰️Deixe descongelar em temperatura ambiente. Jamais tente acelerar o processo de descongelamento dentro do microondas ou adicionando líquido quente, isso irá matar os grãos de Kefir.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
〰️Coloque a água ou o leite (dependendo do tipo de grão) em um recipiente de vidro e adicione os grãos de Kefir. Até cobrir os grãos, mais ou menos uns 200 ml.Nota: eu só copiei e colei essas instruções porque elas estão muito bem escritas e perfis do Instagram podem ser apagados (ou o próprio serviço deixar de existir). Então acho bom reproduzir essa informação.
Bom, no post em que comecei a falar sobre essa minha empreitada no mundo dos fermentados, dei algumas dicas de receitas. E agora vou dar outras dicas bem bacanas.
A primeira dica é para o seu café da manhã. Já ouviu falar de overnight oats ou aveia de véspera? Basicamente trata-se de um preparado com aveia, frutas, sementes, etc. Esse preparado consiste em dispor camadas de aveia, frutas, sementes, leite, etc, em um vidro. Normalmente alterna-se as camadas: coloca-se a camada de aveia, depois a camada de algum líquido (leite, leite de amêndoas, iogurte, etc), depois uma camada de frutas, depois uma camada de sementes (chia, gergelim, etc) e pode-se colocar também uma camada de algum tipo de castanha cortada em lâminas (castanha de caju, amêndoas, etc). Há também quem coloque cacau em pó ou algum suplemento. Você faz esse preparado na noite do dia anterior, coloca na geladeira e consome no café da manhã do dia seguinte. Acredito que é uma opção prática de café da manhã.
Como vocês podem notar, não há uma receita específica de overnight oats, embora vários sites apresentem ideias e sugestões. Eu tenho usado o kefir como o líquido (conforme a descrição acima) e está ficando muito gostoso. O próprio açúcar das frutas usadas acaba adoçando o kefir, mas você pode usar mel, açúcar comum, açúcar de coco, adoçante, etc. Usei sua criatividade e os produtos disponíveis.

Eu tenho consumido o overnight oats e estou gostando bastante. Eu sou uma pessoa que precisa tomar café da manhã (para mim é realmente um pequeno almoço, como dizem os portugueses), já que sinto muita fome logo que acordo. Para não ficar sempre no mesmo pão na chapa e café com leite, gosto de variar com opções mais nutritivas e diferentes.
Outra dica interessante com o kefir são os queijos. Bom, aqui é um território que ainda não explorei, mas encontrei duas receitas que quero testar:
- Queijo de kefir com gelatina incolor. Eu acho que o resultado vai ser parecido com o daqueles queijos ultrafiltrados encontrados no supermercado:
- Queijo de kefir usando leite. Essa pra mim está com mais cara de queijo.
Quero fazer as duas receitas acima, mas se pesquisarmos, vamos encontrar várias receitas de queijo usando kefir. Pretendo testar outras.
Dessorando o kefir
Quando você dessora o fermentado de kefir, consegue uma espécie de creme que lembra muito aqueles cream cheese que se compra no supermercado. Aqui em casa nós gostamos de temperar esse creme com azeite, sal e especiarias e então obter um queijo cremoso muito gostoso para passar no pão e até para comer com carnes.
Eu dessoro o kefir usando um coador de pano e um vidro grande. Eu encaixo esse coador de pano dentro desse vidro, coloco o kefir coado dentro dele e mantenho essa estrutura na geladeira por 48h. O soro vai cair dentro do vidro e o cream cheese vai ficar dentro do coador de pano, conforme as imagens a seguir:


O bacana do kefir é que você tem iogurte “para sempre” a um preço muito bom e acessível, pois você vai pagar apenas pelo leite. Pela internet, há diversos tipos de outras receitas que pretendo testar: molho para salada, molho para massas, bolos, etc. Além disso, o kefir tem todo o caráter didático que já destaquei no outro post: é possível ensinar sobre fermentação e alimentação saudável. Acredito que cultivar kefir pode ser uma experiência interessante para realizar com seus alunos (sei que tem muitos professores que me visitam).
Lembrando que só tenho experiência com kefir de leite. Eu tentei converter parte da minha colônia de kefir de leite para kefir de água, mas não deu certo (fiz algumas coisas erradas). Estou lendo mais sobre isso, pretendo tentar novamente.
E aí, vocês também cultivam kefir ou outro tipo de fermentação? Contem nos comentários. E se você é de São Paulo-SP e quer doação de kefir (e pode retirar comigo, lembrando que eu não tenho como sair para muito longe de casa pois tenho bebê pequeno), entre em contato comigo.
Comente